Plano de negócios: Potencialize seus lucros com o pós-venda

Potencialize seus lucros com o pos venda

Seus lucros estagnaram e você não sabe qual estratégia adotar no seu plano de negócios para reverter essa situação? Entenda que fazer negócios com os seus clientes é um processo cíclico e por isso você deve investir em pós-venda para fidelizar e incentivar as pessoas a procurarem a sua loja e/ou seus produtos.

Afinal, uma venda só termina quando você realiza outra para o mesmo cliente. E para fazer isso acontecer, um bom gestor precisa sempre trabalhar novas estratégias no seu plano de negócios.

E se você não sabe como aplicar o pós-venda, fique calmo! Ao longo do artigo nós vamos explicar o conceito e te dar algumas dicas preciosas de como você pode aplicar na sua empresa para aumentar os seus lucros, como por exemplo:

Entendendo o conceito de pós-venda

Dicas de como aplicar o pós-venda no plano de negócios da sua empresa

Dica 1: Resolva problemas rapidamente

Dica 2: Invista em serviços de autoatendimento

Dica 3: Desenvolva ofertas especiais ou recompensas

Dica 4: Crie processos dinâmicos

Dica 5: Treine sua equipe

Entendendo o conceito de pós-venda

É uma estratégia para melhorar continuamente o atendimento ao cliente, por meio de acompanhamento e indicações após a venda. Com essa ferramenta você consegue detectar possíveis falhas em processos, atendimento ou nos serviços prestados.

Além disso, você também consegue mapear as preferências individuais dos seus clientes, e assim, fica mais fácil ofertar novos produtos e realizar uma venda certeira, aumentando os seus lucros.

Como aplicar o pós-venda no plano de negócios da sua empresa

Existem várias maneiras de realizar o pós-venda para aumentar os seus lucros e se destacar no mercado. Mas antes de você reformular o seu plano de negócios, focando neste objetivo em específico, confira as 5 dicas que separamos para você aplicar de forma certeira essa estratégia de venda na sua empresa.

Dica 1: Resolva problemas rapidamente

Todo bom empreendedor sabe que qualquer problema durante o processo de venda deve assumir a responsabilidade de encontrar a melhor solução, de maneira rápida, para o seu cliente. Para ter um feedback da qualidade do atendimento ou dos serviços prestados, e consequentemente, melhorar o seu pós-venda, você precisa ser altamente aberto para sugestões e reclamações.

Para isso, dê liberdade e fácil acesso para que seus clientes tenham lugar de fala. Isso pode ser feito no caixa, por exemplo, na hora em que ele está finalizando uma compra. Pergunte se ele foi bem atendido, ou se possui alguma reclamação ou sugestão para fazer, para que vocês possam sempre melhorar.

Caso sua empresa tenha porte médio, pode apostar em uma equipe voltada apenas para isso. Centrais de atendimento são muito bem-vindas para que toda e qualquer situação seja exposta pelos clientes e esclarecidas da melhor forma pela sua equipe.

Dica 2: Invista em serviços de autoatendimento

Algumas coisas como por exemplo guias de uso, fóruns ou FAQ podem ser facilmente disponibilizados para os seus clientes, para que eles possam resolver pequenos problemas sozinhos. Dessa maneira, você consegue economizar tempo e dinheiro para as coisas menores e focar toda a sua energia em conflitos maiores.

Dica 3: Desenvolva ofertas especiais ou recompensas

Outra estratégia eficaz de pós-venda é oferecer ofertas especiais ou recompensas, como forma de fidelizar ainda mais os consumidores. A ideia é simples, a cada compra realizada, você pode oferecer descontos, brindes ou outros benefícios exclusivos na próxima vez em que o cliente for na sua loja.

Neste caso, uma atividade muito comum é fazer um cartão fidelidade, com pontos cumulativos. Geralmente a cada nova compra realizada pelo cliente, ou acima de um valor específico estabelecido, você carimba, até que ele acumule pontos e troque por algo na sua loja, seja desconto na próxima compra ou até mesmo para retirar algum produto.

Outra forma altamente eficaz é divulgar os lançamentos para quem comprou com você antes. Afinal, como eles são realmente clientes fiéis, a possibilidade deles comprarem novamente na sua loja é maior do que os novos.

Neste caso, as possibilidades são inúmeras, você precisa testar a que mais combina com o seu negócio e com a sua clientela.

Dica 4: Crie processos dinâmicos

Os problemas estão frequentes? Então é um mal sinal! Cheque todos os processos da sua empresa e realinhe o que precisa ser melhorado.

Verifique se cada membro da equipe está desempenhando sua função de forma correta e se estão sabendo agir corretamente com os clientes.

Para ter um controle melhor dessa parte mais operacional, tenha um fluxograma para acompanhar as tarefas que estão endo realizadas e encontrar possíveis gargalos.

Se você já se certificou de tudo e identificou que sua equipe precisa de treinamento para isso, essa é a nossa próxima e última dica para você!

Dica 5: Treine sua equipe

O seu sucesso no pós-venda está totalmente relacionado com o desempenho da sua equipe. E se eles não estão capacitados para tal estratégia, é muito difícil alcançar melhores resultados.

Então, vale a pena reforçar que você precisa colocar no seu plano de negócios e reservar uma grana para investir, sempre, em treinamento da sua equipe.

Ofereça todo o suporte para que a sua equipe consiga realizar mais vendas e atender os clientes da melhor maneira possível, priorizando a melhor experiência para o cliente, além de conseguir contornar problemas e oferecer soluções rápidas quando necessário.

Gostou das nossa dicas para melhorar o seu plano de negócios? Invista no pós-venda e aumente já os seus lucros!

 

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