Software de gestão: o impacto na produtividade da sua empresa

software de gestão

Não importa o tamanho da sua empresa, seja de grande, médio ou pequeno porte todos buscam a mesma resposta: como gastar menos tempo com tarefas operacionais? O tempo gasto nesse tipo de atividade é crucial para o bom desenvolvimento de qualquer empresa. Se o seu foco – e o do mercado como um todo, qualquer que seja o setor – é aumentar a produtividade do seu negócio, você já deve estar familiarizado com a existência de softwares de gestão empresarial.

 

Se ainda não está, um software de gestão empresarial é uma ferramenta desenvolvida para melhorar o seu negócio. De acordo com o SEBRAE, mais de 20% de novas empresas fecham antes de completar um ano. A explicação é uma só: péssima gestão. Uma empresa é formada por diversos segmentos e entender como todos funcionam para geri-los da maneira mais eficiente é um grande desafio.

 

Gerir seu tempo

 

Uma boa gestão empresarial tem como base uma excelente gestão de tempo. Como dito anteriormente, o tempo gasto com atividades operacionais é muito alto. Possuindo um software de gestão, as buscas por planilhas e documentos ou preenchimento de formulários serão pouquíssimas ou inexistentes.

 

Caso a sua empresa ainda adote um sistema independente para cada área, esse cenário pode ser bem familiar. Entretanto, ao integrar e automatizar os processos e as informações do seu negócio, os colaboradores poderão empregar mais tempo em atividades estratégicas do que em atividades operacionais.

 

Produtividade e gestão e estratégica do seu negócio

 

Ao empregar mais tempo nas tarefas estratégicas, os colaboradores ficam mais alinhados em relação aos objetivos e metas da empresa. Perder tempo com formulários e atualizações de planilhas desmotiva e transforma o trabalho em algo maçante. Ao implementar o uso de um software na sua empresa será perceptível a diminuição de falhas em documentos. É comum que um mesmo documento seja útil para várias áreas, correto? Você já pensou em quanto tempo é gasto enviando o mesmo para todas as partes interessadas? E quando alguém o atualiza, reenviar tudo de novo? É visando esse tipo de ligação interna que o software reduz erros manuais e tempo perdido.

 

Ao revisar todos os processos operacionais realizados por seus colaboradores, pense também na quantidade de gente que realiza um trabalho essencialmente operacional. Um indivíduo que exerce tarefas desse tipo normalmente as faz sem nenhuma motivação. Automatizando os processos da sua empresa, você tem a chance de transformar um colaborador desmotivado em um profissional que desenvolve cada vez mais seu potencial e apresenta melhores resultados para a empresa.

 

A importância do software de gestão empresarial

 

Se você acha que o tempo está escasso pois está sendo empregado de maneira errada em tarefas operacionais, então você provavelmente deve acreditar que a melhor solução para os seus problemas é contratar consultorias. Se você não possui uma visão geral da sua empresa, sim, essa é a melhor resposta.

 

Entretanto, consultorias são um gasto a mais. Através da implantação de um bom software de gestão, esse tipo de auxílio externo não é mais necessário. Com a empresa totalmente integrada, todas as áreas interligadas e interagindo constantemente de maneira eficiente, se torna mais fácil encontrar algum eventual erro e corrigi-lo.

 

Autor:

Felipe Baeta,

ItRefresh

Veja também

Leave a Comment