Como envolver os colaboradores na execução do planejamento estratégico da sua empresa?

Planejamento Estratégico

Muitas empresas acreditam que basta finalizar o planejamento estratégico e cruzar os braços para esperar que a estratégia eleve os bons números da organização. Mas não é bem assim…

É preciso colocar a mão na massa e tomar atitudes para garantir que esse planejamento seja executado. E para isso é preciso mobilizar um dos principais diferenciais competitivos da sua empresa: o capital humano!

Se você ainda tem dúvidas sobre como envolver os colaboradores na execução do Planejamento Estratégico, fique com a gente. Nesse texto vamos te contar por que e como envolver os colaboradores.

Boa leitura!

Você ainda tem alguma dúvida sobre Planejamento Estratégico? Confira o eBook: Planejamento estratégico: como fazer na sua empresa.

 

Por que envolver os colaboradores na execução do Planejamento Estratégico

 

O planejamento estratégico normalmente é definido por um grupo de pessoas da alta hierarquia empresarial. No entanto, esse grupo de pessoas deve repassar a estratégia para os demais colaboradores, pois eles precisam alinhar o trabalho com os objetivos estratégicos e a visão da empresa.

Os gestores de área, por sua vez, precisam executar o papel de liderança e orientar os colaboradores nesse caminho, melhorando os processos e as metodologias de trabalho quando necessário.

Além dos fatos supracitados, também é preciso envolver os colaboradores para que eles tenham uma visão mais clara do papel que desempenham dentro da engrenagem organizacional e da importância do seu trabalho para as demais áreas.

Então, se o Planejamento Estratégico é como um GPS, que define onde a empresa quer estar, é preciso alinhar a rota, afinal: não adianta todos caminharem juntos, se não for para um mesmo horizonte!

Por isso a importância de alinhar o planejamento entre todos os colaboradores! Então vamos descobrir como se faz?

 

Como envolver os colaboradores na execução do Planejamento Estratégico

 

Listamos duas principais formas de envolver os colaboradores nessa execução: reuniões e Treinamento e Desenvolvimento (T&D):

  • Reuniões servem para alinhar a estratégia entre a equipe, fazendo com que todos tenham um diálogo mais claro com o gestor. É claro que essas reuniões devem ter um objetivo claro e devem ser breves, para não ocupar muito o tempo dos colaboradores. No entanto, podem e devem ser um ótimo instrumento para alinhar a comunicação.

 

  • Já o Treinamento e Desenvolvimento (T&D) auxilia na capacitação dos colaboradores para que aprimorem seus conhecimentos técnicos e experiências. Através do T&D as empresas podem transmitir visões e valores da empresa aos profissionais.

 

Geralmente o papel de liderar reuniões é atribuído ao gestor da área e o de fazer o T&D é atribuído ao gerente de RH, no entanto, é muito importante que esses dois profissionais trabalhem juntos para garantir o sucesso da organização.

 

Os dois são importantes e um não deve substituir o outro. No entanto, acreditamos que o T&D merece uma atenção especial na sua empresa.

 

Apesar de ser muito utilizado, muitas empresas sentem que pequenas práticas isoladas de T&D não são o bastante para acompanharem as necessidades de evolução dos colaboradores, por isso elas adotam programas de treinamento e desenvolvimento ou até implantam uma Universidade Corporativa.

 

O que é uma Universidade Corporativa (UC)?

 

Universidade Corporativa é uma instituição de ensino localizada dentro de uma empresa, com a finalidade de capacitar colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores da organização.

 

A estrutura de uma UC pode parecer novidade, mas na verdade é uma estratégia já antiga: nasceu em meados do século XX em empresas americanas que tinham o objetivo de formar colaboradores internamente. Naquela época não havia muita possibilidade de aprimoramento externo e as empresas precisavam padronizar seus processos, por isso era importante formar os profissionais dentro da própria organização.

 

Hoje em dia, as Universidades Corporativas existem para suprir a necessidade das empresas em terem colaboradores capacitados, pois essa é uma demanda que as universidades tradicionais não dão mais conta de atender.

 

Se você tem alguma dúvida sobre o funcionamento de uma UC, leia nosso Guia Completo sobre Universidade Corporativa e fique por dentro de tudo!

 

Mas o que uma Universidade Corporativa tem a ver com a execução do planejamento estratégico da empresa?

Tudo!

 

As Universidades Corporativas podem auxiliar no chamado aprendizado estratégico, que é o aprendizado para conhecer e saber executar a estratégia da empresa.

 

A UC se estrutura em cursos e esses cursos são pensados através da missão, visão e valores da empresa, bem como com a sua estratégia. O principal objetivo não é formar os colaboradores para capacidades amplas, mas sim para atender suas necessidades específicas dentro da empresa.

 

Quando fala-se em Universidade Corporativa é comum que as pessoas imediatamente associem à imagem de uma estrutura grandiosa, com altos investimentos, cenário impensável para pequenas empresas. Só que não é bem assim.

 

Para que uma Universidade Corporativa exista, basta que a sua empresa crie uma cultura de aprendizagem, com instrutores ensinando e colaboradores aprendendo.

 

Inclusive, para diminuir os custos de implantação e manutenção, muitas empresas oferecem os cursos de uma Universidade Corporativa através de uma Plataforma LMS, sem a necessidade de encontros presenciais.

 

Outra vantagem de alinhar o planejamento estratégico da sua empresa através de uma UC é o cunho democrático que ela tem. Qualquer colaborador (ou terceiros) podem participar dos cursos envolvidos. Isso permite que profissionais troquem ideias entre si, independentemente da sua posição dentro da organização.

 

Esperamos que você tenha aprendido com as nossas dicas! Nós podemos te ajudar na implantação de uma Universidade Corporativa ou na melhoria das suas práticas de Treinamento e Desenvolvimento. Não hesite em nos contatar!

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment