Os meios digitais como os grandes buscadores como o Google e as redes sociais, como o Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn, mudaram a forma de comunicação. E isso fez surgir o marketing digital.
O marketing digital é adotado por empresas desde e-commerces a corporações, como as especializadas em painel elétrico industrial, por exemplo, que querem se relacionar melhor com o seu público e vender.
Dentro desse novo conceito de marketing, a criação de persona é uma das estratégias mais relevantes para gerar resultados. Venha conosco e entenda o que é e qual a relevância da construção da persona.
O que é e qual a relevância da criação de persona para o marketing digital
Objetivamente, a persona é a criação de um perfil ideal de consumidor. É uma estratégia de personificar aquele cliente que realmente está inclinado a comprar e fechar contratos com a empresa.
Para deixar mais claro, vamos dar um exemplo: a persona de uma empresa de montagem industrial, por exemplo, pode ser definida como um homem de 40 anos que é gestor de uma fábrica de cosméticos e ele tem como desafio, melhorar e expandir os locais de produção.
Logo, ele é um cliente perfeito para o negócio, uma vez que o serviço irá ao encontro do que ele precisa para resolver os seus problemas quanto à instalação de áreas de produção industrial.
Com um perfil estabelecido do cliente ideal, as estratégias de marketing digital irão ser mais assertivas, atingindo diretamente os seus interesses e assim, gerar os resultados esperados.
Por ajudar bastante na elaboração de conteúdos, definição do tom de voz e demais ações, a persona é altamente relevante para o sucesso das estratégias de marketing digital.
Em outras palavras, a persona é a base que fundamenta o planejamento e as ações de marketing nas plataformas digitais.
Para produzir uma persona, é necessário conhecer a fundo os clientes e potenciais consumidores. Continue a leitura e veja passos que irão ajudar a traçar os perfis de clientes ideais.
3 passos para criar a persona
- Entreviste os consumidores: uma das maneiras de conhecer bem os clientes é realizar entrevistas, assim, o caminho para chegar a um perfil de cliente ideal é mais ágil, bem como assertivo.
- Reúna dados: uma empresa que é, por exemplo, especialista em ponte rolante, geralmente conta com diferentes departamentos, como o de vendas, que possuem informações relevantes sobre os clientes. Portanto, é uma fonte essencial para coletar dados que possam auxiliar na criação da persona.
- Estude as informações coletadas: depois de coletar os dados dos departamentos e das entrevistas, é hora de analisar as informações advindas dos meios para identificação dos pontos em comum e assim, partir para a definição.
Feitas as ações, chega o momento de estabelecer de fato quem é a persona da empresa. Ela deve ser bem detalhada, no qual informações, como: idade, gênero, interesses, dores, tipos de mídias que utiliza, comportamento, linguagem e hábitos, precisam estar bem claros.
É muito comum que uma empresa tenha mais de uma persona, já que uma organização pode atingir diferentes públicos. No entanto, é indicado que se tenha limite na elaboração de personas para evitar a perda de foco.
Se gostou do conteúdo, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes.
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.