AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Por que o Picking e Packing são tão importantes para o e-commerce?

Por que o Picking e Packing são tão importantes para o e-commerce?

Existem diversas opções para melhorar a performance dos processos dentro de uma empresa.

Os dois fatores que mais irão contribuir são o picking e o packing.

De antemão, o picking tem a função de capturar e separar os produtos no estoque, antes de serem enviados aos clientes ou depósitos, é conhecido como um processo de preparação.

Já o packing é o processo responsável pela embalagem do produto.

Ambos são fundamentais para melhorar qualquer operação logística.

Você sabia que eles são importantes para o e-commerce e  para a gestão empresarial? Continue o artigo e descubra o porquê!

Por que o Picking e Packing são tão importantes para a logística do e-commerce?

O comércio eletrônico é um setor que não para de crescer.

As lojas virtuais carregam a missão de conseguir suprir todas as necessidades e ter um controle dos custos de todas as suas operações.

Algumas empresas estão apostando em OKR para times de produto, a ideia é garantir uma gestão que promova o engajamento entre os colaboradores, aumentando a produtividade das empresas.

O objetivo do Picking e Packing é controlar e evitar gastos desnecessários no estoque com produtos de menor saída.

O que é Picking e Packing?

Os conceitos que definem Picking e Packing são fundamentais para um bom funcionamento de todas as atividades de um e-commerce.

Contudo, permitem uma gestão mais rigorosa de todo o estoque, visando excelência perante os consumidores.

Em dias atuais, os consumidores estão menos tolerantes para entregas de longo prazo ou que apresentem erros.

Dessa forma o picking e packing fazem toda a diferença entre os processos.

Picking:

De modo geral, Picking é o nome dado aos processos logísticos dentro de um e-commerce, que estão relacionados a separação, preparação dos pedidos e envio.

É um facilitador para que o pedido seja entregue no prazo e da forma correta.

Pode ser observado que as empresas estão investindo em tecnologia, com isso, é notório a melhoria na agilidade e a precisão durante a separação dos produtos.

Tipos de picking

Cada organização define qual Picking atende melhor às suas necessidades.

Conheça os métodos que podem ser utilizados durante esse processo.

Ø  Picking discreto: é quando um funcionário executa todo o processo do começo ao fim, preparando sempre um produto por vez;

Ø  Picking por onda: nesse método, cada funcionário se responsabiliza por um produto, mediante um intervalo de tempo entre eles para evitar o acúmulo de pedidos entre os turnos;

Ø  Picking por zona: o estoque é dividido por tipo de produto. O operador recebe o pedido, separa os produtos e despacha quando estiver completo.

Ø  Picking por lote: um funcionário é responsável por separar em uma só vez produtos de pedidos distintos.

Formas de melhorar o picking

Os métodos do picking podem ser aplicados de forma separada ou não.

Entretanto, existe a possibilidade de fazer com que o processo sofra melhorias, aproveitando todas as estratégias logísticas.

Confira:

  •       Seja atento ao espaço do galpão (layout);
  •       Facilite a identificação dos seus produtos;
  •       Use e abuse da tecnologia.

Seguindo essas possibilidades de melhorias, será mais prático manter o ciclo de separação e envio em perfeito funcionamento.

Packing:

O Packing nada mais é do que o processo de embalagem do produto antes do envio.

A forma que essa embalagem ocorre faz total diferença na entrega ao cliente.

O método conta com alguns objetivos, são eles:

Ø  Unitização do pedido;

Ø  Manutenção e qualidade do produto;

Ø  Prevenção de furtos e roubos durante o envio.

Como organizar o Packing de forma eficiente

Para que o Packing ocorra com eficiência é necessário que as etapas logísticas sejam executadas da forma correta.

Para isso:

  •       Colete dados relevantes do produto;
  •       Tenha conhecimento de toda etapa de embalagem;
  •       Defina o melhor lugar para o Packing.;
  •       Evite desperdícios;
  •       Utilize as ferramentas corretas.

Com essas dicas, e o auxílio da tecnologia suas operações certamente ficarão melhores e reduzirão custos.

Com isso as entregas serão mais rápidas.

Packing como estratégia de posicionamento de marca

A comunicação entre a embalagem e a marca precisam estar alinhadas, assim o cliente irá reconhecer o seu produto facilmente.

As informações da embalagem precisam ser claras e objetivas.

É válido apostar no marketing 5.0. a modalidade é responsável por conectar o cenário atual com o futuro, ficando atento às necessidades do público-alvo.

Como otimizar o Picking e Packing?

Para otimizar e tornar os processos de Picking e Packing mais ágeis, as empresas estão apostando em máquinas automatizadas.

As máquinas facilitam o trabalho dos separadores e principalmente das embalagens.

Ademais, é preciso ter um sistema de gestão especializado para que as etapas sejam realizadas.

O gestor precisa se assegurar de que seus funcionários estão aptos a realizarem as atividades corretamente.

Feito isso, você certamente terá bons resultados com a venda em seu e-commerce, proporcionando excelentes experiências aos seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *