Qual é o momento ideal para abordar cliente?

Qual é o momento ideal para abordar cliente?

Não seja covarde, não fique pensando muito: “Será que é uma boa hora para ligar?”.

Todos os dias faça uma lista com pelo menos 10 pessoas que você precisa falar. Inclua nessa lista todas as pessoas que podem influenciar no processo.

Exemplo: Se você deseja vender um produto para a Empresa X, e sabe que a compra só pode ser realizada se o departamento de compras e finanças aprovar a compra, advinha para quem você também terá que ligar? Obviamente que para o responsável pelas compras e o gerente ou diretor responsável pela aprovação do projeto.

 

Mas como abordar essas pessoas? Veja algumas dicas:

1.Ligue cedo

 

Se você quer falar com gerentes, diretores ou cargos acima, ligue na parte da manhã. Os melhores executivos do mundo acordam cedo. Suas chances de falar com decisores dentro da empresa é muito maior;

2.Pratique

 

Para falar com propriedade sobre qualquer tema, mesmo aqueles que você já tem intimidade, só existe um caminho, praticar. Então antes de ligar, faça um ensaio rápido sobre tudo que você vai fazer, isso dará mais confiança;

3.Torne-se

 

uma fonte de informação: Sempre que ligar, tenha algo novo para compartilhar, seja um link, artigo, material impresso, referência, filme inspirador, mas sempre leve algo novo. Isso ajuda a estabelecer confiança e criar maior relevância nas conversas;

 

 

Qual é o momento ideal para abordar cliente

 

4.Não gaste tempo com quem não decide nada

 

Não gaste seu tempo vomitando toneladas de conteúdos para as pessoas erradas. Não adianta falar de ROI com a secretária ou falar sobre tecnologias embarcadas com o analista de compras. Você perde tempo e que estiver do outro lado da linha também.

 

E-mail Marketing

 

Ainda podemos considerar como uma ferramenta essencial no contato diário com seu cliente, principalmente pelo ótimo custo benefício.

 

Se você não conta com uma lista grande de leads ou clientes a serem explorados, sugiro que faça o processo manualmente. Preste atenção em seus clientes e você descobrirá muitos detalhes, como por exemplo: o que ele gosta de comer, tipo de música gosta de ouvir, filmes que considera interessantes ou informações absurdamente relevantes, como qual é o principal problema do departamento dele.

 

Ouvindo com atenção seus clientes e prestando atenção nesses sinais, crie o hábito de separar materiais relacionados a essas informações, elas são muito poderosas por 2 motivos:

 

Relacionamento

Informações personalizadas ajudam a reforçar a ideia de que você está preocupado realmente em ajudá-lo e que presta atenção em tudo que ele fala. Todos gostam de serem ouvidos.

 

Alternativa para follow-up: Não quer ser chato cobrando o cliente sobre a proposta que você mandou no outro dia? Utilize conteúdos alternativos como forma de puxar assunto. É muito provável que seu cliente não tenha esquecido da proposta, só precisa de um empurrão para tocar no assunto novamente.

 

Se você tem uma base de contatos muito grande ou simplesmente muitas pessoas para prospectar, confira esse material sobre como melhorar o desempenho das suas campanhas de e-mail marketing.

 

Redes Sociais

As redes sociais têm um potencial imenso para as pessoas genuinamente interessantes em conversar. Então esqueça a estratégia elementar de ficar simplesmente compartilhando vídeos e fotos, deixe essa parte com o time de marketing.

 

Seu foco deve ser nas relações humanas, conecte-se com essas pessoas, converse com elas. Sua missão não será enviar propostas ou fazer follow-up, mas sim aprender mais sobre elas.

 

Estas são algumas ações elementares, que bem aplicadas, poderão trazer resultados acima da média. Sucesso e excelentes negócios.

 

 

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Alessandro Basile é sócio-diretor da AGMKT – Estratégia Empresarial, empresa especializada em marketing e comunicação para pequenas e médias empresas.

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