Por que é tão importante enviar relatórios de resultados para o seu cliente?

relatórios de resultados

Sabemos que números são extremamente importantes em um relatório, principalmente quando são aplicados em uma estratégia. Por meio das métricas, é possível entender se as ações executadas estão trazendo os resultados esperados e se necessário, podemos realizar ajustes para melhorar o desempenho de uma campanha.

 

Para cada cliente, uma análise. Por isso, dentro das redes sociais, as perguntas dos relatórios variam de acordo com o segmento e objetivos de uma empresa. Mas algumas perguntam sempre devem ser aplicadas em todas:

 

  • Estamos melhorando?
  • Este mês nosso resultado foi melhor ou pior comparado ao mês passado?
  • Nosso investimento está trazendo retorno?

 

Resultados são provas de que você está executando com eficiência o seu trabalho. Eles são importantes para comparativos e pontos de melhorias para a sua estratégia. E claro, para mostrar ao seu cliente que o seu trabalho está obtendo retorno.

 

Como fazer relatórios para redes sociais?

 

Se digitarmos no Google “relatório para redes sociais” encontraremos diversos materiais, modelos e sites que são especializados para isso. Mas como saber qual é o melhor para a sua empresa? Primeiro você deve entender a importância que isso trará para você e o que é de fato relevante para a sua marca.

 

Não existe um modelo pronto que sirva para todas as empresas. Os relatórios devem ser customizados de acordo com as seguintes perguntas: a minha estratégia está alcançando os meus objetivos iniciais? Quais são os meus objetivos? E o que devo analisar a partir deles?

 

As redes sociais como o Facebook, o Instagram e o Twitter, por exemplo, nos fornecem diversas métricas que devemos utilizar ao nosso favor, basta analisá-las.

 

Mas quais você deve analisar? Aquelas que provam ou não o seu desempenho.

 

Vamos supor que o seu objetivo dentro das redes seja aumentar a visibilidade da sua marca. Neste caso, você deve avaliar o seu alcance, engajamento e crescimento da sua página (Facebook) ou perfil (Instagram).

 

Esses indicadores serão os fatores chave para o seu negócio. São eles que terão como base a sua estratégia e acompanhamento diário na performance dos seus resultados.

 

Não basta apenas apresentar esses dados em um relatório, você deve saber analisá-los e identificar quais pontos devem ser mantidos e quais devem ser melhorados.

 

No caso de aumentar a sua visibilidade, estratégias como patrocínios de página e perfil são os mais recomendados, mas aumentar números de fãs e seguidores, não quer dizer que alcançará o seu segundo objetivo: o engajamento.

 

Para haver o engajamento, indicador do qual está relacionado às interações totais de uma publicação, você deverá ter um conteúdo de qualidade e para que você atinja esse objetivo, você precisará ter um alcance que trará resultados.

 

Consegue perceber que todos os objetivos que foram definidos neste exemplo estão conectados? Isso é o que faz a sua estratégia dar certo, pensar em um conjunto de ações que atinjam todos os seus objetivos de forma clara e eficiente.

 

Usar o conhecimento em conjunto com as ferramentas que as redes sociais estão disponibilizando apresentará um relatório com maior propriedade e transparência para uma empresa.

 

Se você quer ter relatórios sólidos para a sua empresa, entre em contato conosco, temos uma equipe especializada pronta para atender você!

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