7 dicas de manter a produtividade da sua equipe

produtividade

Uma das maiores preocupações de um gestor é manter a produtividade da sua equipe alta. Tratar de produtividade no Brasil é um tanto complicado. Brasil teve uma queda considerável em sua produtividade desde 2014. Já que segundo a Conference Board, a produtividade do brasileiro equivale a 25% da produtividade do americano.

Recentemente o Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), Fundação Getúlio Vargas, relatou que a melhoria na escolaridade foi insuficiente para aumentar a produtividade no país.

É claro que os problemas que envolvem o assunto não se referem apenas ao trabalhador. Temos muitas questões como tecnologia, e burocracia e infraestrutura que afetam a produtividade como um todo. E algumas dessas soluções podem ser resolvidas com uma organização melhor da empresa, uma gestão de recursos, equipes e projetos.

Aqui o problema está tanto nas questões técnicas quanto financeiras. E as respostas para resolver estes problemas, de modo geral, não são fáceis, já que o problema está na cultura do brasileiro, e podem envolver soluções que necessitam de investimentos.

Mas para manter a produtividade de sua equipe trouxemos algumas dicas:

 

  1. Mensure a produtividade

Um dos principais fatores de manter a produtividade é ter um norte do quanto se deseja produzir. Determine metas quantitativas e demais indicadores de qualidade. As metas precisam ser claras, objetivas, realistas, temporais e mensuráveis. E os demais indicadores servem para complementar estes, geralmente associados à qualidade, para que todos possam produzir muito e com eficiência.

 

  1. Determine prioridades e prazos

A equipe precisa saber o que é mais importante para os resultados da empresa. E para isso as prioridades e prazos devem ser definidos com todos os envolvidos com determinado projeto, colaboradores e gestores. Também é necessário saber diferenciar o que é urgente e o que é prioritário. O prioritário é o que traz maiores resultados, e o urgente, envolve resolver situações que prejudiquem a empresa.

 

  1. Defina responsáveis

É importante solucionar problemas da equipe e delegar as tarefas a serem executadas. O responsável deve ser capaz de coordenar toda a equipe, gerir as informações, encontrar as soluções dos possíveis problemas, e reportar todos os envolvidos e interessados do projeto. Este líder deve ser o maior interessado pela execução do projeto, a ponto que estará sempre atento ao cumprimento dos prazos.

 

  1. Mantenha as equipes interagindo

É difícil em uma empresa que a produção dependa mais de um indivíduo do que determinado grupo. Geralmente são necessárias pessoas trabalhando em conjunto, colaborativamente. Uma equipe precisa de sinergia, ela não é simplesmente um grupo de funcionários. A forma que cada funcionário interage com os demais pode afetar e muito a produtividade de uma empresa. Identificar quais membros trabalham melhores com os outros traz grande avanço no trabalho, e pode até melhorar o ambiente da empresa.

 

  1. Treine e motive sua equipe

Uma equipe capacitada e motivada pode ser o grande resultante do desempenho da sua empresa. Invista em treinamentos que não somente agregue aos processos de sua empresa, mas que também valorize o seu profissional. Isto além de melhorar o desempenho dele no trabalho, agregará também na satisfação dele com a empresa. Para isso também será necessário apresentar alguns indicadores relacionados ao desenvolvimento profissional de cada colaborador ou da equipe.

 

  1. Faça a Gestão do Tempo

Quanto tempo a sua equipe demora em determinada atividade ou projeto? Mensurar isso pode determinar a produtividade, e mostrar quando determinada atividade está demorando para ser finalizada antes que seja tarde demais e comprometa toda a produtividade.

A maioria das empresas que possuem problemas de produtividade costumam também ter problemas de entrega de trabalhos nos prazos determinados. Isso se deve à falta de gestão de projetos para acompanhar as atividades e

Em Projetos chamamos isso de Gestão Tempo, e podem ser utilizadas ferramentas que ajudam a organizar e monitorar estas atividades, tal como EAP, Timesheet e Cronograma, todas encontradas no Artia.

 

  1. Mantenha a Gestão Empresarial

Projetos podem ser comprometidos caso ocorram problemas que não foram planejados. Uma boa gestão financeira, controlar os ativos e passivos de sua empresa,  e fazer o planejamento financeiro, para estimar investimento a longo prazo.

É para isso que uma solução de sistema ERP como a Gestão Click, pode ser uma solução viável. Um projeto parar por falta de orçamento, ou um produto vendido não ser entregue por falta no estoque, podem ser problemas graves em empresas que facilmente são resolvidos com uma melhor gestão.

Veja também

Leave a Comment