Descubra o que faz uma empresa de consultoria e os principais tipos

empresa de consultoria

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil, pelo contrário, trata-se de uma atividade complexa e multidisciplinar.

Contas a pagar e receber, gestão de pessoas, marketing, vendas e até mesmo entender o dinamismo do mercado e alinhar seus processos pode configurar um desafio para os gestores.

Se você já tem uma empresa, ocupa um cargo de gestão ou pretende empreender, contratar uma empresa de consultoria pode ser uma boa opção.

Mas, afinal, o que faz uma empresa de consultoria?

Quais são os principais tipos?

Que vantagens esse tipo de serviço pode trazer para o seu negócio?

Quando e por que contratar uma consultoria?

Tudo isso você confere agora!

 

O que faz uma empresa de consultoria?

 

Uma empresa de consultoria fornece serviços especializados com o objetivo de propor soluções sobre assuntos específicos da organização contratante.

Afinal, é impossível que um gestor ou empreendedor seja especialista em todas as áreas da empresa.

Assim, se existe um problema específico em uma área, marketing, digamos, uma empresa de consultoria tem um pessoa especializada nesse tema, com grande experiência e foco, que só tem a somar com os profissionais de seu negócio.

Esse é um aspecto importante que toda consultoria empresarial deve ter: aliar todo conhecimento de quem está dentro do negócio e o conhece como a palma de sua mão, com um olhar externo de um especialista.

Além disso, a consultoria tem uma metodologia de trabalho que ajuda a integrar os profissionais de sua empresa com os consultores, sem conflitos e de forma harmoniosa.

Vale lembrar ainda que existe também a consultoria estratégica empresarial (que detalharemos adiante). Ela ajuda a empresa de uma forma mais ampla e não apenas em uma área específica.

 

Como atua a consultoria

 

A consultoria empresarial atua com foco na troca de experiências e de conhecimentos entre as partes envolvidas. Também tratada como um serviço de aconselhamento, em alguns casos, essa prática é responsável pela reestruturação organizacional; coleta e análise de dados sobre a atual situação da empresa, bem como de seus processos e métodos, para se realizar um diagnóstico empresarial.  

A empresa de consultoria pode atuar em qualquer área da organização: finanças, marketing, vendas, recursos humanos, logística, etc. Além disso, empresas de todos os portes podem contratar esse serviço.

No geral, as empresas de consultoria trabalham com dois objetivos principais: aumento da receita e redução dos custos. Para isso, é feita uma análise do negócio com o intuito de identificar os problemas e suas respectivas causas.

Depois, a consultoria sugere a implementação de práticas voltadas à melhoria dos processos internos.

 

Consultoria empresarial e planejamento estratégico

 

Se estamos falando sobre o que faz uma empresa de consultoria, não podemos deixar de mencionar que ela pode desempenhar também um importante papel na elaboração do planejamento estratégico e no auxílio a tomada de decisão.

Afinal, as propostas de uma empresa de consultoria são válidas não somente para os negócios que passam por um momento de crise e querem fazer correções de rumo.

Organizações que apresentam uma boa performance podem contratar uma consultoria para desenvolver um planejamento estratégico mais rico, com ideias novas e um olhar mais amplo, para garantir que o negócio continue prosperando com alta lucratividade, aproveitando as melhores oportunidades do mercado.

Em resumo, o que faz uma empresa de consultoria é garantir que a empresa cliente tenha as suas necessidade atendidas de acordo com a sua realidade, o seu momento atual e os objetivos que deseja.

A consultoria não é feita com base em um modelo pré-definido para todos; é sempre levado em consideração a visão de futuro que a organização contratante quer e precisa tornar realidade.

 

7 motivos porque contratar uma empresa de consultoria

 

A gestão empresarial de seu negócio pode ser beneficiar de várias formas:

  1. Aumento da produtividade
  2. Identificação de gargalos
  3. Redução de custos
  4. Aprimoramento e atualização dos processos
  5. Assertividade e segurança nas tomadas de decisão
  6. Crescimento sustentável do negócio
  7. Direcionamento estratégico

 

Alguns tipos de consultoria empresarial

 

Agora que você já sabe o que faz uma empresa de consultoria e suas principais vantagens, confira agora 4 dos principais tipos de consultoria que você pode contratar para o seu negócio.

1 – Consultoria estratégica

Nesse tipo de consultoria, o objetivo é identificar oportunidades de crescimento de negócios e promover melhorias. Tudo isso é feito de forma estratégica, considerando fatores internos e externos, forças e fraquezas da empresa e a competitividade dos mercados, entre outros fatores.

 

2 – Consultoria financeira

Aqui o foco está nas finanças do negócio. O objetivo é fazer com que a empresa que contratou os serviços de consultoria possa encontrar maneiras de equilibrar as suas contas, fazer bons investimentos aumentar os lucros.

 

3 – Consultoria de Marketing

Contratar uma consultoria de marketing pode ser muito bom para empresas que querem ganhar visibilidade, aumentar as vendas, firmar um posicionamento. Os objetivos são vários.

Nesse caso, é feito um plano específico de marketing, desdobrado em ações para solucionar os problemas identificados e atingir os objetivos propostos.

 

4- Consultoria de RH

Uma consultoria de recursos humanos ajudará a empresa a gerenciar melhor o seu quadro de funcionários, bem como todos os aspectos que refletem no desempenho de todos os colaboradores, como condições de trabalho, necessidade de investir em treinamentos. Além disso, a consultoria de RH vai verificar se é preciso fazer cortes de pessoal ou realizar novas contratações.

Podemos dizer, em resumo, que uma empresa de consultoria faz um diagnóstico do seu negócio e oferece a experiência especializada de seus profissionais para encontrar as melhores soluções para a sua empresa e, assim, te ajudar a alcançar os melhores resultados, por meio de uma relação de troca e parceria.

 

Dê uma olhada neste infográfico que criamos e que deixa bem claro o que uma consultoria faz:

 

o que uma empresa de consultoria faz

Será que não está na hora de solicitar um olhar externo para ajudar a definir metas, objetivos e ações em seu negócio?

 

Este artigo foi escrito pela equipe da Setting Consultoria, especializada em ajudar empresas a estabelecerem o melhor caminho entre sua situação atual e seus objetivos futuros.

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment