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Planejamento de marketing: o que é e como elaborar?

Planejamento de marketing: o que é e como elaborar?

Um plano de marketing é uma das ferramentas de negócio mais importantes para qualquer empresa. Principalmente quando estamos buscando um financiamento para tirarmos o nosso projeto do papel, é necessário apresentar o seu planejamento de marketing.

Se você está procurando investimento para levar seu negócio para o próximo nível, os investidores vão querer ver o seu plano de marketing, para sua empresa irá gerar um retorno.

E se você está vendendo seu negócio, seus potenciais compradores também vão querer entender tanto a sua estratégia de marketing quanto o seu plano de marketing.

Então se você está com dificuldades para criar o seu plano de marketing, este artigo irá esclarecer às principais dúvidas sobre o tema.

O que é um plano de Marketing?

O plano de marketing reúne todas às informações sobre as estratégias que serão utilizadas para vender os seus produtos e serviços.

Assim, qualquer um que tenha lido quaisquer artigos anteriores que tenhamos escrito, saberá que somos comerciantes estratégicos. Acreditamos que toda a estratégia de marketing deve ser clara, para que qualquer pessoa consiga segui-la.

O plano de marketing de abordar temas como: público-alvo, posicionamento, mercado, concorrentes, estratégias de produtos, etc.

É muito importante que neste planejamento também estejam os objetivos principais e secundários, ou seja, aquilo que é o foco principal da empresa e o que ficará em segundo plano. Isso ajuda a não perder o foco. Ter um gestor que acompanhe a execução deste planejamento, é de grande importância.

O plano de marketing pode ser elaborado no começo da empresa, determinando todas as ações que deverão ser tomadas, ou para empresas que já estão funcionando mas precisam melhorar os seus resultados.

Porque é que um plano de Marketing é tão importante?

O plano de marketing é o elo que falta entre a direção estratégica do negócio e a entrega de resultados. É a cola que conecta tudo e garante que a atividade certa está ocorrendo, no momento certo, para o público certo através dos canais certos.

Se alguma vez você sentiu que estava tentando muitas coisas diferentes sem saber ao certo se iria funcionar, então isso é um sinal claro de que lhe falta um plano de marketing.

Da mesma forma, se você sente que as atividades que está fazendo não afetam diretamente o seu negócio ou não tem noção dos resultados que elas podem trazer, então não está aplicando às estratégias corretas.

Quando você tem uma estratégia de negócio, estratégia de marketing e um plano de marketing alinhados, tudo flui naturalmente. Todas as pequenas ações contribuem para algo maior, por isso é importante cumprir cada etapa do planejamento.

Separamos 5 pontos primordiais que irão melhorar o seu planejamento de marketing.

1. O plano de marketing lhe mantém no foco

Como mencionado anteriormente, um plano de marketing é o modelo de como a estratégia de marketing deve ser implementada. Por isso, ele mostra que tudo foi cuidadosamente pensado.

Desta forma, todos que estão envolvidos no projeto sabem por que estão fazendo aquilo e qual o objetivo final.

Muitas vezes os empresários ficam entusiasmados com novas oportunidades e acabam mudando de rumo com frequência. Embora esta flexibilidade possa, por vezes, ser benéfica, esta falta de foco geralmente acaba significando que a maioria das oportunidades nunca são vistas como prioridades.

Em todos os mercados é preciso um tempo para amadurecer, e trocar o foco tantas vezes, pode fazer com que vários projetos bons falhem, porque não alcançaram a maturidade.

Um plano de marketing garante que todas as atividades que estão ocorrendo, estão alinhadas com a direção estratégica da empresa, em vez de simplesmente seguir a nova ideia do diretor.

2. Permite o planejamento de forma eficaz

A maioria das empresas com quem trabalhamos não tem uma estratégia de marketing ou plano de marketing. Isto é também ocorre por não disporem de um orçamento de marketing reservado para a empresa, nem de um membro do pessoal dedicado para se concentrar nesta estratégia.

A principal razão para uma falta de orçamento, ou recurso, é o fato de que eles realmente não sabem o que eles precisam, ou o que eles deveriam estar fazendo.

Com uma estratégia de marketing clara e um plano de marketing em andamento, é possível que a empresa compreenda qual o orçamento necessário para entregarem o que foi planejado.

Com o planejamento de marketing em mãos, os gestores podem gerenciar o tempo, para saber se o planejamento será entregue no prazo, alterar algumas estratégias, para que seja alcançado o objetivo final.

3. Um plano de marketing proporciona transparência

Indicador chave de desempenho ou KPI, tem como objetivo definir quais os indicadores serão avaliados para mensurar o sucesso das ações.

Durante o planejamento, todas às metas e ações precisam estar muito claras, caso contrário, a empresa terá problemas com a execução. Afinal, como irão mensurar algo, que nem ao menos sabem o que é?

Por exemplo, um dos objetivos estabelecidos no plano de marketing é aumentar os acessos do site. Então é preciso criar uma estratégia de SEO para que isso ocorra.

O objetivo principal pode ser apenas chegar a 1 milhão de acessos mensais, porém o objetivo secundário é captar leads e qualificá-los. Então em paralelo a esta estratégia, é preciso treinar o time de vendas e determinar quais serão as métricas deles.

Vamos imaginar que o time de vendas receba 100 mil leads qualificados. Se eles conseguirem vender para 10% desta base, dependendo do ticket médio que será ofertado, a empresa pode ter um lucro surpreendente.

Por isso é importante que tudo seja mensurado e computado, marketing precisa ser baseado em dados. O time de comunicação precisa trabalhar junto com o time de Business Intelligence, para que juntos consigam obter o melhor desempenho para a empresa.

Execute mais, planeje menos

Muitas pessoas acabam se perdendo no fluxo de planejamento, passando muitas horas planejando porém executando de menos.

É preciso fazer muitos testes, quanto mais rápido sua equipe validar alguma hipótese, mais rápido eles poderão consertar os erros que irão surgir.

Lembre-se que : “A planilha aceita tudo”, ou seja, a realidade é diferente do mundo das suposições do planejamento, por isso é importante utilizar dados para fundamentar as suas hipóteses.

Então se você chegou até aqui provavelmente já tem uma noção de como irá começar o seu planejamento de marketing. Aproveite para ler o nosso artigo sobre Marketing de conteúdo para empresas, e incorpore esta estratégia no seu planejamento de marketing.

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