Skip to main content
produtividade

Você sabe qual é a importância do planejamento estratégico para a gestão do seu negócio?

 

Talvez a expressão “Planejamento Estratégico” pareça chata para você. Talvez você pense ser algo difícil, caro e inacessível. Na verdade, não é nada disso!

 

planejamento estratégico psara sua gestão

 

(Calma lá! Nós vamos explicar agora…)   

 

Quando você, finalmente, descobrir o que é o Planejamento Estratégico e a assertividade que ele garante aos passos que você dá enquanto empresa, uma nova Era de vitórias se instalará na sua trajetória profissional.

 

Mas, antes disso, há um ponto que precisa ficar claro:

 

O que é Planejamento Estratégico?

 

O Planejamento Estratégico é um documento elaborado para delinear dados importantes de projeção da empresa. Ele funciona, de forma sucinta, para definir quem é a corporação (missão, visão e valores); quais são as suas metas e quais os caminhos que serão tomados para chegar lá.

 

Tudo isso é detalhado neste Planejamento, seguindo à risca uma fórmula certa para que todas as previsões sejam tangíveis e fidedignas. Isso porque esta análise é composta por:

 

  • filosofia da empresa;
  • análise criteriosa de cenário;
  • análise de força de trabalho e fraquezas;
  • estabelecimento de metas a serem alcançadas;
  • elaboração de um conjunto de ações (estratégia) para chegar lá

 

 planejamento estratégico para a gestão do seu negócio?

 

(Claro!)

 

Chegar até a elaboração do Planejamento Estratégico é um dos últimos itens na lista de processos sustentados pela cultura do planejamento. A partir do momento que você entende a importância de implementar tal cultura entre o alto escalão da empresa e demais colaboradores, a importância de elaborar um Planejamento Estratégico concreto fica muito mais clara.

 

Veja o que nós já publicamos no nosso blog para explicar o que é o Planejamento Estratégico:

“Trata-se de um processo constante e sistemático que permite definir o caminho a ser seguido por uma organização, visando atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente analisado.

 

É um erro pensar que o planejamento estratégico serve somente para grandes corporações, visto que, na medida em que todos possuem objetivos, o planejamento pode ser desenvolvido e incorporado por qualquer organização, independentemente do tamanho.

 

Como o alinhamento entre as pessoas que fazem parte da organização é um dos principais fatores para o sucesso do planejamento, este deve ser um processo participativo, que tenha o engajamento de todos começando pelo líder maior da organização”.

 

Tá, mas por que o meu negócio depende do Planejamento Estratégico?

 

Basicamente, é muito difícil visualizar o crescimento da sua empresa sem o Planejamento Estratégico. Isso porque fica muito difícil alcançar as suas metas quando você nem sequer sabe quais são elas: sem o Planejamento, você não sabe onde quer chegar. Muito menos como vai fazer para alcançar esses resultados. É com o Planejamento Estratégico que você documenta e visualiza:

 

  • quem você é (Canvas, SWOT cenário interno, Filosofia)
  • Saber onde está (SWOT cenário externo)
  • Saber para onde quer ir (OBJETIVOS e METAS)
  • Saber o que pode fazer para chegar lá (PROJETOS e PROCESSOS)
  • Monitorar resultados (SCOPI – Software de Planejamento Estratégico)

 

O que você ganha a partir da adoção da cultura do Planejamento Estratégico na sua empresa?

 

  • Os prazos são cumpridos

Nas empresas que adoram um Planejamento Estratégico, todas as tarefas têm prazos de entrega e estes prazos são cumpridos.

 

  • Eficiência na comunicação da equipe

Em um sistema completo de Planejamento Estratégico, há várias ferramentas que facilitam a comunicação interna entre membros da equipe. É o fim dos problemas de informações desencontradas.  

 

  • Ações pensadas

Trabalhando a partir de um Planejamento Estratégico, você sabe para onde vai e conhece, exatamente, quais são suas metas em cada uma das atividades que desenvolve para alcançá-las.

 

  • Crescimento tangível

Acompanhar resultados é indispensável para mensurar o crescimento de sua empresa, e isso só é possível ao adotar um Planejamento Estratégico. Sem as métricas, você não sabe se está crescendo ou se estacionou.  

 

  • Diagnóstico de estratégia

Com um Planejamento Estratégico, suas falhas serão aprendizados. Uma vez conhecendo bem a estratégia utilizada e em qual ponto, exatamente, ela falhou, você saberá a melhor forma de repensá-la.

 

  • Ganhos em produtividade e engajamento

Uma equipe que sabe bem o que precisa fazer e qual é a sua atuação dentro de um processo tem muito mais vontade de trabalhar, pois sente-se parte do todo, reconhecida e útil para o coletivo.   

 

  • Você conhece sua empresa

Sem um planejamento estratégico, você não sabe com qual força de trabalho conta e desconhece suas metas e objetivos, não tem noção de onde pode chegar e desconhece, em termos de estratégia, o potencial de sua empresa.

 

Gostou?

Se quiser saber mais sobre a cultura do planejamento e seus benefícios, leia grátis o Guia Prático do Planejamento Estratégico e acesse a Página Épica de Planejamento Estratégico do Scopi. Agora, se você está convencido sobre os benefícios do Planejamento Estratégico e quer conhecer um sistema completo para começar agora, saiba mais sobre o Scopi e peça uma demonstração.

 

Alguma dúvida? Acesse: COMO FAZER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A SUA EMPRESA

Acesse o Blog da Scopi e fique por dentro de todo o conteúdo que fazemos sobre Planejamento Estratégico.

 

Um abração! Até a próxima o/

Letícia Maciel

Customer Success da Scopi

 

O Scopi é o software número 1 do planejamento estratégico no Brasil. Ele descomplica a criação e agiliza a execução do seu planejamento estratégico. Integra num só lugar canvas, swot, mapa estratégico, indicadores, metas, projetos e processos. Não deixe de conhecer. Acesse nosso site.

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *