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Saiba como estimular a produtividade da sua equipe de forma remota

Saiba como estimular a produtividade da sua equipe de forma remota

Atualmente, o trabalho remoto se tornou algo cada vez mais comum no meio corporativo. Afinal, é um meio seguro e efetivo, se mostrando um novo modelo para proporcionar mais qualidade de vida aos colaboradores sem perder qualidade. No entanto, uma preocupação do home office é quanto a produtividade. Afinal, como ser produtivo trabalhando em casa?

O trabalho remoto dá a possibilidade do colaborador realizar suas tarefas fora do ambiente corporativo, ou melhor, possibilita que ele crie uma ambientação em casa para trabalhar. Inclusive, pesquisas já mostram que a flexibilização do trabalho pode gerar muitos ganhos.

Apesar desse novo meio de trabalho ter se potencializado durante a pandemia da Covid-19, não é de hoje que ele já é utilizado em vários lugares do mundo e se mostra uma tendência crescente no mercado – tendo sido acelerado por conta dessa crise.

Segundo dados do Censo dos Estados Unidos de 2018, 5,2% dos colaboradores do país já trabalhavam em casa, exercendo todas as suas tarefas de forma remota.

Isso se deu pela percepção por parte das empresas que os índices de satisfação no trabalho começaram a subir.

Inclusive, estudos mostram que um trabalhador médio abre mão de até 8% de seu salário pela possibilidade de trabalhar em casa.


Dicas de como a equipe mais produtiva no trabalho remoto


Existem alguns fatores essenciais para uma empresa estimular a produtividade no trabalho remoto que, se forem seguidos, podem dar bons resultados, como:


⦁ Manter uma boa comunicação com os colaboradores mesmo à distância;


⦁ Ter uma gestão de tempo das atividades;


⦁ Controlar a jornada de trabalho;


⦁ Estimular o colaborador a criar um ambiente adequado de trabalho;


⦁ Se possível, marcar reuniões presenciais periodicamente;


⦁ Avaliar a possibilidade de sistemas híbridos.


Rotina e registro de atividades


Oferecer a possibilidade do trabalho remoto é uma relação de confiança entre a empresa e seu colaborador, portanto, o compromisso e produção precisam estar em primeiro lugar.

Para que isso aconteça, é preciso que haja uma organização e rotina dentro da logística da empresa.

Com o trabalho remoto é possível organizar melhor as datas de reuniões para que atenda a empresa, demandas do trabalho, e as necessidades dos colaboradores, já que há um planejamento prévio para esses encontros.

A rotina pode ser estabelecida e melhor controlada/gerenciada por aplicativos, favorecendo a comunicação entre as equipes e o contato com os clientes, como pode ocorrer com o uso de sistemas como o CRM.

Assim, é importante fazer a organização de reuniões, trabalho e produção, sendo facilitada por meio dessas ferramentas.
Foco: ambiente e comunicação
O foco nas atividades é determinante para que o trabalho remoto seja possível, sendo necessário identificar esse aspecto no perfil dos colaboradores.

Isso porque, em casa ou em outro lugar, há diversas situações para descontraí-lo e, consequentemente, tirar sua atenção.

Portanto, é preciso deixar o WhatsApp de lado, junto de outras redes sociais.

Para contribuir nesse sentido, as empresas podem desenvolver uma plataforma de comunicação interna.

Isso é feito de modo que os temas do serviço sejam tratados, sem que haja riscos de interrupções e distrações, também centralizando as informações e mantendo um registro dos contatos.

Com isso, os colaboradores podem fazer reuniões, registrar o andamento de atividades, discutirem sobre suas observações quanto ao CRM plano e manter o foco nas atividades em que realmente é necessário.

Para manter o foco, outro fator determinante é a adequação do ambiente, que precisa ser confortável e favorecer o trabalho.

Assim, o colaborador terá a ambientação, que facilita o foco, além da noção dos horários que são para trabalhar e os que são para lazer.

Um modo da empresa contribuir nesse sentido é manter o acompanhamento do profissional, bem como fornecer estruturas adequadas para a realização dos serviços, como computadores e headphones, conforme a atividade exercida.


Estratégias


As estratégias são fundamentais para o funcionamento do empreendimento e devem estar bem alinhadas entre a equipe para que as campanhas darem certo, inclusive no trabalho remoto essas diretrizes precisam ser atendidas.

Para a obtenção de lucro, as empresas podem negociar com seus colaboradores formas e campanhas para alimentar o trabalho remoto, bem como estimular as entregas, como bonificações e prêmios.

Usar do trabalho remoto como um benefício em si também é vantajoso, estimulando os colaboradores junto às pontuações e premiações.

Criar a aproximação entre a equipe, mantendo o clima organizacional e a cultura da empresa também é crucial para o desenvolvimento do profissional, estreitando o laço entre a equipe e favorecendo o comportamento “de vestir a camisa” do funcionário, pela vivência da missão mesmo remotamente.

Ou seja, a valorização do profissional é essencial, bem como criar uma rotina que retome o ambiente corporativo, estimulando as atividades e identificação com a marca.


Retirar os maus hábitos


A ideia central do trabalho remoto é, justamente, deixar as atividades mais confortáveis para a produção, já que o tempo de deslocamento e o estresse nesse processo pode ser poupado – por exemplo, dentre outros diversos benefícios alcançados.

Com isso, os colaboradores precisam adotar bons hábitos para que o serviço em casa seja efetivo.

Por isso, hábitos simples do cotidiano como ter uma boa noite de sono e descanso, a prática de exercícios físicos (que podem melhorar a capacidade cognitiva do funcionário) e procurar manter o bom humor no ambiente de trabalho são formas de garantir o sucesso do trabalho remoto e que são favorecidos no home office.

Com isso, a empresa terá sua equipe com bastante empenho e direcionada para a produção, sem deixar que o trabalho remoto se torne um problema de dispersão e queda de rendimento.

Seguindo boas estratégias e uma linha de trabalho bem clara, organizada e acompanhada por meio de ferramentas diversas, o sucesso será garantido independentemente de ser feito em casa ou no local fixo da empresa.

 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Sales, desenvolvedora de ferramentas de CRM com enfoque no gerenciamento eficaz da equipe de vendas e otimização de seus resultados.

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