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Retenção de clientes: um guia com tudo que você precisa saber

 

Sabemos que os clientes são a principal razão da existência de qualquer negócio ou empreendimento.

 

Assim, você já deve saber que é necessário dedicar uma atenção especial para conquistá-los.

 

Ainda mais importante do que conquistar novos clientes, porém, é saber como reter e fidelizar os antigos.

 

E é para facilitar o trabalho de manutenção dos clientes que as ações e estratégias de retenção e fidelização são projetadas e executadas.

 

Para te ajudar a não perder os consumidores, peças fundamentais na sobrevivência de qualquer empresa.

 

Quer entender mais sobre o assunto?Então confira algumas dicas essenciais que separamos para você.

 

Conheça bem os seus clientes

 

Muitas empresas tentam fidelizar os clientes por meio de ofertas customizadas, no entanto, podem errar com certas pessoas, simplesmente porque a empresa não conhece a fundo o perfil da sua clientela.

 

Para evitar esse erro, é preciso investir em questionários e em contatos com os clientes para conhecê-los de fato e com isso poder agradá-los e fidelizá-los de forma eficaz, mantendo registrados os gostos e hobbys, para oferecer a melhor experiência possível para ele, adequando as ofertas às necessidades do cliente.

 

Outro exemplo é com o apoio da tecnologia dos softwares de CRM, por exemplo, é possível estudar mais a fundo quem é o seu cliente.

 

De acordo com as suas características e o seu histórico de interação com a empresa, deve-se separá-los em grupos para direcionar as suas ações de comunicação de forma personalizada.

 

Invista em capacitação da sua equipe de vendas

 

O processo de fidelização e retenção de clientes começa na venda, pois o primeiro contato próximo que eles terão com o seu negócio se dará com o departamento comercial.

 

A empresa precisa treinar e capacitar os vendedores para perceber os padrões de consumo de cada cliente, oferecer planos de fidelidade e ainda atualizar os cadastros dos clientes existentes.

 

É preciso explicar para a equipe de vendas que o processo de relacionamento com a base de clientes não termina quando a venda é fechada: o relacionamento deve ser alimentado para que a empresa tenha a possibilidade de enviar novas ofertas de produtos ou serviços no futuro.

 

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Acompanhe de perto o mercado

 

Não olhe apenas para a sua empresa, repare o que os seus concorrentes oferecem.

 

Essa tática é fundamental, pois as preocupações e as necessidades dos clientes mudam com o passar do tempo.

 

Assim, os negócios que não se atualizam acabam perdendo clientela para a concorrência.

 

Fidelização em curto prazo

 

É isso mesmo! Por mais que seja importante pensar em longo prazo e planejar, os clientes só se mantêm fiéis quando são recompensados e conseguem rapidamente perceber benefícios.

 

Quando isso não ocorre, eles podem ficar desmotivados, o que dá brecha para que pesquisem no mercado por outras empresas.

 

Sabendo disso, encontre caminhos de beneficiar o seu cliente a curto prazo, permitindo que ele volte o mais breve possível e ajude a gerar mais lucro em um pequeno espaço de tempo.

 

Sabe de mais alguma dica sobre como realizar a retenção de clientes? Compartilha com a gente nos comentários!

 

 

Autor: Daniel Grazioli Agencia Multicom

 

 

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