AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Quais são as profissões do futuro? Confira as principais!

Quais são as profissões do futuro? Confira as principais!

Você sabe quais são as profissões do futuro? Saiba que elas permitem que os profissionais tenham maior flexibilidade, inclusive de espaço de trabalho, muitos podem exercer suas atividades home office ou em espaços colaborativos, como coworking bh.

 

O mercado de trabalho está em constante mudança, cada vez mais os profissionais precisam se atualizar para as novas demandas das empresas. Por isso, algumas profissões ganham destaque e até surgem novas devido a necessidade, tecnologia e inovação. 

 

Quer saber quais são as profissões do futuro? Então, acompanhe a leitura!

Quais são as profissões consideradas do futuro?

Foi o tempo em que as profissões e que os profissionais permaneciam realizando as mesmas funções no trabalho. Atualmente, a mudança está cada vez mais rápida e se adaptar é fundamental. 

 

Por isso, se você vai ingressar no mercado de trabalho, mudar de profissão ou se atualizar, é importante conhecer quais são as profissões do futuro e as tendências

 

1. Facilitador de TI

Se você quer saber quais são as profissões do futuro, é preciso entender que a área de Tecnologia da Informação é uma das que mais necessitam de profissionais para atender as demandas do novo mercado de trabalho. 

 

O facilitador de TI é uma dessas carreiras, o profissional do futuro deve dominar diversas áreas e conhecer um pouco das que estão relacionadas com o seu trabalho. 

 

Para ser um facilitador de TI, o mercado de trabalho necessita que o profissional 

fique atento e utilize tendências digitais e desenvolva uma solução self-service automatizada. Uma plataforma self-service automatizada permite que um usuário consiga criar seus próprios ambientes, assistentes virtuais e outras inovações. 

Quais são as profissões do futuro: como ser um facilitador de TI

Para ser um facilitador de TI, o profissional precisa se qualificar em diversas áreas, como:

  • Ter habilidades de liderança e comunicação
  • Realizar formação em tecnologia da informação TI ou áreas correlatas, como engenharia, administração, ciências da computação ou naturais

2. Detetive de dados

Quais são as profissões do futuro: o nome pode até parecer peculiar, mas o detetive de dados é uma profissão entre as mais cotadas para ser as que o mercado de trabalho mais terá necessidade no futuro.

 

Basicamente, o detetive de dados trabalha com Big Data, como utilizamos os dados, o que eles querem dizer. Para ser um profissional desta área, é preciso ter conhecimentos em data science, finanças e matemática.

3. Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial

Quais são as profissões do futuro: sem dúvida, o Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial é uma das funções que mais serão requisitadas pelo mercado no futuro. 

 

As vendas e negócios relacionados à inteligência artificial (IA) precisam de pessoas que possuam todas as competências necessárias para alavancar as vendas e negócios dessa área, e o Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial é esse profissional.

 

Para ser atuar nesta área, algumas habilidades e conhecimentos são necessários, como:

  • Experiência com vendas
  • Experiência de como desenvolver negócios em grandes empresas
  • Conhecimento corporativo e de plataformas de inteligência artificial
  • Habilidades em computação em nuvem e machine learning

4. Oficial de ética de sourcing 

Quais são as profissões do futuro: o oficial de ética de sourcing é outra que será cada vez mais requisitada, sendo uma oportunidade para as pessoas que se identificam com a área. As principais atribuições desse profissional é fazer a investigação, negociação e acompanhamento de transações de serviços e bens. 

 

Dessa forma, o oficial de ética de sourcing consegue cumprir as exigências dos stakeholders quanto aos padrões de ética, além de garantir que os gatos de forma indireta das corporações estejam de acordo com isso.

 

São diversos os gastos indiretos de uma empresa, porém os mais comuns são relacionados a contas de consumo, como energia elétrica, relações sociais, custos para o funcionamento da corporação, mas que não estejam relacionados à atividade fim. 

 

Para atuar como oficial de ética de sourcing, é necessário:

  • Ter habilidades interpessoais e comunicação adequada ao ambiente corporativo e dessa área de atuação
  • Capacidade e facilidade de trabalhar em equipe
  • Conhecimentos em áreas diversos, como lei, filosofia, gestão pública e negócios

5. Walker/Talker

Quais são as profissões do futuro: o profissional de Walker/Talker atua de forma autônoma, sendo sua principal atividade prestar atendimento a pessoas idosas, manter conversas e atentas às necessidades dessas pessoas por meio de plataforma online.

 

O profissional não precisa ter uma formação específica, porém deve ter conhecimentos que possam ajudar no atendimento a pessoas idosas, além de ir até eles pessoalmente, sempre que necessário.

6. Técnico de saúde assistida por inteligência artificial

Quais são as profissões do futuro: nos próximos anos, a inteligência artificial fará parte do nosso cotidiano, e o profissional em técnico de saúde assistida por inteligência artificial será muito requisitado pelo mercado. 

 

O  técnico de saúde assistida por inteligência artificial atua na administração, exame e diagnóstico de pacientes por meio de tecnologia e atendimento feito de forma remota.  

 

Para atuar como técnico de saúde assistida por inteligência artificial, o profissional precisa ser formado e ter habilidades nas seguintes áreas:

  • Experiência profissional na área da saúde
  • Ser formado e ter atuado com enfermagem ou formações relacionadas
  • Habilidades interpessoais
  • Conhecimentos de plataformas digitais
  • Capacidade de trabalhar sob pressão

 

Nem todas as profissões citadas já possuem cursos superiores que contenham todos os conhecimentos necessários para atuação. 

 

Entretanto, o profissional do futuro deve saber que é preciso ir além de uma faculdade, pois deve realizar cursos e atualizações constantes para aprimorar habilidades e competências, além de ganhar novos conhecimentos. 

Qual a melhor profissão nos dias de hoje?

Atualmente, independentemente da profissão escolhida, é necessário realizar capacitação na área e estar em constante atualização.

 

Na última década, conforme pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as 10 melhores profissões:

  • Arquitetura e Urbanismo
  • Educação e Formação de Professores
  • Engenharia Civil, Mecânica e Metalúrgica
  • Farmácia
  • Matemática
  • Medicina
  • Odontologia

 

Contudo, a pesquisa citada lista as profissões mais importantes para os dias de hoje, não tendo ligação com as profissões do futuro que devem ser mais voltadas para novas funções, cursos e necessidades do mercado de trabalho.

 

Gostou de conhecer quais são as profissões do futuro? Então, não deixe de nos acompanhar para mais conteúdos informativos e novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *