Por que você deve promover o networking em eventos corporativos?

promover networking

O mercado de eventos vem crescendo cada vez mais e trazendo novos espaços, novas oportunidades e novas formas de estreitar o relacionamento com clientes, fornecedores e até mesmo fortalecer o relacionamento com a própria cultura e marca da empresa com os seus colaboradores. Uns dos grandes protagonistas nesse ramo são os eventos corporativos.

Os eventos corporativos podem ter as mais diversas formas e objetivos, mas sempre estão alinhados a proposta de valor que deseja ser entregue. Esse tipo de evento tem como foco promover a interação entre os participantes, focando em trazer novos conhecimentos, novos relacionamentos, além de novos negócios e vendas.

Existem mais de 10 tipos de eventos corporativos e todos eles analisam métricas de sucesso – prestar atenção apenas no número de participantes não é um bom indicador. A qualidade do conteúdo, engajamento do público e, principalmente, as conexões criadas durante o evento também são critérios para garantir que ele seja considerado um sucesso.

Mas como promover o networking?

No momento em que se produz um evento, é preciso pensar em estratégias e interações que incentivem o público a gerar conexões significativas e quando falamos em conexão, esqueça aquela velha imagem com troca de cartões e conversas superficiais. Networking não é nada abstrato, é uma nova forma de criar uma rede e para realizá-lo de forma eficaz é preciso fomentar essa proposta antes, durante e pós evento.

Engajar pressupõe informações claras e para estabelecer efetivas conexões é preciso ter uma comunicação de qualidade, independente se você está organizando ou participando de algum evento. Nesse caso, a criatividade e a inovação são nossas melhores amigas! Novas formas de apresentação, icebreakers ao longo do evento, uma comunicação humanizada e condizente com o público do seu evento, além de outros caminhos propostos trarão resultados incríveis na adesão dos participantes.

Promover networking é criar conexões significativas entre as pessoas. E para isso é necessário entender o objetivo do seu público, para então entender o tipo de conexão que precisamos criar. Quando falamos de eventos corporativos, em geral estamos falando de dois principais públicos: clientes ou potenciais clientes e colaboradores.

Se o evento tem um foco em clientes, o tipo de networking que queremos promover, provavelmente tem a ver com o fortalecimento de relações comerciais e oportunidade de novos negócios. Por outro lado, se o evento é focado para o público interno, o importante é criar laços e alinhamento entre as pessoas.

Como medir se meu evento cria conexões?

Promover um ambiente que incentive o networking e crie conexões significativas é muito importante. Mas tão importante quanto isso é saber se suas iniciativas de promoção de fato estão gerando essas conexões. E para isso existem algumas ferramentas que podem te ajudar.

Incentivar a conexão através de ferramentas como o LinkedIn, por exemplo, faz com que os participantes saiam do evento com um artefato mensurável das conexões criadas. No entanto, para a organização do evento, esse não é um dado passível de ser consumido. Para isso, uma boa e velha pesquisa de feedback pós-evento pode te ajudar a descobrir se os participantes consideram que você teve sucesso em criar essas conexões.

Outra excelente alternativa, é utilizar um aplicativo do próprio evento. O aplicativo serve não só como um centralizador da comunicação de todo o seu evento, como também um potencializador de interação entre seus participantes. Além de incentivar o networking, trabalhar com o aplicativo permite que a organização possa ter relatórios sobre as conexões criadas, que podem ser muito úteis para melhorar ainda mais o networking em próximas edições.

Como você pode perceber, existem muitas formas de melhorar o networking em eventos e são essas conexões que farão o evento um sucesso! Quer tornar um evento inesquecível? Lembre: “Conexões genuínas entre pessoas com propósito em comum, criam experiências memoráveis”.  Essa é a receita do sucesso! Tudo que você precisa fazer é se planejar, organizando as suas estratégias de abordagem e aproveitar ao máximo o que o evento está proporcionando para você! =)

Autor Convidado

Esse artigo foi escrito por Brenda Klein, business development representative na mobLee.

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