AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Por que automatizar pagamentos de e-commerce?

Por que automatizar pagamentos de e-commerce?

O consumidor brasileiro tem aderido mais às compras virtuais. Isso porque ele tem percebido as vantagens do e-commerce: adquirir diversos tipos de produtos e serviços no conforto de casa, economizando tempo, dinheiro e ganhando segurança, faz com que o consumidor brasileiro tenha maior adesão às compras on-line. Nesse cenário, mais e mais empreendedores veem no e-commerce uma forma de construir um negócio rentável.

No entanto, para a boa operação da loja virtual, é preciso optar por um sistema de pagamento que ofereça agilidade, tranquilidade e que facilite a organização das operações financeiras. Afinal, se o contato com o cliente é menor no universo virtual, é preciso que o profissionalismo transpareça em todos os pontos de contato que o usuário tem com a empresa.

A automatização de sistemas de pagamentos de e-commerce pode profissionalizar o seu empreendimento e impulsionar seus negócios. Quer saber como? Acompanhe o que nós preparamos para você!

 

O que é a automatização de sistemas de pagamentos de e-commerce?

 

automatizar-pagamentos-ecommerce

A automatização de pagamentos envolve a integração eletrônica de sistemas internos e externos. Eles são ligados aos fluxos financeiros de uma empresa e, em geral, é implementada com através de softwares e empresas especializadas nesse serviço.

Os combos de gateway, por exemplo, são responsáveis por fazer a ponte entre a loja virtual e os adquirentes, que são responsáveis pela análise e processamento das transações comerciais como Cielo, Rede e Stone.Dessa forma, os gateways se comunicam com o sistema dessas empresas, que autorizam, ou não, as transações.

Com isso, o lojistaconsegue ter mecanismos automatizados para realizar filtros cadastrais, gerenciamento de cobranças e gerar boletos e relatórios.

 

Unificando sistemas de controle

 

A unificação dos variados sistemas de controle de pagamentos é essencial para o bom funcionamento das empresas modernas. Afinal, de pouco vai adiantar automatizar sistemas de produtos e serviçosse você ainda faz o controle de caixa em cadernos.

 

Aprimorando a segurança contra fraudes

 

Toda transação financeira contém um risco embutido. No e-commerce, essas transações são responsabilidade do lojista e é importante que ele tenha suporte de uma empresa de gestão de riscos. Com o uso de sistemas antifraude, é possível detectar informações falsas e diminuir os riscos de compras fraudulentas.

A automatização do sistema de pagamento consegue integrar operações do gateway, antifraude, adquirentes e empresas de conciliação. Isso permite que a segurança das transações seja gerenciada em um só fluxo.

 

Aumentando a eficiência corporativa

 

A sistematização financeira integrada aos demais sistemas é muito importante para aumentar a eficiência corporativa. Agregar diversas informações em um só local, possibilita maior velocidade nas análises contábeis, elaboração de planejamentos e levantamento de inadimplências.

A automatização de sistemas de pagamento possibilita que funcionários de diversas áreas acessem as funcionalidades. Para garantir ainda mais eficiência, é importante promover um treinamento para apresentar os novos processos.

 

Facilitando o acompanhamento de sua conta empresarial com precisão

 

Instituições financeiras e bancos oferecem serviços de automação que podem ser integrados ao seu sistema. Assim, é possível acompanhar gastos, verificar a natureza das despesas, formas de pagamento e outras informações de sua conta empresarial com a ajuda de seus sistemas internos.

tecnologia é sempre o melhor caminho para reduzir erros. Empresas que não utilizam esse tipo de tecnologia, tendem a perder dados, causar gargalos de comunicação e deixar equipes desorientadas.

Em organizações menores, é possível organizar as finanças desse modo por um curto período de tempo, mas aqueles que desejam crescer, precisam pensar em como escalonar os processos e torná-los mais fluidos.

 

Agilizando a emissão de boletos

 

Empresas do setor de comércio precisam se preocupar muito com a cobrança dos clientes para que possam receber os pagamentos o mais rápido possível. É preciso expandir as maneiras de emitir e enviar boletos para tornar esse processo mais eficiente.

Um sistema automatizado permite que, com alguns cliques, o título de cobrança ou pagamento chegue ao cliente. Existem também recursos para envio de lembretes de pagamento programados.

 

Reduzindo os custos na empresa

 

A instalação de um sistema de gestão financeira exige investimentos, mas isso não significa que tenha um custo inacessível. Na verdade, esse investimento retorna uma diminuição significativa nos custos da empresa. Afinal, você não precisa gastar tempo repetindo a execução de uma atividade. Sistemas de gestão financeira tornam o processo mais fluido, permitindo que você precise de menos colaboradores para desempenhar essa função.

 

Aumentando suas conversões

 

A automatização dos sistemas de pagamentos de e-commerce também serve para deixar os processos mais simples para os clientes. Eles podem economizar tempo evitando o preenchimento dos dados de cadastro, reduzir o tempo de operações e trazer mais praticidade ao usuário. Além disso, o abandono de carrinho diminui com a melhora na experiência de compra do cliente.

É importante lembrarmos que, segundo a E-Commerce Brasil, aproximadamente 63% dos carrinhos são abandonados em lojas virtuais. Esse resultado é devido, principalmente, aos obstáculos criados no momento do checkout, que complica a finalização das compras, como demonstra a pesquisa da Baymard.

Um sistema automatizado de pagamento maximiza as conversões e faz com que as transações sejam feitas com mais velocidade. No caso dos gateways de pagamento, é possível dar mais liberdade para que a sua loja construa o checkout da forma que for mais conveniente para o cliente, oferecendo serviços como pagamento recorrente e compra com um clique.

A ampla oferta de bandeiras de cartão, bem como o checkout transparente, possibilita que o usuário não seja redirecionado para páginas externas durante a finalização da compra. O resultado? Um cliente mais seguro e o aumento das vendas!

 

Sobre o autor:

MundiPagg – É uma plataforma que gera negócios através da tecnologia em pagamentos. Através de sua API, oferece serviços flexíveis para pagamentos inteligentes, modelos de assinaturas, diferentes tipos de checkouts e ainda a possibilidade de gestão da carteira de clientes do e-commerce.

One thought on “Por que automatizar pagamentos de e-commerce?

  1. Reply
    Black Friday: 3 dicas para o e-commerce ficar estável - Super Atualizado
    Outubro 9, 2017 at 11:56 am

    […] comemorativas e sazonais são essenciais para aumentar o faturamento do e-commerce, pois o número de acesso nos sites e a quantidade de vendas crescem […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *