Qual a importância das Landing Pages para o meu negócio?

Landing Pages

As marcas estão cada vez mais presentes na internet, afinal, são muitas as oportunidades para atrair clientes e gerar negócios no meio online.

Desta forma, as empresas precisam se destacar dos concorrentes para conseguirem chamar a atenção do público-alvo. Para isso, as técnicas de otimização de sites surgem como fortes aliadas de uma marca, uma delas é a criação de uma landing page.

Neste artigo vamos tudo sobre landing pages e como elas impactam de forma positiva o seu negócio. Vamos lá?

 

O que é uma Landing Page?

 

O termo landing page, significa “página de pouso” em sua tradução livre. Nada mais é do que uma página que leva o visitante a finalmente entrar em seu site.

É importante ressaltar que a landing page é diferente da home page. A home page de um site geralmente possui vários objetivos, como apresentar a empresa para os usuários, mostrar produtos ou serviços em destaque, em resumo: possui vários objetivos de conversão, enquanto a landing page tem um objetivo de negócio mais específico, com uma única ação de conversão.

É fundamental que ela seja completamente diferente do restante do seu site, sem menus de navegação, evitando a limitação de opções disponíveis para os visitantes.

No geral, as landing pages são utilizadas em campanhas de marketing digital, e são as páginas de destino exibidas através da pesquisa de buscadores, anúncios de links patrocinados, cliques em banners, entre outros.

O principal papel da landing page é representar claramente, de maneira objetiva, segmentada e bem explicada, o que o usuário está pesquisando e conseguir como resultado uma conversão.

 

E o que é uma conversão?

 

Muito se fala a respeito de conversão no Marketing Digital. É uma das métricas mais importantes e que podem ser mensuradas com precisão suficiente para provar os resultados.

Sendo direto, o objetivo geral de uma conversão é fazer com que o usuário realize uma determinada ação desejada para passar a um novo estágio no relacionamento com sua empresa.

Esse objetivo que se tem com o visitante da página pode ser tanto a venda direta do produto/serviço (torná-lo cliente) como o início da construção de um relacionamento. Para, assim, aumentar as chances daquele visitante virar um cliente da empresa ao longo do tempo (torná-lo um lead).

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Exemplo de Landing Page. O formulário é uma das formas de capturar o Lead, em que é oferecido para ele algum material em troca de seus dados.

 

Benefícios da Landing Page para o seu negócio

 

Abaixo vamos mostrar os principais benefício de o seu negócio ter uma landing page:

 

Mensagem segmentada e relevante

 

Quando você só precisa se preocupar com uma única mensagem, o foco da sua página será mais forte. Isso requer disciplina, não tente dizer muitas coisas ao mesmo tempo.

Comparando com a homepage, na qual você pode ter várias mensagens ou diversos produtos para focar, na landing page você só precisa de alguns elementos:

  • Um título forte;
  • Uma proposta de valor única (PUV);
  • Uma chamada para ação irrecusável (CTA);
  • Uma única foto de produto.

Agora você consegue ver claramente como a landing page remove uma boa parte da confusão do visitante, que é a responsável por produzir baixas conversões.

 

Saber quem é seu público-alvo

 

landing pages

Toda vez que um usuário cai em uma landing page com uma oferta, é necessário que ele preencha um formulário com seus dados de contato para poder consumir essa oferta.

Esse formulário pode conter informações importantíssimas, como nome, empresa, cargo, idade, localização, email, telefone etc.

Não existe de fato uma regra, pois cada público-alvo tem um tipo de comportamento. O que vale é tentar entender quais dados você realmente precisa saber sobre esses leads e pedir apenas esses.

Sabendo quem são seus leads, você pode saber quem tem aptidão para consumir seu produto e deve ser abordado por um vendedor. E também quem precisa consumir mais conteúdo para estar preparado para o momento da compra.

Além do mais, você pode também segmentar essas Leads para enviar campanhas de Email Marketing personalizadas e otimizar seus resultados, sendo cada vez mais certeiro em suas ofertas.

 

Redução de custos em mídia

 

Na prática as landing pages irão ajudar sua empresa na redução de custos em anúncios. Com mais conversões através de páginas focadas, você terá leads mais qualificados e com maior potencial de faturamento.

Essa ação vai reduzir custos e lhe permitir focar em estratégias e canais com o melhor ROI, de acordo com seu segmento de negócio.

 

Métricas precisas

 

Você gastou R$ 10 mil naquele anúncio maravilhoso. Investiu mais R$ 5 mil em campanhas de Search Marketing. Mais R$ 3 mil em campanhas de display e remarketing. Outros R$ 1 mil foram investidos em ações de e-mail marketing. E agora, qual foi o faturamento gerado a partir de cada canal?

Qual canal gerou mais leads? Qual resultou em visitantes que permaneceram por mais tempo no site? Se você vai investir R$ 1 em mídia digital, você precisa saber exatamente os resultados disso, segmentando cada origem de acesso.

E uma landing page possui todos esses dados mastigados para você consultar a hora que precisar.

Pronto para implementar uma landing page para o seu negócio? Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário.

 

Autor(a): 

Daniel Grazioli da Agência Multicom

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