Qual a importância das personas para a comunicação da sua empresa

Há muito tempo o Marketing trabalha com o estudo de “Público Alvo” para definir o perfil de pessoas as quais serão destinados seus produtos ou serviços. Mas você já ouviu falar de construção de Personas? Elas também são uma estratégia de conhecimento dos consumidores, porém um pouco mais específica, com foco em entendê-lo um pouco melhor.

 

No conceito de Público Alvo, se trabalha com grupos de pessoas, como por exemplo “Mulheres, de 25 a 40 anos, com renda financeira a partir de mil reais mensais e interessadas em esportes e bem estar”. Esse estudo certamente ajuda a entender para quem a empresa deseja se apresentar e comunicar, e contribui bastante para essa visão geral de público.

 

Já as Personas são desenvolvidas a partir dos consumidores reais. Colocando de maneira informal, é como construir um boneco do consumidor ideal do produto ou serviço. Dar a ele um nome, uma rotina, uma história e um por quê dele procurar a empresa. Quais os desafios e objetivos dele? Quais os problemas dessa pessoa que seu produto pode ajudar a resolver? E mais outras perguntas que sejam pertinentes para relacioná-la a sua marca.

 

Porque apostar nas Personas?

 

O planejamento do Marketing Digital utiliza a Persona como estratégia para construir uma comunicação mais acertada, que realmente vai despertar as “dores” do cliente e levá-lo a perceber a relevância e necessidade do produto em questão para resolver essas dores. Trata-se de um conhecimento mais personalizado do público, para produzir um marketing mais direcionado e, dessa forma, mais eficiente em termos de conversão de vendas.

 

Como construir uma Persona (ou várias)

 

Há negócios que demandam apenas uma Persona, mas pode ser que o seu produto ou serviço tenha diferentes linhas, que podem atender a diferentes consumidores. Sem problema nenhum, a construção de personas não tem um limite. Pode atender a diferentes perfis (e deve, se houver diferenciação na demanda). Isso é até melhor para segmentar a comunicação dos diferentes serviços que a empresa pode prestar.

 

A forma mais acertada de construir uma persona é conhecer de fato os clientes que consomem sua marca, bem como os que de alguma forma se identificam com ela.  É possível fazer isso tanto off-line quanto online.

 

Mapeando personas de forma off-line

 

No off-line, é possível fazer de duas formas. Uma é trabalhar em conjunto com a equipe de vendas, aquelas pessoas que estão em contato direto com o consumidor. Elas vão saber passar observações que você, do escritório, não saberia precisar.

 

Outra forma, um pouco mais pessoal e mais trabalhosa, mas que pode resultar em bons insights é mapear os clientes mais envolvidos com a marca, os que mais consomem o que você oferece, e chamá-los para tomar um café e uma conversa sobre o envolvimento dele com a marca. Se achar pertinente, ofereça alguma recompensa para a participação deles nesse processo, como um desconto. É certo que o cliente se sentirá valorizado, e a contribuição dele vai ser o mais próximo do pessoal que você chegará, cumprindo bem o objetivo principal do trabalho da persona.

 

Ferramentas online no processo de criação de personas

 

A forma digital de mapear o perfil dos clientes não envolve contato direto com eles, como as sugestões acima. Sendo o uso de redes sociais algo bem comum hoje, essas redes se mostram grandes fornecedoras de informações pessoais, visto que em geral são utilizadas para compartilhar aspectos da vida das pessoas que as frequentam.

 

É claro que, para que o mapeamento alcance seu propósito, elas precisam estar relacionadas de alguma forma com o seu negócio. Para isso, é importante ter uma presença digital relevante, coisa que o trabalho do Marketing Digital pode ajudar a resolver.

 

Ter a presença da sua empresa nas redes atrai os consumidores e entusiastas a se relacionarem com a sua marca, e acompanha-la nessas plataformas. Dessa forma, fica simples localizar seu clientes e conhece-los, em um trabalho de acessar seus perfis e perceber mais sobre o estilo de vida deles.

 

Ao fazer isso com alguns perfis, pode ser que você encontre muitas coisas em comum entre eles, e é com essas coisas que você vai trabalhar, construindo uma persona que se aproxime ao máximo do que você percebeu nessas pessoas. Vale até mesmo dar uma cara à persona, utilizando as características físicas encontradas nas fotos desses perfis.

 

Perguntas que podem ser feitas para a sua persona

 

Veja alguns tipos de perguntas que você pode fazer para construir melhor a história dela e envolver a sua marca nela:

– Como é seu dia a dia e seus hábitos?

– Como seu produto ou serviço pode participar desse cotidiano?

– Quais os meios de comunicação que utiliza?

– Qual o objetivo pessoal ou profissional desta pessoa que você poderia ajudá-la a realizar?

E o que mais você achar que pode contribuir no processo.

 

Pronta a Persona, como trabalhar com ela

 

Com a sua persona concluída, o próximo passo é trabalhar sua comunicação estrategicamente para atende-la, gerando conteúdo que dialogue com as necessidades apresentadas por ela.

 

O trabalho com Marketing de Conteúdo é o ideal nesse sentido tem dado muito certo para diversas empresas, que estão gerando valor para seus clientes, e a partir disso, mais vendas.

 

Use a persona para se aproximar mais do seu cliente e oferecer um serviço mais personalizado para ele, de forma que ele reconheça o valor da sua empresa e sempre volte a procurá-la.

 

Acesse o blog da Mobilizze para mais artigos sobre Marketing Digital, e saber mais um pouco sobre como ele pode gerar crescimentos para as empresas por meio da internet.

 

Autor convidado:

Gabriella Avila – da Agência Digital Mobilizze – https://mobilizze.com

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One Thought to “Qual a importância das personas para a comunicação da sua empresa”

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