Qual o momento certo para realizar um treinamento em sua empresa?

Possuir uma equipe atualizada sobre os assuntos de sua área de atuação é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Assim, o treinamento na sua empresas é utilizado para alinhar gestores e funcionários aos procedimentos da companhia, ao mesmo tempo em que fortalece habilidades e recicla conteúdos já aprendidos em momentos anteriores, gerando vantagem significativas para o negócio.

O aperfeiçoamento é necessário para acompanhar os avanços tecnológicos, o surgimento de novos mercados e práticas recentes de gestão. Devido a sua importância, o treinamento nas empresas é um investimento que deve ser planejado e desenvolvido com responsabilidade pela área de treinamento empresarial e desenvolvimento da empresa.

Saiba como identificar o momento certo para realizar um treinamento em sua empresa:

 

Saiba qual a finalidade do treinamento em sua empresa

 

O que é esperado do treinamento? Desenvolvimento pessoal, coletivo, reciclagem de conhecimento, aperfeiçoamento? Identificar esses propósitos assegura que todos daestejam alinhados para trabalhar na mesma direção e alcançar os objetivos propostos pelo treinamento, além de definir as expectativas do seu público-alvo. Dessa forma, os funcionários saberão qual será o treinamento e quais os resultados esperados.

 

Avalie quais as necessidades de treinamento

 

A análise junto aos colaboradores e líderes ajudará você a identificar quais são os principais temas a serem abordados nos treinamentos. As necessidades identificadas vão ajudá-lo a apontar cursos cujo conteúdo seja relevante para o momento.

Para facilitar a identificação das necessidades, você pode aplicar um questionário de autoavaliação onde os colaboradores apontarão as habilidades que possuem atualmente e as lacunas de conhecimento e treinamento que desejam sanar.

 

Preste atenção ao timing do treinamento

 

Prestar atenção ao timing de treinamento é muito importante para oferecer no momento certo o conhecimento que o funcionário necessita. Por exemplo, é válido que a equipe do setor de contabilidade tenha acesso a um curso sobre as últimas atualizações de um procedimento relacionado a um novo imposto assim que ele for lançado.

Desta forma, eles serão capazes de orientar adequadamente as áreas internas acerca dos novos processos, além disso podem aplicar seus conhecimentos na prática imediatamente, o que faz o curso ter um aproveitamento muito maior, além de resguardar a empresa de possíveis multas por procedimentos indevidos.

 

Identifique todas as necessidades de aprendizagem

 

Para ser mais preciso ao definir o treinamento nas empresas, é importante identificar as necessidades de aprendizagem de cada especialidade com base em habilidades e caminhos de carreira existentes.

Paraconseguir produzir o treinamento correto para os profissionais certos, é importante ter o apoio da liderança da empresa, além de criar oportunidades para que os colaboradores tenham acesso ao treinamento no local de trabalho. Isso garante que todos terão acesso ao conteúdo e que as rotinas pessoais não vão interferir nos processos de aprendizagem.

 

Avalie o formato ideal do treinamento

 

Videoaulas, treinamentos EAD, grupo de estudos, palestras, workshops e cursos online são algumas modalidades de treinamento que você pode considerar, dependendo das demandas da sua empresa. Ao escolher o melhor formato, chega a hora de avaliar qual é o melhor momento de colocar o processo em prática.

Considere envolver colaboradores mais experientes para dividir seu conhecimento com a equipe em palestras ou conversa. Além de gerar identificação, as mensagens serão mais facilmente assimiladas pela equipe, porque o funcionário que está na empresa tem o conhecimento de quais são os principais gaps do time.

 

Integre a liderança no treinamento

 

No contexto do treinamento da equipe, a participação da liderança é fundamental não só na identificação dos temas a serem abordados, mas também no engajamento da equipe e incentivo para que todos busquem mais conhecimento visando os melhores resultados.

Aliderança deve sempre se manter coerente com os objetivos do treinamento, demonstrando confiança e atenção. É válido lembrar que já se foi o tempo em que a figura do líder significava manter um distanciamento em relação aos funcionários. A liderança moderna consegue proporcionar a união da equipe e engajá-la para a melhoria contínua, seja em relação aos processos ou em relação à postura profissional.

Também é importante que o líder identifique o potencial de cada colaborador e saiba desenvolvê-lo para extrair o melhor que ele puder em favor do funcionário e da própria empresa.

 

Quais foram os resultados dos treinamentos?

 

TREINAMENTO-NAS-EMPRESAS

 

Não adianta promover um treinamento se você não tiver ferramentas para mensurar sua eficácia. Avalie com a ajuda da liderança da empresa qual foi o impacto do treinamento no cotidiano e busque aprimorar cada vez mais os conteúdos para os próximos treinamentos. Os colaboradores também devem ter um espaço para opinar. Para isso, aplique um formulário com espaço para sugestões. Dessa forma, é possível saber se os resultados esperados foram alcançados e quais questões devem ser revistas.

 

Promova uma avaliação pós-treinamento

 

Envie e-mails de acompanhamento aos colaboradores cerca de um mês após os treinamentos para reforçar os conteúdos e ainda organizar sessões de acompanhamento para fornecer informações que complementem o assunto abordado.

Esta é uma ótima oportunidade para que os funcionários pratiquem suas habilidades ou discutam suas experiências.

Faça perguntas sobre o tema abordado no treinamento. As respostas geram dados valiosos sobre o sucesso da transferência de aprendizagem, além de permitir que a equipe encontre maneiras de aperfeiçoar seus conhecimentos.

 

Crie oportunidades para a prática

 

Incentive junto com a liderança que a equipe coloque em prática tudo o que aprenderam no treinamento. Lembre-se que os funcionários devem ter muitas oportunidades no local de trabalho para praticar as habilidades e conhecimentos adquiridos durante o treinamento, no sentido de oferecer um melhor serviço para a empresa. Isso resultará em um melhor desempenho para a empresa.

Por fim, o treinamento deve ser visto como uma melhoria para a organização e seu capital humano e intelectual, e não somente para remediar falhas de gestão. Para buscar resultados cada vez mais benéficos, é preciso também que os treinamentos sejam contínuos dentro da organização.

E então, você já se sente mais seguro para praticar o treinamento nas empresas? Siga-nos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn para acompanhar mais conteúdos como este!

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