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O que é marketing de relacionamento na Odontologia

O que é marketing de relacionamento na Odontologia

Seja qual for o segmento que você atua, ter um bom relacionamento com seus clientes/pacientes é crucial para que o seu serviço seja bem feito e bem  avaliado. 

Além disso, ter um bom relacionamento com seus pacientes facilita todo o processo de prestação de serviços e a fidelização desse público. 

Neste artigo além de reforçar a importância de um marketing de relacionamento no mundo odontológico, iremos apresentar algumas dicas de como realizar isso da maneira mais eficiente possível.

Por que prezar por um relacionamento com meus pacientes? 

Atualmente existe uma grande competitividade entre as clínicas no setor odontológico, além de um número muito maior de profissionais existentes e maior exigência diante dos pacientes. 

Não é apenas um serviço bem feito que faz com que o seu cliente seja conquistado pelo seu trabalho.

A forma como ele é tratado e as estratégias de relacionamento que você realiza para isso se torna essencial, além da aplicação de métodos que os tranquilize durante os tratamentos. 

Alguns pacientes, mesmo quando adultos, construíram alguns medos em relação aos consultórios odontológicos, mesmo em procedimento simples – como a montagem de um aparelho dental transparente.

Contudo, com o uso dessas diversas estratégias é possível cativar esse paciente, que confiará na marca e em seu médico, sentindo-se mais confortável, tornando mais fácil desses traumas serem solucionados.

Mas neste momento você pode estar se perguntando como aplicar o marketing de relacionamento no seu consultório. Para isso, não deixe de ler os próximos tópicos.

1. Esteja presente nas redes sociais 

Hoje em dia a indicação boca a boca não é mais o suficiente para atrair novos clientes para o seu consultório. 

Atualmente somos considerados a geração da comunicação, e não recebemos esse nome é toa; no cotidiano é praticamente impossível conhecer pessoas que não utilizem as redes sociais, justamente por isso ela é uma excelente ferramenta para trabalhar com marketing do seu consultório. 

Criar uma página ou comunidade no Facebook pode trazer resultados muito positivos.

Nessa rede você pode compartilhar alguns artigos dando dicas e explicando algumas doenças e modificações que podem ser causadas pelo uso de diferentes  implantes dentários, bem como tem a chance se aproximar de seu público.

2. E-mail marketing 

O e-mail é uma ferramenta muito utilizada para a realização de marketing digital, isso porque mesmo que o paciente vá a sua clínica presencialmente, você pode pedir o e-mail dele e entrar em contato com ele por essa ferramenta para passar, por exemplo, cuidados para a manutenção do tratamento realizado.

Você pode encaminhar informações, dicas, ou até mesmo ter mais facilidade para realizar agendamentos para casos mais específicos. 

Por meio do e-mail marketing você pode notificar os procedimentos que a sua clínica realiza, seja tratamentos odontológicos ou mais voltados para a estética, como a bichectomia, preenchimento labial ou harmonização facial. 

O clareamento dental com moldeira tem sido um dos procedimentos mais procurados atualmente.

Assim, notificar os seus pacientes que a sua clínica realiza esse procedimento encaminhando artigos e documentos sobre o assunto pode aumentar as chances do procedimento ser realizado.

3. Peça a avaliação dos seus pacientes 

Mesmo que o marketing boca boca não tenha mais tanta força, ele ainda funciona.

Imagine que antes de procurar qualquer procedimento é muito comum que os internautas procuram no Google para tirar algumas dúvidas sobre o serviço. 

Conhecido como valor social, é possível que esses internautas encontrem depoimentos de pacientes, destacando a experiência que tiveram e avaliando o local.

Assim, estar presente nas redes sociais pode ajudar nesse ponto, ainda mais se os pacientes que já estão vinculados a sua clínica deixarem a suas opiniões sobre a forma com que os procedimentos são realizados de modo satisfatório nessa página também.

Seja um procedimento simples ou complexo, como a manutenção de uma lente de contato dental, ver comentários positivos de internautas que demonstram satisfação com o serviço relacionado a clínica, aumenta a confiança e traz um bom posicionamento no mundo digital. 

4. Tenha blogs e sites 

A vantagem do blog é que ele pode ser vinculado ao seu site promocional, trazendo informações acerca dos procedimentos que pode realizar e demais cuidados/dicas que mostrarão sua relevância nesse setor.

Com isso e o uso de estratégias de ranqueamento, é possível alcançar e converter novos clientes por meio dos mecanismos de busca.

Dessa maneira, além de você compartilhar um material original feito por você de maneira responsável e com informações de especialistas, os seus internautas e potenciais clientes verão o seu trabalho com maior dedicação e transmissão de informações, confiando mais na marca.

5. Idealize os retornos desses investimentos

Pensar em criar um site ou blog pode não parecer uma ideia tão funcional, levando em consideração que o interesse é construir e conquistar novos clientes.

Mas, de modo geral, a internet é a maior ferramenta de pesquisa e procura de serviços atualmente.

Assim, se você possui uma presença virtual, é mais provável que se torne um dos profissionais idealizados por esses internautas. 

Por exemplo, quantas vezes ao ter interesse em um material, procurou um tutorial em redes como o YouTube?

Do mesmo modo, ao criar um artigo repleto de informações, você se tornará uma referência, sendo um dos primeiros profissionais que o internauta irá pensar em procurar ao ter interesse em algum procedimento ou precisar solucionar um problema.

Portanto, é importante ter visão de mercado e apostar na suas ferramentas visando um bom relacionamento com o seu público e com potenciais clientes. 

Após ler esse artigo e colocar algumas dessas dicas em prática, você verá que ter um bom relacionamento com seus clientes é fundamental para ter um serviço excepcional e satisfatório para ambas as partes. 

Quanto mais o tempo passa e com as inovações trazidas pela tecnologia, os clientes se tornaram cada vez mais exigentes.

Desse modo, com um bom convívio com o público, o profissional responsável pela clínica conseguirá atrair e fidelizar seus clientes

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Vue Odonto.

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