Pesquisa de Satisfação: Como otimizar os resultados da sua empresa

Atualmente, um dos maiores desafios das empresas é sobre como otimizar os seus resultados.

Dia após dia é preciso encontrar novas estratégias que visam aumentar a lucratividade da organização. Assim, é fundamental saber o que o seu cliente pensa sobre o atendimento, produto, serviço e outros assuntos importantes.

Uma excelente aliada a esse processo é a pesquisa de satisfação: ferramenta que visa descobrir o que os públicos pensam sobre determinados assuntos. Como consequência, a sua empresa aperfeiçoa os seus serviços e melhora o seu produto.

Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Saiba Mais sobre o Universo da Pesquisa de Satisfação

Com certeza você já respondeu alguma pesquisa de satisfação, seja por meio de um questionário físico em uma loja, um e-mail com um formulário após uma compra ou até mesmo a avaliação automática que algumas empresas fazem ao final do atendimento telefônico.

Existem diversos tipos de pesquisa de satisfação, modelos de questionários e inúmeras maneiras de enviar ao cliente. Além disso, você pode definir os seus objetivos e aplicar a pesquisa com o público interno (funcionários), misto (empresas terceirizadas, fornecedores e parceiros) e externo (clientes e comunidade).

Aliás, engana-se quem pensa que para avaliar um produto ou serviço é necessário enviar um questionário gigantesco.

 Um dos métodos mais utilizados pelas empresas é o Net Promoter Score (NPS), na qual, envia-se apenas uma pergunta ao público de interesse.

Confira Quais são os Benefícios da Pesquisa de Satisfação

 Você ainda está em dúvidas sobre se deve (ou não) investir nas pesquisas de satisfação? Então, veja quais são os principais benefícios desse método:

 

  • proporciona melhoria na experiência do cliente;
  • avalia o atendimento do seu time;
  • confere como está a agilidade do fluxo de produção;
  • acompanha a opinião do cliente;
  • conquista a confiança dos consumidores e funcionários;
  • retém os clientes ativos;
  • fortalece os relacionamentos;
  • possibilita novas vendas e oportunidades de negócio;
  • identifica as principais falhas no processo.

 

Saiba Como a Pesquisa de Satisfação Otimiza os Resultados da sua Empresa

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta valiosa para a sua empresa crescer no cenário competitivo atual. Quanto mais possibilidades de feedback você proporciona ao seu cliente, mais relacionamentos de confiança você consegue construir.

Quando você dá abertura para o seu cliente falar o que ele pensa sobre determinado assunto do seu interesse, você monta um planejamento estratégico baseado em dados reais e não no “achismo”.

Aplicar uma pesquisa de satisfação não significa que você terá somente respostas positivas. Contudo, é fundamental saber lidar com os comentários negativos e tomar as providências necessárias caso haja falhas no processo (como um atendimento inadequado, falha no produto ou demora na entrega de uma solução).

 

 

Se a sua empresa quer crescer no mercado, precisa investir nas pesquisas de satisfação. Ela traz diversos benefícios, fazendo com que você perceba quando há boas oportunidades e também quando há falhas que precisam ser corrigidas.

Assim, você norteia o planejamento estratégico baseado em dados dos seus clientes – e nada mais assertivo do que tomar decisões baseadas no público, você concorda?

 

Você já utiliza algum tipo de pesquisa de satisfação na sua empresa? Compartilhe com a gente!

 

 

Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog Super Atualizado.

 

 

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