A importância do registro de marca para os seus negócios

registro de marca

O registro da marca é o principal meio pelo qual uma empresa pode distinguir seus produtos ou serviços de seus concorrentes.

Qual o conceito de marca?

 

Ao desenvolver sua própria ‘imagem de marca’ e criar fidelidade entre os consumidores, uma empresa agrega valor aos seus negócios e atua no mercado com um diferencial a mais.

 

Mas criar uma marca não é apena desenvolver uma identidade visual, visto que o mercado está cheio de produtos similares. Para destacar um produto, é necessário atribuir-lhe mais do que algumas propriedades de identificação. Além de atributos como nome, logotipo, cor, é preciso imprimir certa personalidade que ajudem uma marca a se posicionar no mercado.

 

Entre estes tributos estão relevância, consistência, apelação, sustentabilidade e credibilidade. São essas qualidades que tornam uma marca única e traduzem basicamente o ponto de vista, os valores e a percepção que os clientes têm dos produtos e serviços de uma empresa.

 

Sua marca já conquistou este posicionamento no mercado entre os seus consumidores, ou você já tem uma estratégia de marketing com este objetivo? Então, com certeza, não pretende perder seu lugar junto aos seus stakeholders.

 

Mas para manter-se dentro da competição, você não pode negligenciar uma das etapas mais importantes do processo de branding: o gerenciamento de marca. Ou seja, a proteção e gestão da sua marca.

 

O registro de marca é o único modo de proteger a sua marca, salvaguardando os investimentos já realizados e fortalecendo a sua marca. Se você já criou sua marca, já elaborou a sua estratégia de marketing, mas ainda não a registrou, este artigo é para você.

 

Neste posto, mostramos a importância de registrar sua marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.

registro da marca

 

Qual a importância do registro de marca?

 

Para entender a importância de registrar a sua marca de forma simples e prática, pense o que aconteceria caso outra pessoa registrasse a sua marca ou outra muito semelhante a sua. Em um primeiro momento, você se encontraria numa posição altamente onerosa de se envolver  em uma disputa pelos direitos de marca.

 

Em um segundo momento, talvez você tenha que retirar seus produtos do mercado, redesenhar logos e embalagens e criar tudo do zero novamente. E, mesmo tendo trabalhado ao longo dos anos, para fortalecer o valor da sua marca, ainda teria que pagar danos ou uma porcentagem dos lucros para o proprietário da marca registrada.

 

Então, dito isto, pergunte-se: Vale a pena arriscar? De fato, as circunstâncias apontam que não. Embora muitos empresários considerem os custos de gestão um impeditivo para o efetivarem o registro, é preciso avaliar o custo-benefício de ter uma marca registrada.

 

Muitos empreendedores também pensam erroneamente que ao registrarem o nome da empresa ou um domínio estão protegidos em relação a terceiros. Mas isso não reflete a realidade. Somente com o registro junto ao INPI adquire-se o direito explorar uma marca de forma exclusiva e impedir que alguém crie alguma semelhante.

 

O registro de marca pode ser um dos maiores ativos da sua empresa

 

Quando você abre uma empresa  e cria uma marca forte, cujos serviços ou produtos, se sustentam exatamente pelo conceito inovador que a sua marca propõe, o registro de marca pode se tornar um ativo importante para a sua empresa.

 

As marcas registradas quando bem gerenciadas são vistas como um bem para uma empresa e pode inclusive ser comercializada e licenciada em forma de franquia. Nesta perspectiva, quanto mais a imagem comercial de uma empresa cresce, mais valorosa se torna a sua marca e pode abrir o caminho para a expansão dos negócios.  Mas claro, isso somente irá acontecer, se estiver protegida.

 

Como registrar uma marca no Brasil?

 

No Brasil, como já mencionado, obtém-se o certificado de marca registrada quando se efetua o registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Ao entrar com o pedido no INPI, o processo se estende por  várias etapas, como o cadastro, pagamento das taxas, envio do formulário de registro, publicação do registro e acompanhamento até obter o certificado.

 

Ao se inscrever para registrar uma marca, deve-se nomear a classe ou classes de bens ou serviços que serão identificados com a marca registrada. Existem 45 classes sob a Classificação Internacional de Bens e Serviços para os fins do Registro de Marcas.

 

Deve-se nomear uma ou mais classes nas quais você pretende usar a marca registrada. Desde que o examinador não tenha objeções para o seu pedido e se ninguém se opuser a sua solicitação, você receberá um certificado confirmando que sua marca foi registrada com sucesso.

 

Se houver alguma oposição ao seu pedido, você será informado e você poderá retirar a sua solicitação ou defender a sua posição. É válido destacar que a proteção de marca não dura para sempre, sendo que o registro tem validade por 10 anos. Você precisará renová-la depois deste tempo, o que pode ser feito a partir de seis meses antes de expirar e até seis meses depois.

 

O monitoramento de marca também é importante

 

É vital que todas as empresas, independente do porte, programem uma estratégia efetiva e pró-ativa de apuramento e registro de marca para garantir a devida proteção.  O uso de procedimentos de monitoramento de marca também é fundamental neste processo. Para obter ajuda para registrar e monitorar sua marca, você pode contar atualmente com serviços 100% online e mais acessíveis, como os oferecidos pela plataforma Juridoc. 

 

Gostou do conteúdo? Leia também: 5 Principais fatores para a construção de uma marca bem sucedida na internet

Autor(a):

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