Estratégia B2B: principais táticas de marketing digital

Marketing Digital

Torne a estratégia B2B da sua empresa mais eficiente com métodos e práticas de marketing digital que realmente fazem a diferença!

O marketing digital é essencial para todos os tipos de negócios. Não é diferente quando falamos em uma estratégia B2B, ou seja, em empresas que vendem para outras empresas.

Neste artigo, além demonstrar a importância de inserir métodos e práticas de marketing digital em organizações B2B, vamos apontar caminhos para implementá-los. Acompanhe!

A importância do marketing digital em uma estratégia B2B

Nos últimos anos, a demografia e os hábitos dos compradores B2B mudaram radicalmente. Há estimativas de que profissionais com idade entre 18 e 34 anos representam quase metade de todos os compradores B2B. Isso significa que se trata de um público ambientado com a tecnologia digital e, portanto, espera de seus fornecedores soluções digitais. 

Além disso, outros estudos apontam que clientes B2B utilizam regularmente ao menos seis canais de interação durante todo o processo de tomada de decisão.

Qualquer marca séria sabe o quão crítico é o marketing digital na geração de leads, no relacionamento com o cliente, entre outras frentes. Acabou o tempo em que utilizar o digital era uma inovação, um diferencial.

Hoje, os elementos de diferenciação estão muito mais na maneira com que essa tecnologia é utilizada, uma vez que ela já está incorporada no dia a dia de todos.

Aqui está um resumo dos principais benefícios que o marketing digital oferece a uma estratégia B2B:

  • aumento das vendas: com canais online, quem vende e quem compra pode dinamizar seus processos;
  • relacionamento mais próximo: com e-mail marketing, aplicativos e outras ações digitais, ser lembrado pelo cliente é mais fácil, rápido e barato;
  • melhor gestão da marca: a maneira como a marca é vista está sob o controle da empresa; ela determina como será vista nos ambientes digitais, não terceiriza e nem gasta milhões para se manter em evidência;
  • capacidade de mensuração de resultados: no ambiente digital, é possível direcionar ações para o público certo e na hora certa; e verificar os resultados em tempo real — para mudar a rota antes do final de uma campanha, por exemplo.

Principais táticas de marketing digital para uma estratégia B2B

Confira, a seguir, quais são as principais métodos e práticas de marketing digital que não podem faltar em uma estratégia de negócios B2B.

Canais digitais próprios

Parece básico, mas muitos negócios B2B ainda não entenderam que precisam criar seus próprios canais digitais. Um bom site institucional e presença nas redes sociais onde seu público-alvo está são coisas básicas.

Empresas mais arrojadas estão investindo em e-commerce e em aplicativos, por meio dos quais proporcionam uma experiência mais moderna e amigável a seus clientes e potenciais clientes.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia que faz do comprador o protagonista. Ele aproveita os novos hábitos  dos compradores B2B (de pesquisar e fazer pedidos via web), traçando uma jornada de compra sob medida/personalizada.

Por meio de conteúdo estratégico distribuído em canais específicos, a empresa atrai clientes potenciais, os converte em prospect e em seguida em clientes. Tudo isso de maneira automatizada, com o mínimo de contato humano. E isso reduz custos e melhora a produtividade, ao mesmo tempo em que atende os clientes com mais eficiência.

Marketing de Conteúdo

A criação e distribuição estratégica de conteúdos também é muito importante. Uma estratégia de marketing de conteúdo ajuda a posicionar a marca nos buscadores da web (com SEO e outras técnicas), consolidar a confiança e conduzir clientes para decisões de compra. 

Em vez de patrocinar conteúdo alheio, a empresa cria e publica seus próprios materiais (em seu blog, nas redes sociais, em espaços de parceiros etc.). Dessa maneira, tem controle de como apresenta seu universo de negócios, atrai leads e os conduz em um funil de vendas estrategicamente desenhado.

E-mail marketing

Parte de uma estratégia de marketing de conteúdo, o e-mail marketing é usado para levar as mensagens das marcas B2B diretamente à caixa de entrada de clientes e prospects. 

A eficiência dessa tática pode ser bastante substancial quando bem estruturada. Obviamente, é preciso conhecimento dos métodos bem como utilizar boas plataformas de distribuição e mensuração de resultados. 

E-commerce

O e-commerce B2B também vem sendo adotado com maior frequência no Brasil. Em vez de gastar tempo e dinheiro apenas com uma força de vendas tradicional, as empresas que vendem para outras empresas estão criando suas próprias lojas virtuais. Algumas preferem investir em marketplaces, onde oferecem seus produtos e serviços em “vitrines virtuais” já consolidadas no mercado.

Como você viu, há diversas táticas de marketing digital que empresas com estratégia B2B podem usar para potencializar seus negócios. 

Aqui na Tech4biz, nós ajudamos nossos clientes nos mais variados segmentos do mercado a explorar melhor as facilidades do digital em suas estratégias B2B. Nossa experiência nos mostra que os resultados são palpáveis.

Como está sua estratégia B2B? Quais dessas táticas de marketing digital já estão em funcionamento em seu negócio? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a vender mais e aumentar a lucratividade!

 

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