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Por que mapear o comportamento do consumidor é importante?

Por que mapear o comportamento do consumidor é importante?

Diversos fatores ajudam na composição de um negócio, mas sem dúvidas, o cliente, ou melhor, o comportamento do consumidor assumem um papel fundamental quando o assunto é o sucesso de um negócio e as estratégias traçadas para alcançar o público com qualidade. 

 

Afinal, com o aumento da concorrência e a expansão das marcas, é essencial adotar técnicas e estratégias que visem compreender o comportamento do consumidor no atendimento ao cliente, de modo a tornar as interações mais efetivas para a conversão e fidelização desses usuários.

 

Com o passar dos anos, o cliente parou de ser visto somente em um aspecto de venda e lucro, partindo também para uma humanização da marca e, consequentemente, um processo de interação. 

 

Mais ainda, empresas que não se adaptam a essas mudanças correm o risco de ficar para trás. 

 

Por isso, se você é empreendedor ou atua na área de marketing de uma empresa é fundamental conhecer sobre esse assunto. Confira nossas dicas no decorrer do artigo a seguir: 

Compreender o cliente é fundamental para o seu negócio 

Já se sabe que a definição do público-alvo de uma empresa é um dos elementos mais importantes quando um negócio começa a funcionar. 

 

Para entender esse consumidor, é fundamental realizar um estudo de mercado para entender se existem mais homens ou mulheres, a idade predominante, escolaridade, gostos, comportamentos e áreas de atuação. 

 

Com isso, a empresa consegue desenvolver estratégias para oferecer seus produtos e serviços no momento em que seu cliente mais precisa! 

 

Com o avanço das redes sociais, ficou muito mais fácil interagir com os clientes e desenvolver técnicas de compreensão desse comportamento, que falaremos mais adiante. 

 

Neste contexto, uma das técnicas diz respeito ao uso de redes sociais, assim como de aplicativos de mensagens e de serviços que tornam o dia a dia do consumidor muito mais fácil e agilizam a jornada de compra.

 

Por exemplo, para empresas que trabalham com a comercialização de alimentos, como restaurantes, bares, hortifrutis, pizzarias, dentre outros, contar com um cardápio online com pedidos via whatsapp tornou-se quase um item indispensável, visto que oferece facilidades e confortos ao consumidor, e reduz custos e tempo na efetivação da compra.

 

Desse modo, é importante atrair e captar os clientes que estão no ambiente digital. Com isso, as plataformas digitais contribuem para o aumento no número de vendas, desde que estratégias sejam traçadas adequadamente, considerando esses canais.

 

Até porque, não adianta ter um whatsapp se a empresa não tem um funcionário dedicado para responder as mensagens do cliente. 

 

Ou seja, a compreensão do comportamento faz com que a empresa passe por adaptações e inovações para oferecer o melhor serviço, a depender das reais necessidades e escolhas do cliente. 

 

Com isso, além de atrair novos clientes, a empresa consegue fidelizar aqueles que já são “da casa”. 

Mas, qual é o comportamento do consumidor?

Quando falamos sobre o comportamento do cliente, ou consumidor, nos referimos às ações que ele realiza para concluir uma compra. 

 

Isso pode envolver hábitos, interesses e até mesmo emoções em relação a um produto ou serviço. Ou seja, uma pessoa representa um conjunto de fatores que envolve suas crenças e percepções sobre um determinado assunto e que são determinantes na jornada de compra e consideração por uma determinada empresa, por exemplo, valores em comum.

 

Além disso, outros fatores como personalidade, gênero, idade e classe social acabam afetando sua jornada de compra e, consequentemente, suas escolhas. 

 

Por exemplo, quando pensamos no seguinte produto “meias para ciclistas” imaginamos um material que seja resistente, criado para pessoas que são atletas, que contam com um sistema de compressão e até mesmo de maior proteção para a perna, no caso de acidentes.

 

Neste caso, a empresa já sabe o público direcionado e o interesse para a obtenção desse tipo de produto.

 

Esse interesse, sem dúvidas, sofreria alteração se o produto fosse uma meia infantil, ou uma meia para idosos. 

 

Perceba como o tipo de público afeta o produto e vice-versa.  Consequentemente, a estratégia de venda e marketing que será desenvolvida para conquistar o cliente também deve ser alterada. 

 

A partir da compreensão sobre o que é o comportamento do consumidor e seus interesses, que direcionam as campanhas da marca, é importante entender os benefícios que sua empresa ganha com a análise desses aspectos. Confira a seguir. 

Por que você deve se preocupar com o comportamento do seu cliente?

Já que o cliente é uma peça fundamental para o crescimento de uma empresa e que ele deve ser visto com humanização, as empresas que desejam se consolidar no mercado precisam passar por um processo adaptativo que envolve inserir a opinião do consumidor na criação de estratégias. 

 

Essa compreensão sobre o público é importante porque traz diversos benefícios para a empresa e neste artigo, listamos oito deles para você:

 

  1. Possibilidade de crescimento e expansão do negócio;
  2. Aumento no número de vendas;
  3. Atração de novos clientes no ambiente digital;
  4. Direcionamento assertivo de investimentos; 
  5. Ações baseadas em estratégias; 
  6. Geração de lucros para a empresa;
  7. Diferenciação diante da concorrência;
  8. Melhora a satisfação e fidelização do cliente. 

 

Diante de todas essas vantagens, já dá para perceber como o entendimento sobre o comportamento do consumidor é importante para um negócio, principalmente, por ajudar a otimizar diversos procedimentos internos de planejamento de ações. 

 

Com essa otimização, a empresa consegue ganhar tempo e não perder dinheiro investindo em algo que não terá um retorno satisfatório. 

 

O mais interessante é que todas as empresas podem adotar estratégias de captação e fidelização dos clientes a partir da jornada do consumidor. 

 

Isso vale para negócios que oferecem serviços de gestão contábil, tributária, de pessoal, por exemplo, como também para lojas de roupas ou eletrônicos. Mais ainda, é crucial ressaltar que isso se aplica também para pequenas, médias e grandes empresas. 

 

Outra vantagem bastante interessante diz respeito a alguns insights que a empresa consegue ter após a realização de uma ação de identificação do comportamento do consumidor.

 

Isso representa ter novas ideias, muito mais criativas e segmentadas, a depender do público. 

 

Por exemplo, sua empresa pode trabalhar com a venda de produtos de refrigeração e você perceber que os clientes também gostariam de ter uma assistencia tecnica camara fria, de modo a oferecer manutenções regulares – facilitando a relação pós-compra – e otimizando o cuidado com produtos e ambientes.

 

Ou seja, o cliente não deseja somente comprar a câmara fria expositora ou outro modelo, mas ele também quer assistência. 

 

Tendo isso em vista, é possível que, por meio da jornada do consumidor, direcionar e/ou incluir novos produtos e serviços para atender esse mercado consumidor, desde que se mostre uma ação vantajosa para o negócio continuar se desenvolvendo.

 

A partir disso, independentemente do seu negócio, vale a pena investir nesse tipo de estratégia, assim como em um time que atue nesse segmento mais direcionado ao cliente.  

Como eu consigo identificar esse comportamento?

Agora que você já conhece a importância de compreender o comportamento do cliente para o crescimento do seu negócio, chegou o momento de saber as técnicas necessárias para que essa compreensão ocorra. 

 

Para identificar o comportamento do seu cliente e até mesmo desenvolver uma persona (personagem semi-fictício criado pela empresa para representar um tipo de cliente), é fundamental apostar no uso de recursos tecnológicos para isso. 

 

Por isso, uma estratégia importante se dá através da realização de pesquisas de opinião, conversas com um grupo focal de clientes e até mesmo, o envio de formulários online para o email dos clientes cadastrados. 

 

Como existe uma tendência ao aumento de compras online, é fundamental que o empreendedor busque desenvolver sua base de dados, apostando em tecnologia e inovação. 

 

Por exemplo, não adianta mais pensar somente em uma loja física de embalagens palhoça SC

 

Pelo contrário, é preciso desenvolver estratégias que ajudem a mapear de onde as pessoas solicitam essa embalagem para realizar vendas online e a entrega dentro de uma logística planejada. 

 

Ao lançar um produto ou serviço, a empresa pode questionar os clientes sobre suas motivações com a compra, o que mais interessou ou despertou sua atenção. 

 

Nas redes sociais e em sites também é possível utilizar técnicas de inteligência de dados e realizar uma avaliação detalhada das campanhas para identificação precisa do público. 

 

Isso sem falar da contratação de um profissional especialista em estudo de mercado ou de público, que será responsável pela elaboração das pesquisas. 

Considerações finais

É muito importante conhecer o comportamento do consumidor para que o negócio continue evoluindo de forma progressiva.

 

Também por conta da mudança nos modelos de compra, atualmente essa análise se torna ainda mais necessária.

 

Inclusive, já existem especializações voltadas para estratégias de consumo que são ofertadas em cursos de pós-graduação e que podem ser direcionadas aos funcionários de sua empresa, em busca de uma qualificação profissional e melhor entendimento dos leads e clientes. 

 

Contar com um bom time da área de marketing e estratégia de vendas é importante para ter esse olhar mais direcionado e sensibilizado em relação às pautas que envolvem os clientes. 

 

Vale a pena ressaltar que é importante dar uma atenção especial à comunicação visual no momento de desenvolver estratégias para o consumidor, sobretudo, após identificar o seu comportamento e preferência. 

 

No momento de divulgar uma ação, por exemplo, é possível apostar em banner, cartaz e até mesmo, de faixas. 

 

Com isso, sua empresa terá mais sucesso no mercado, sobretudo, em seus investimentos e áreas de atuação, ganhando a credibilidade para atrair novos clientes!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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