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3 formas de descobrir quanto vale a sua empresa

3 formas de descobrir quanto vale a sua empresa

Você já quis ou quer saber quanto vale o seu negócio?

Seja para uma negociação de venda, compra ou dissolução de sociedade, é muito importante descobrir qual o valor da empresa antes de tomar qualquer decisão.

Nesse post eu vou explicar 3 formas de você descobrir quanto vale a sua empresa.

 

Contratando uma consultoria

A forma mais comum para você descobrir quanto vale a sua empresa é contratando uma consultoria especializada em valuation ou avaliação de empresas.

A grande vantagem de contratar uma consultoria é porque o cálculo da sua empresa será feito sob medida.

O consultor levará em conta o tipo do seu negócio, o momento em que ele vive e o motivo da avaliação para apurar o valor da sua empresa.

Além disso, se você estiver negociando a venda do negócio, o consultor poderá te ajudar a conseguir um preço melhor pelas suas cotas acionárias.

De forma geral, eu te recomendo a contratar uma consultoria especializada em avaliações de empresas sempre que:

  • Tiver dúvidas sobre o melhor método para avaliar a sua empresa;
  • Estiver envolvido em uma grande negociação e precisar de alguém mais experiente para te ajudar.

Na maioria das vezes, a principal desvantagem de contratar uma consultoria é o preço que você terá que pagar pelo projeto de avaliação. Entretanto, o preço costuma compensar porque você terá muito mais segurança para negociar a empresa.

Entretanto, se você tem um pequeno negócio e quer apenas estimar quanto ele vale, o próximo método pode ser o mais indicado para você.

 

Usando uma calculadora online

Existem diversas calculadoras na internet que podem dizer quanto vale a sua empresa.

Uma muito utilizada é a calculadora de valuation da Empreenda Brasil. Ela é gratuita e simples de usar.

Basta inserir as informações financeiras da sua empresa e a calculadora dirá quanto ela vale em poucos minutos.

A maioria das calculadoras online de valuation utilizam o método de fluxo de caixa descontado para calcular o valor da empresa.

Esse método é o mais conhecido e utilizado internacionalmente. Entretanto, ele não é recomendado para todo tipo de empresa, e por isso você não deve usar a calculadora quando:

  • o seu negócio for uma startup em fase de crescimento;
  • o seu negócio não der lucro;
  • o seu negócio ainda não atingiu a fase de maturidade financeira.

Em todos esses casos, busque uma consultoria especializada para te ajudar a escolher o melhor método para avaliar o seu negócio.

Mas se a sua empresa tem lucro e já atingiu a maturidade, usar uma calculadora online pode ser uma ótima opção.

 

Usando uma planilha

Existem muitas planilhas de valuation na internet. A maioria delas é gratuita e vem com todas as fórmulas prontas.

Contudo, você precisará de alguns conhecimentos para preencher as informações financeiras na planilha, o que pode ser um pouco complicado.

Você terá que preencher informações mais simples (como faturamento e taxa de lucro da empresa), mas também informações mais complexas como valor dos ativos e passivos financeiros do negócio.

Portanto, se você tem um bom nível de conhecimento técnico em finanças empresariais, utilizar uma planilha para calcular o valor da sua empresa pode ser uma boa opção.

 

Qual método escolher para avaliar um negócio?

Existem vários métodos para calcular o valor de uma empresa, e cada um deles possui uma abordagem diferente.

Sendo assim, cada um deles irá apresentar um valor diferente para o seu negócio.

Você pode então se perguntar: pra cada método que eu utilize, o meu negócio terá um valor diferente?

Exatamente isso. Cada método irá apurar um valor diferente para a sua empresa.

Por isso, para escolher o método de avaliação mais adequado para o seu negócio você precisa analisar:

  • o objetivo da avaliação;
  • o porte da sua empresa;
  • a maturidade financeira do seu negócio;
  • e o segmento em que ele atua.

Quais os principais métodos de avaliação?

Os métodos mais utilizados para avaliar uma empresa são:

 

Fluxo de caixa descontado:

O Fluxo de Caixa Descontado (FCD) costuma ser o método mais utilizado para calcular o valor de um negócio.

Nesse método, o valor de uma empresa está relacionado a sua capacidade de gerar lucros e caixa.

As principais vantagens do método de fluxo de caixa descontado são:

  • Consegue apurar o valor dos ativos intangíveis de uma empresa (como marca, tempo de mercado, base de clientes, etc)
  • Consegue capturar as perspectivas de crescimento do seu setor e o desempenho da empresa no curto, médio e longo prazo.

 

Múltiplos de mercado:

Nesse método, o valor de uma empresa é calculado a partir da sua comparação com negócios semelhantes.

Entretanto, é muito importante que as empresas comparadas sejam do mesmo porte e segmento de mercado.

Embora seja um método mais simples, ele não é aplicável à realidade da maioria das pequenas e médias empresas por conta da dificuldade para encontrar empresas comparáveis (por exemplo, do mesmo porte e segmento) que tenham valor de mercado divulgado.

 

Valor Patrimonial Contábil

O valor contábil de um negócio é calculado a partir da soma de todos os seus ativos – estoque, máquinas, equipamentos, caixa -, subtraído da soma de todos os seus passivos – dívidas com fornecedores e bancos, passivos trabalhistas, contingentes fiscais, etc.

Ou seja, o valor da empresa é igual ao seu patrimônio líquido contábil.

Como a maior parte das informações de ativos e passivos consta no balanço patrimonial da empresa, esse método costuma ser bem fácil de ser aplicado.

Contudo, ele tem uma grande desvantagem: ele avalia apenas o passado da empresa. E portanto desconsidera as suas expectativas futuras de crescimento, bem como o valor dos seus ativos intangíveis.

Por isso ele costuma ser pouco utilizado, e é recomendado apenas para empresas que irão descontinuar as suas operações, como em caso de falências.

 

Conclusão

Independente do método ou da ferramenta que você escolher para avaliar a sua empresa, leve sempre em consideração:

  1. o objetivo de avaliar a sua empresa;
  2. o porte da sua empresa;
  3. e a necessidade de contar ou não com apoio de uma consultoria especializada.

A partir disso, você poderá escolher qualquer método citado no post para saber quanto vale o seu negócio, ou até mesmo procurar ajuda de uma consultoria empresarial de sua confiança.

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