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Por que o employer branding pode ser um benefício para colaboradores?

Por que o employer branding pode ser um benefício para colaboradores?

Como seu próprio nome diz, o Recursos Humanos tem a importante tarefa de cuidar das pessoas da empresa e, para isso, é preciso olhar para diversas frentes. Seja atração e retenção de talentos, custo do presenteísmo e absenteísmo, ações de treinamento e desenvolvimento, ter estratégia para as equipes é essencial.

E é exatamente com o intuito de olhar para as pessoas e dar experiências positivas para seus colaboradores que surge o employer branding. Olhar para ele é dar um tipo de benefício para as pessoas na empresa e levar muitas vantagens para seu negócio.

Você sabe do que se trata essa estratégia? Reunimos informações importantes, confira!

O que é o employer branding?

O employer branding, ou algo como marca do empregador em tradução literal, é um conjunto de técnicas e ferramentas para fortalecer a marca como boa empregadora, reforçando os pontos positivos de trabalhar na empresa para aumentar o grau de pertencimento dos colaboradores e incentivar que outros profissionais queiram fazer parte da experiência.

Quando bem planejada e executada, o employer branding faz com que os colaboradores enxerguem a empresa além de horas trabalhadas e passam a fazer parte verdadeiramente do ambiente, buscando se desenvolver junto com a organização.

Contar com ótimos talentos é essencial para atingir os objetivos de negócio e gerar lucros para as empresas. Além disso, mais do que ter pessoas com boas habilidades e competências, é necessário ter pessoas que sejam motivadas, engajadas e que realmente vistam a camisa e busquem os objetivos das organizações.

Para que isso aconteça, os funcionários precisam se sentir motivados, reconhecidos e importantes dentro do seu negócio. Isso vai além de remuneração e benefícios palpáveis e passa por séries de estratégias e ações internas que promovem a cultura organizacional no ambiente.

Para ter um employer branding fortalecido dentro do ambiente de trabalho, é essencial pensar em alguns pilares para sua construção:

  • Cultura organizacional: A composição de valores, crenças, regras, hábitos e identidade das empresas é um dos grandes motores para essa estratégia, afinal, é a cultura que sustenta e representa a forma de agir e pensar do negócio e devem ser seguidas por seus componentes.
  • Foco: Para que o employer branding funcione é preciso do envolvimento de todos dentro da empresa, principalmente dos líderes e do setor de RH. É fundamental reunir pessoas estratégias para criar ações e levar os colaboradores para esse jogo, afinal, são eles os grandes beneficiados e devem ser ouvidos.
  • Experiências: São as experiências do público interno e externo que vão dizer se o employer branding está sendo conquistado da forma esperada ou não. Por isso, é essencial dialogar com os colaboradores, pedir feedback e agregar valor à marca.

Quais os benefícios do employer branding para pessoas e negócios?

Ao entender mais sobre o employer branding, você deve ter percebido algumas possibilidades que ele pode agregar ao negócio, não é mesmo? Muitas podem ser as vantagens que essa estratégia proporciona às pessoas e à organização. Confira algumas delas!

Atrai talentos

A atração de talentos é um dos grandes objetivos e vantagens do employer branding. Com uma boa reputação de marca, certamente é possível atrair ótimos profissionais e montar times de alto desempenho.

Além disso, com culturas e práticas definidas, fica mais fácil que os candidatos se identifiquem com seu local de trabalho e tenham certeza de que querem fazer parte e de desenvolver naquele ambiente.

Aumenta a satisfação e produtividade

Ao sentir-se mais envolvido com as empresas e seus objetivos, os funcionários aumentam seu comprometimento, produtividade e nível de entrega.

Ao ter práticas direcionadas para colaboradores, as pessoas passam a ter uma melhor relação com a empresa, fomentando suas relações interpessoais e as formas que veem a organização, afetando positivamente no clima organizacional e na satisfação de fazer parte do negócio.

Diminui o turnover

Um alto índice de turnover, ou seja, de saídas e rotatividade de funcionários tem impacto negativo para as empresas e para os colaboradores que precisam ensinar novos funcionários e constantemente se adequarem às pessoas e clima organizacional.

Ao ter um forte employer branding esse índice diminui, aumentando a retenção de talentos na empresa. Os profissionais motivados e satisfeitos em seus postos desejam permanecer e crescer com a organização, por isso, demoram a sair das organizações, mantendo os times e coesos e com os melhores talentos por longos períodos.

O employer branding é uma estratégia essencial para os negócios e é preciso pensar que ela é feita de dentro para fora. É preciso conquistar os funcionários para aumentar a sua reputação e assim, ser capaz de atrair novos talentos.

Cuidar do público interno e da imagem de uma empresa é primordial para se dar bem no mercado atual e estar um passo à frente da concorrência. Como sua empresa tem olhado para isso? Aproveite que você sabe mais sobre o tema e trace suas estratégias!

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