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Como se organizar para trabalhar em casa

 

Prepare-se para trabalhar em casa! Seguindo as dicas apresentadas nesse artigo, você conseguirá ter mais foco, mais produtividade e, consequentemente, aumentará a sua renda oriunda do Home Office!

 

Trabalhar em casa é um sonho comum a muitas pessoas atualmente. E isso é totalmente compreensível, já que o Home Office oferece uma série de vantagens, sendo que, entre aquelas que mais chamam a atenção estão:

  • A possibilidade de ficar mais próximo da família;
  • Não ter que se deslocar até a empresa;
  • Não ter gastos com locomoção;
  • Livrar-se do transporte lotado (no caso de quem usa ônibus e/ou metrô);
  • Não perder tempo no trânsito;
  • Ter flexibilidade de horários.

Contudo, como nem tudo é maravilhoso, quando você começa a trabalhar no conforto do seu lar, aparecem os famosos “ladrões do tempo” (ou “ladrões da sua atenção”). Tarefas domésticas, levar os filhos para a escola, ir ao supermercado e pagar contas no banco são apenas algumas das atividades que “roubam” nosso tempo. Sem contar que, pelo fato de você trabalhar em casa, as pessoas do seu convívio acham que você está sempre disponível para ajudar, conversar e fazer coisas que, muitas vezes, elas mesmas deveriam fazer, mas “como você está em casa”, pedem para você.

Por isso, para ajudar você que já trabalha em casa ou que vai começar a fazer isso a se livrar dos “ladrões do tempo”, juntei algumas dicas que lhe ajudarão a ter muito mais foco e, consequentemente, mais produtividade no seu dia a dia de trabalho em casa. Todas as dicas são baseadas em minha própria experiência, pois estou no Home Office há muitos anos, o que me fez aprender, na prática, a ter uma boa organização para ser o mais produtiva possível e entregar tudo o que me comprometo dentro do prazo!

Leia com atenção e coloque as minhas dicas em prática para potencializar o seu rendimento!

Defina um local de trabalho

 

trabalhar em casa

 

Ficar mudando de lugar onde você trabalha na sua casa – já que você pode levar seu notebook para qualquer canto – pode parecer inofensivo, mas não é. Se você trabalha na mesa da sala, por exemplo, seus familiares podem se achar no direito de lhe interromper o tempo todo. Além disso, podem aparecer várias distrações, como uma briga entre os seus filhos, você começa a prestar a atenção na TV que está ligada no cômodo ao lado, a campainha toca e você vai atender, enfim, são várias as possibilidades.

Por isso, definir um local de trabalho apropriado e fixo vai passar a mensagem para as pessoas da sua casa que, se você está lá, é porque quer manter o foco no trabalho. Desse modo, peça que só lhe interrompam se for algo urgente e importante.

 

Estabeleça o seu horário de expediente

 

É muito importante definir um horário de trabalho e cumpri-lo fielmente! Isso vai fazer com que você não caia na armadilha dos “ladrões” de tempo e de atenção. Por outro lado, você estabelecerá um limite para suas horas de dedicação. E isso é muito importante, pois muitas pessoas que trabalham em casa acabam trabalhando bem mais do que as oito horas diárias do regime CLT, seja porque querem terminar o que estão fazendo ou porque simplesmente não sabem dizer NÃO para os clientes. Para evitar esse tipo de situação, sempre informe seus clientes sobre seu horário de atendimento e evite trabalhar mais do que oito horas por dia.

 

Use roupas de trabalho

 

Vai começar o expediente? Então, tire o pijama e coloque uma roupa e sapatos, como se você fosse sair para trabalhar. Esse simples ato manda uma informação para o seu cérebro avisando que você está trabalhando e não passando o tempo à toa.

 

Feche a porta para trabalhar em casa

 

Para você ter mais tranquilidade e foco, é muito importante fechar a porta do cômodo onde você decidiu trabalhar. Ao fazer isso, você consegue se concentrar e se dedicar 100% ao seu trabalho. Para quem não gosta de silêncio, uma opção interessante é colocar uma música ambiente não muito agitada, mas também não excessivamente calma, afinal, você deve ficar com a mente ativa.

 

Desligue os aparelhos eletrônicos

 

Querer estar totalmente conectado e bem informado pode parecer muito bacana para os negócios, mas não te dará foco, além de que a probabilidade de você se perder no mar de informações será grande. Por isso, desligue a TV e o rádio, não fique logado nas redes sociais e desligue até mesmo o seu celular em alguns momentos-chave para evitar dar atenção às mensagens que chegam o tempo todo e tiram sua concentração.

Para ficar por dentro das novidades do dia, dedique um momento para você se informar. Por exemplo, 1 hora antes de começar a trabalhar, leia o seu jornal, acesse websites e blogs da sua área e ouça notícias. Depois disso, desligue tudo e se concentre no seu trabalho. Você vai render muito mais!

Todas essas dicas, apesar de parecem simples, são de grande relevância para qualquer pessoa que trabalha em casa conseguir ter mais organização e foco, aspectos essenciais para que o trabalho seja feito com praticidade e eficiência.

Fique à vontade para deixar o seu comentário, sua opinião é de extrema relevância para mim!

 

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