Como reduzir custos de atendimento? Conheça 4 tecnologias que vão ajudar

Atender os clientes da melhor forma possível é essencial para o sucesso de qualquer empresa, afinal, são eles que consomem nossos produtos, dizem como podemos melhorar, acreditam em nossas ideias e falam da nossa marca para as outras pessoas.

 

Por ser tão decisivo, muitas vezes pensamos que o atendimento ao cliente precisa de um alto investimento para funcionar bem. Porém, existem diversas soluções para fazer isso sem gastar muito, desde técnicas simples até tecnologias complexas e inovadoras.

 

Quer saber como reduzir custos de atendimento ao cliente, automatizar seus processos e melhorar o engajamento do público com a sua marca utilizando essas tecnologias? Então acompanhe este post e conheça 4 delas!

 

1. Big Data

 

As pessoas produzem muita (muita mesmo) informação nos canais digitais, o que nos permite conhecer de maneira aprofundada seus hábitos e preferências de consumo. E o que é melhor para reduzir custos de atendimento do que saber exatamente o que seus clientes desejam? É aí que o Big Data entra.

 

O grande volume de dados que essa tecnologia fornece pode ajudar seus atendentes a promoverem experiências cada vez mais personalizadas, sendo um excelente artifício para fidelizar clientes a baixo custo — afinal, muitas dessas informações já são fornecidas espontaneamente pelas pessoas nas redes sociais, sites de empresas, canais de atendimento ao consumidor e outros canais.

 

2. Sistemas de CRM

 

Cometer o menor erro ao atender um cliente pode custar muito caro. Para descomplicar esse processo, surgiram os softwares de Customer Relationship Management (CRM), que otimizam a gestão do relacionamento com os clientes e facilitam o trabalho da sua equipe.

 

Que tal programar e-mails para dispará-los na hora mais conveniente? Ter o histórico completo das compras e interações com a empresa? E medir os resultados dos seus esforços com detalhes, parece bom?

 

Os sistemas de CRM desempenham essas e outras funções (nem tão) básicas enquanto os atendentes podem se dedicar a casos mais complexos, o que é positivo na motivação e qualidade do trabalho deles.

 

3. Redes sociais e suas comunidades

 

Que as redes sociais são fundamentais para sua estratégia de vendas, você já sabe. Mas como aproveitá-las para reduzir custos de atendimento? A resposta está no seu potencial de construção de comunidades.

 

Cada rede social tem suas peculiaridades, mas todas têm uma coisa em comum: são constituídas por pessoas.

 

Assim, criar grupos para tirar dúvidas no Facebook e LinkedIn, promover o engajamento dos usuários através de hashtags no Instagram e até fazer enquetes no Twitter pode te ajudar a entender melhor o que os consumidores desejam. Com isso, você aumenta o reconhecimento da sua marca e ainda recebe feedbacks constantes — e gratuitos — para aprimorar seus serviços.

 

4. Chatbots

custos de atendimento

Uma ferramenta que pode estar integrada a todas as outras apresentadas neste post, os chatbots permitem que sua empresa converse com qualquer pessoa que entrar em contato de maneira personalizada e instantânea.

 

Essa tecnologia reduz custos de atendimento ao responder os clientes imediatamente, sem precisar de um atendente online. Assim, os chatbots mantêm sua marca disponível 24 horas por dia para resolver problemas simples com gentileza e competência.

 

Além disso, encaminham questões complexas, que necessitam da inteligência e sensibilidade humanas para serem resolvidas, para sua equipe solucionar posteriormente — sem deixar seus clientes esperando horas por uma resposta.

 

Unir inteligência humana e artificial é uma das soluções mais efetivas para reduzir custos de atendimento na sua empresa. Agora que você conhece as tecnologias para fazer tudo acontecer, compartilhe este post nas redes sociais e ajude mais pessoas nesse processo. Seus clientes agradecem!

 

Autor(a):

Ana Júlia Caires

Analista de Marketing da Take

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment