Por que adotar a Contabilidade Digital?

Contabilidade digital

A revolução tecnológica em decorrência dos computadores e da internet vem transformando a forma como muitas profissões realizam suas atividades, e não poderia ser diferente com a atividade contábil.

O uso da tecnologia gera um ganho em eficiência, ao utilizar ferramentas como o serviço em nuvem, mobile e plataformas digitais.

Suportada por esses avanços, surgiu a Contabilidade Digital.

O que é a Contabilidade Digital?

 

Em primeiro lugar, a Contabilidade Digital não é meramente um escritório virtual ou atender o cliente via internet. 

A melhor forma de entender o conceito é visualizar a internet como um meio para a troca dinâmica de dados e, através disso, permitir a realização das tarefas contábeis de forma mais rápida. 

Sua proposta consiste em utilizar ferramentas online para tornar a atividade contábil mais produtiva e eficiente, tanto para o contador quanto para o cliente. 

Dado o grau de complexidade das obrigações fiscais e contábeis, tanto na contabilidade tradicional quanto na digital, o papel do contador é fundamental para garantir o nível de qualidade que a tarefa exige. 

Por que adotá-la?

 

O modelo de Contabilidade Digital usa a tecnologia para ganhar em produtividade e eficiência, ao integrar sistemas, tanto quanto possível, da escrituração às demonstrações contábeis.

Ainda coleta e entrega documentos de clientes, disponibiliza guias, relatórios gerenciais, tudo por meio de portal eletrônico, o que garante maior agilidade e praticidade.

Com isso, o contador tem tempo para exercer outras atividades como consultoria e desenvolvimento de seus clientes.

Oferece um cardápio mais amplo de serviços e, em alguns casos, integra essas ferramentas ao serviço contábil sem custo adicional.

Sua principal bandeira é agregar valor ao cliente e ajudá-lo a obter sucesso em seu negócio.

Quais São Os Benefícios Da Contabilidade Digital?

 

Confira abaixo quais são as suas vantagens e como ela pode auxiliar sua empresa.

  1. Facilidade na troca de arquivos e documentos

 

Uma das principais vantagens da Contabilidade Digital é a facilidade. Através dela arquivos, documentos e outros são enviados de forma rápida.

São armazenados logo num local de acesso integrado para ambas as partes, contador e empresa.

Isso melhora o controle, pois, o profissional tem acesso a informações constantes. Enquanto, o empreendedor tem um acompanhamento quase que em tempo real do desempenho de seu negócio.

Essa integração contábil possibilita uma melhora no desempenho financeiro e econômico de negócio e garante uma melhor tomada de decisão.

  1. Maior economia nos processos operacionais

 

Outra vantagem da Contabilidade Digital é que ela reduz o custo operacional das empresas.

Uma vez que essa integração é facilitada, as questões são resolvidas muito rapidamente. Logo, isso faz com que a eliminação de retrabalho seja possível.

Através da internet a consultoria é feita de forma ágil e automatizada, levando a uma solução de problemas em tempo real.

O que torna a gestão mais eficiente e bem planejada. Tornando a comunicação dentro da empresa muito mais assertiva na hora de estabelecer os processos.

Em consequência os erros são reduzidos, juntamente com o uso inadequado de matérias-primas e outros problemas que elevam os gastos!

  1. Contador consultor

 

Com o ganho de produtividade proporcionado pela Contabilidade Digital, abre-se espaço para o contador exercer um papel mais consultivo, tornando-se quase um parceiro do negócio.

Conclusão

 

A Contabilidade Digital veio para trazer mais facilidade, rapidez, produtividade e segurança para o contador e os clientes. 

Se o seu contador ainda não entrou nessa nova fase ou se você está cansado de ter suas demandas ignoradas, não perca tempo e mude para a Contabilidade Digital. 

Mudar de contador é mais fácil do que você imagina.

Veja também

Leave a Comment