Como sair na frente: otimização de processos na advocacia

Otimização de processos na Advocacia

Com o avanço da tecnologia cada vez mais rápido e o impacto desse desenvolvimento em tudo a nossa volta, não poderia ser diferente com a advocacia não é mesmo?

Preparamos algumas dicas para você conhecer mais sobre automação e otimização de processos no dia a dia do seu escritório, desde plataforma para advogados até captura de processos com número da OAB.

Se ainda não começou a pensar em usar essas ferramentas e tornar seu trabalho mais ágil, vale a pena ler mais sobre o tema!

 

Use a tecnologia a seu favor: não seja um dinossauro da advocacia!

 

Otimização de processos na Advocacia

“O meteoro da tecnologia vem aí e se você não se adaptar, pode não sobreviver”.

 

Sabemos que o dia a dia de um escritório de advocacia é muito complexo, envolvendo diversos prazos, organização de tarefas, processos e atendimento. Você não vai lembrar de tudo ao menos que tenha uma boa ferramenta de controle, certo?

Além disso, existem novas tecnologias que agilizam e automatizam tarefas mais básicas do escritório. Com isso você fica mais livre para se concentrar nas atividades que exigem maior dedicação e planejamento (e claro, focar nas mais rentáveis!).

 

Fique por dentro da inovação e facilite seu trabalho:

 

Aqui estão alguns exemplos do que você pode encontrar de otimização e automação de processos no mercado atual:

  • Contratação de correspondentes e diligências: você pode encontrar um profissional em qualquer localidade, agilizando seu trabalho e otimizando seu tempo. Aqui podemos citar o
  • Consulta de publicações que emitem alertas em caso de atualizações, por exemplo: Alerte
  • Marketing Jurídico: plataformas para se conectar com clientes e novas oportunidades. Aqui indicamos a Busco Advogados
  • Automação de Documentos: você pode tornar muito mais prático o trabalho de redigir um contrato, petição ou etc. Pesquise sobre a
  • Gestão integrada do escritório através de um software jurídico: SAJ ADV
  • Hub de soluções integradas: vai desde uma rede social exclusiva para advogados, até uma plataforma completa com diversas funcionalidades para facilitar seu dia a dia no escritório. Tenha acesso a diversas soluções em uma única plataforma. Saiba mais em Hubjur.

Você não precisa começar usando todas as ferramentas juntas e acabar se perdendo em tantas funcionalidades. Comece pelo básico, o que te toma mais tempo?

Talvez faça sentido procurar automatizar tarefas muito repetitivas e que não tenham um bom valor agregado (exemplo, preenchimento de planilhas de controle, redação de contratos, petições e etc).

Aos poucos você vai se sentir mais ágil e familiarizado com as primeiras ferramentas e então poderá buscar outras tecnologias para otimizar novos processos.

Antes de tudo, acho que precisamos fazer uma pequena consideração:

 

A automação não vai substituir o advogado

 

Um robô não vai roubar seu lugar! Toda máquina ainda depende de um humano para ao menos apertar o botão de Ligar/Desligar (risos).

 

Você deve ter em mente que o trabalho mais repetitivo e que não dependa de interpretação e intelecto, como por exemplo, casos de defesa de clientes e etc. As ferramentas te proporcionarão um ganho enorme de tempo com tarefas mais simples, aumentando sua produtividade e consequentemente o crescimento do seu escritório.

 

Há também um novo horizonte para a profissão: se especializar em tecnologia jurídica e ser mais do que um utilizador, ser um desenvolvedor.

 

Dicas de ferramentas para advocacia

 

Se você estiver no início de carreira:

 

No começo do seu desenvolvimento foque em conquistar uma carteira de clientes. Para isso vale a pena investir em Marketing Jurídico e construir autoridade na internet produzindo conteúdo para seu nicho.

 

Aqui podemos citar a Busco Advogados, plataforma que aproxima advogados e cidadãos com demanda jurídica. É uma forma prática de iniciar e conseguir seus primeiros clientes para se estruturar financeiramente.

 

Para escritórios mais desenvolvidos:

 

Tenha todo o gestão do escritório em um único lugar, desde financeiro até consulta de processos. Você só precisará se preocupar com o desempenho de cada colaborador e projetar estratégias de crescimento.

Esperamos que o conteúdo tenha dado uma boa noção sobre o uso da tecnologia para otimização e automatização dos processos na advocacia. Acompanhe os nossos posts e fique por dentro de todas as novidades!

Veja também

Leave a Comment