Sabemos que números são extremamente importantes em um relatório, principalmente quando são aplicados em uma estratégia. Por meio das métricas, é possível entender se as ações executadas estão trazendo os resultados esperados e se necessário, podemos realizar ajustes para melhorar o desempenho de uma campanha.
Para cada cliente, uma análise. Por isso, dentro das redes sociais, as perguntas dos relatórios variam de acordo com o segmento e objetivos de uma empresa. Mas algumas perguntam sempre devem ser aplicadas em todas:
- Estamos melhorando?
- Este mês nosso resultado foi melhor ou pior comparado ao mês passado?
- Nosso investimento está trazendo retorno?
Resultados são provas de que você está executando com eficiência o seu trabalho. Eles são importantes para comparativos e pontos de melhorias para a sua estratégia. E claro, para mostrar ao seu cliente que o seu trabalho está obtendo retorno.
Como fazer relatórios para redes sociais?
Se digitarmos no Google “relatório para redes sociais” encontraremos diversos materiais, modelos e sites que são especializados para isso. Mas como saber qual é o melhor para a sua empresa? Primeiro você deve entender a importância que isso trará para você e o que é de fato relevante para a sua marca.
Não existe um modelo pronto que sirva para todas as empresas. Os relatórios devem ser customizados de acordo com as seguintes perguntas: a minha estratégia está alcançando os meus objetivos iniciais? Quais são os meus objetivos? E o que devo analisar a partir deles?
As redes sociais como o Facebook, o Instagram e o Twitter, por exemplo, nos fornecem diversas métricas que devemos utilizar ao nosso favor, basta analisá-las.
Mas quais você deve analisar? Aquelas que provam ou não o seu desempenho.
Vamos supor que o seu objetivo dentro das redes seja aumentar a visibilidade da sua marca. Neste caso, você deve avaliar o seu alcance, engajamento e crescimento da sua página (Facebook) ou perfil (Instagram).
Esses indicadores serão os fatores chave para o seu negócio. São eles que terão como base a sua estratégia e acompanhamento diário na performance dos seus resultados.
Não basta apenas apresentar esses dados em um relatório, você deve saber analisá-los e identificar quais pontos devem ser mantidos e quais devem ser melhorados.
No caso de aumentar a sua visibilidade, estratégias como patrocínios de página e perfil são os mais recomendados, mas aumentar números de fãs e seguidores, não quer dizer que alcançará o seu segundo objetivo: o engajamento.
Para haver o engajamento, indicador do qual está relacionado às interações totais de uma publicação, você deverá ter um conteúdo de qualidade e para que você atinja esse objetivo, você precisará ter um alcance que trará resultados.
Consegue perceber que todos os objetivos que foram definidos neste exemplo estão conectados? Isso é o que faz a sua estratégia dar certo, pensar em um conjunto de ações que atinjam todos os seus objetivos de forma clara e eficiente.
Usar o conhecimento em conjunto com as ferramentas que as redes sociais estão disponibilizando apresentará um relatório com maior propriedade e transparência para uma empresa.
Se você quer ter relatórios sólidos para a sua empresa, entre em contato conosco, temos uma equipe especializada pronta para atender você!