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Redes sociais: por que monitorá-las?

 

Com o aumento contínuo da presença das redes sociais no cotidiano das pessoas, participar desse mundo é necessário para que as empresas que desejam construir relações duradouras com seus clientes.

 

Hoje quem não faz isso já está perdendo dinheiro, mostrando que estes canais não são algo do futuro das corporações mais sim do presente. Um dia as marcas tiveram um controle absoluto sobre a sua publicidade, conteúdo e sua imagem, mas com a chegada da internet já não é mais assim.

 

Hoje quem avalia a qualidade dos produtos e serviços são os consumidores, que expressam sua opinião principalmente nas redes sociais e publicam o conteúdo.

 

No entanto, não basta apenas estar presente, é preciso saber como se comunicar nessa plataforma. O primeiro passo para isso é entender a importância de realizar o monitoramento de redes sociais.

 

Além de monitorar os resultados de seus esforços em mídia social, também é importante ter boa compreensão do que dizem sobre você e seu negócio. Afinal, esse feedback ajuda a definir melhor os objetivos e as metas das próximas etapas do planejamento de Marketing Digital.

 

Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios de investir no monitoramento de redes sociais. Confira!

 

Ele te dá um panorama da situação

 

As mídias sociais podem ser um pouco como aquele amigo brutalmente honesto que todos parecem ter. Se você está procurando maneiras de melhorar o seu negócio ou, simplesmente, quer ter a garantia de que está fazendo um ótimo trabalho, as redes sociais podem ser o melhor lugar para se dedicar.

 

Elas também fornecem informações valiosas sobre o que as empresas concorrentes estão oferecendo para que você saiba o que precisa fazer.

 

Aproxime-se do seu público

 

As redes sociais proporcionaram uma democratização na produção de conteúdo e são canais diretos com o seu público — portanto, representam uma oportunidade de cativar e garantir a sua fidelidade.

 

Por meio delas, os usuários podem expressar sua opinião sobre um produto, fazer críticas e realizar sugestões. É preciso, então, estar preparado para ouvir o que eles têm a dizer e oferecer as respostas que precisam.

 

Muitas empresas utilizam as redes sociais como seus principais canais de atendimento ao consumidor.

Ajuda a controlar a crise

 

As mídias sociais podem, rapidamente, transformar um amigo em inimigo, quando não são vigiadas de perto. Não deixe que um cliente azedo estrague sua reputação, expressando sua má experiência em toda a internet.

 

Afinal, nenhum negócio pode ser perfeito. Então, acomode seus clientes perturbados antes que eles poluam a informação com a imprensa.

 

Identifique tendências e oportunidades

 

As redes são um espaço constante de discussão e exposição de ideias. Realizando o monitoramento desse emaranhado de informações, é possível descobrir novas ideias e tendências de mercado, antes de seus concorrentes.

 

Afinal, você vai conhecer as necessidades, sugestões e críticas dos seus clientes, quase em tempo real.

 

Auxilia na identificação de influenciadores

 

Monitoramento de mídias sociais é uma ótima maneira de identificar quais opiniões detêm mais peso no seu público. Essas são as pessoas que você quer do seu lado, porque têm milhares de seguidores e publicam seu próprio conteúdo consistentemente.

 

Depois de ter identificado quem são essas pessoas, você pode começar a encontrar maneiras de atrair sua atenção.

 

Saiba o que e como medir

 

Você já entendeu como o monitoramento de redes sociais pode ser importante para o seu negócio. O próximo passo é descobrir como mensurar essas informações.

 

Existem dezenas de métricas que podem ser utilizadas. Antes de definir seus KPIs, que são os indicadores-chave de performance, ou seja, as métricas que serão usadas, é preciso saber quais objetivos você pretende alcançar com o trabalho de mensuração.

 

Um dos modelos de métricas mais usado é o Padrão IAB (Interative Advertising Bureau) que as divide em grupos que podem indicar:

 

  • O conteúdo publicado e as fontes;
  • Impressões e alcance;
  • Engajamento e conversação;
  • Influências;
  • Opiniões dos usuários;
  • Retorno sobre investimentos de marketing;

 

Para auxiliar no processo de monitoramento, existem dezenas de sites e ferramentas. Descubra qual o melhor recurso para atingir os seus objetivos e faça do monitoramento de redes sociais um forte aliado na obtenção de resultados.

 

O artigo colaborou para um melhor entendimento sobre monitoramento em redes sociais? Se sim, compartilhe com seus amigos!

 

 

Artigo escrito por Daniel Grazioli da Agência Multicom

 

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