Qual o significado de todas essas siglas que usamos todo dia?

siglaso tantas siglas que usamos no dia-a-dia de negócios e de marketing digital que às vezes dá até um nó na cabeça. Então, veja o que significam e para que servem algumas das mais usadas.

 

Colocamos tudo em ordem alfabética pra te ajudar a encontrar, mas não resistimos em trazer esta aqui, que muito nos representa, pro topo da lista  🙂

 

MarTech – Marketing + Tecnologia. O termo é utilizado para definir projetos que tenham tecnologia aliada ao Marketing Digital, sempre com foco no melhor resultado. O cérebro da Jeenga é MarTech, e nosso coração são as pessoas que trabalham conosco. 🙂

 

Outras siglas importantes:

API – Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos. É um conjunto de rotinas e padrões de programação que permitem o desenvolvimento de produtos associados a um software específico.

 

B2B – Business to Business ou Empresa para Empresa. Quando dizemos que um negócio é B2B, significa que o público alvo são outras empresas.

 

B2C – Business to Consumer ou Empresas para Consumidores. Um negócio B2C tem como meta atingir o consumidor final.

 

CPA – Cost per Action ou Cost per Acquisition (em português Custo por Aquisição). É o valor gasto para conquistar cada novo cliente. Essencial para definir orçamento e ações de marketing.

 

CPC – Cost per Click ou Custo por Clique. Mostra o valor investido para conseguir cada clique.

 

CPL  – Cost per Lead ou Custo por Lead. Lead é é um potencial consumidor que demonstrou interesse em consumir um produto ou serviço. O CPL é o valor gasto para conquistar cada um desses novos Leads.

 

CPM – Custo por Mil (impressões). É o valor investido para conseguir gerar mil impressões em um anúncio. Impressão é cada vez que um anúncio aparece na tela para o usuário.

 

CRM – Customer Relationship Management ou Gerenciamento de relacionamento com clientes. É a estratégia que visa melhorar a gestão e atendimento de clientes.

 

CSS – Cascading Style Sheets, que em português literal seria Folha de Estilo em Camadas. São regras que definem o layout de documentos HTML. Controla por exemplo fontes, cores, margens, linhas, alturas, larguras, imagens de fundo, posicionamentos e outros elementos.

 

CTA –  Call-to-Action, ou Chamada para ação. É literalmente a forma de chamar o usuário para a ação. Um botão, um destaque, um link que convide a realizar uma ação, como um “Clique aqui”, “Compre agora”, “Não perca”

 

CTR – Click through Rate ou Taxa de Cliques. Calculado dividindo o número de cliques pelas impressões. Esta métrica mede o quão atrativo é um anúncio em canais digitais.

 

ERP – Enterprise Resource Planning que, traduzido ao pé da letra, significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Refere-se à gestão financeira, fiscal e contábil da empresa. Hoje muitas empresas já estão automatizadas e usam sistemas de ERP, como o Gestão Click [link GC] que integram informações sobre pagamento de despesas e recebimento de receitas, já levando em conta o custo de tributo de cada uma das operações. Esse tipo de software é literalmente a base para a gestão de uma companhia.

 

HTML – HyperText Markup Language ou em português Linguagem de Marcação de Hipertexto. É a base da internet e a linguagem mais comum para desenvolvimento de websites.

 

HTTP – HyperText Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Hipertexto. É o protocolo utilizado para transferência de páginas HTML do computador para a Internet.

 

HTTPS – Hyper Text Transfer Protocol Secure ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro. Como o HTTP, é um protocolo de transferência, mas faz encriptação dos dados e por isso é mais seguro.

 

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KPI – Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de desempenho.São as métricas eleitas para avaliar o resultado e que determinam seu sucesso.

 

LTV – Lifetime Value ou Valor do Tempo de Vida do Cliente é uma métrica que prevê o potencial de receita e lucro. O LTV representa o quanto, em média, cada cliente que entra na base vai gerar de receita durante o tempo de relacionamento entre ele e a empresa.

 

ROI – Return on Investment  ou Retorno sobre Investimento. É a relação entre o dinheiro ganho (receita) e o investido.

 

SAAS – Software as a Service ou Software como Serviço. Também conhecido como Software por demanda, ao contrário de aplicativos que são pagos e podem ser baixados, o SAAS é o fornecimento de aplicativos pela internet (normalmente no modelo de assinatura).

 

SEM – Search Engine Marketing ou Marketing para Buscadores. É o conjunto de ações de marketing com objetivo de promover um site nos mecanismos de busca.

 

SEO – Search Engine Optimization ou Otimização para Buscadores. É o conjunto de técnicas, estudos e ações que visam melhorar o posicionamento de um site nos resultados dos mecanismos de busca

 

SMM – Social Media Marketing ou Marketing para Mídias Sociais. É o conjunto de ações de marketing com objetivo de promover uma marca nos canais sociais.

 

SMO – Social Media Optimization ou Otmização para Mídias Sociais. É o conjunto de técnicas, estudos e ações com objetivo de melhorar a performance da marca nos canais sociais.

 

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