AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Saiba como diferenciar marketing e publicidade

Saiba como diferenciar marketing e publicidade

Marketing e publicidade são dois conceitos que as pessoas costumam confundir, entretanto, eles não se referem a mesma coisa.

Pelo fato de não possuírem o mesmo conceito, eles têm características diferentes e podem ser usados para atingir objetivos distintos, mas desde que sejam aplicados do jeito certo.

Quem tem um negócio e quer divulgá-lo para conquistar um número maior de clientes, geralmente, têm muitas dúvidas, e se esse for o seu caso, vamos te ajudar. 

Portanto, neste conteúdo explicaremos o conceito de cada um deles e as principais diferenças. 

Tenha compreensão do conceito de marketing

Chamamos de marketing as estratégias que ajudam as empresas a alcançar seus objetivos comerciais. 

Ele envolve o planejamento das ações, e tem como finalidade aproximar as marcas e os consumidores.

Por meio dos 4 Ps de marketing (preço, produto, praça e promoção) é possível desenvolver estratégias inteligentes.

Para colocar essas ações em prática, um fabricante de totem de propaganda utiliza diferentes ferramentas e todas elas ajudam a impactar o público-alvo certo.

Entretanto, muito além de aproximar uma marca de seus clientes, o marketing faz isso entregando conteúdos de valor e transformando a empresa em uma autoridade naquilo que faz.

Qual é o conceito de publicidade?

A publicidade, por sua vez, é uma das vertentes do marketing para criar estratégias. Por meio dela, uma organização transmite sua mensagem e atende aos objetivos do marketing.

Por meio da publicidade, conseguimos vender os produtos e serviços, atrair visibilidade para a organização e divulgar uma ideia.

Apesar de serem conceitos diferentes, é importante que você entenda que para publicidade existir, é fundamental que o seu negócio tenha uma boa estratégia de marketing definida.

Entendendo as diferenças entre marketing e publicidade

Agora que você já compreende o conceito de cada um, fica mais fácil entender quais são suas diferenças, e dentre elas estão:

As capacidades hábis dos profissionais

Muitos ainda confundem as habilidades necessárias que os profissionais de marketing e publicidade precisam ter.

Um profissional de marketing possui um perfil multidisciplinar e tem uma visão mais ampla do negócio, compreendendo diferentes aspectos, como:

  • Mercado;
  • Público-alvo;
  • Concorrência;
  • Dados;
  • Ferramentas utilizadas.

Ele não vai criar apenas os objetivos da empresa, mas também vai elaborar a jornada de compra de seus consumidores, para que eles sejam convertidos em clientes.

No caso de uma gráfica especializada em impressão catálogos, o profissional de marketing identifica o estágio em que o consumidor está e passa essas informações para a equipe publicitária.

Eles vão criar o anúncio mais adequado para essa fase, mas tendo como base uma visão mais limitada, visto que eles são alocados em uma parte do processo. Mesmo assim, são cruciais para alcançar resultados.

O publicitário também precisa compreender as mídias utilizadas pela marca e as características de cada uma delas.

Tipo de público

Quando um fabricante de letra caixa iluminada contrata um profissional de marketing, ele vai trabalhar tanto com o público externo quanto com o público interno, ou seja, clientes e colaboradores.

Por outro lado, o foco da publicidade está apenas no público externo, já que seu papel é criar anúncios para que a organização possa atrair novos clientes.

Mensuração dos resultados

Tanto o marketing quanto a publicidade precisam mensurar os resultados de suas estratégias. 

A publicidade consegue fazer isso de maneira mais imediata, o que permite alterar os elementos das campanhas para melhorar.

Além de ter mais resultados, a organização consegue otimizar o retorno sobre investimentos (ROI). 

O marketing, por sua vez, faz a mensuração com base em um período, principalmente no caso das ações maiores.

No caso de um fabricante de adesivo personalizado parede, a equipe vai avaliar o planejamento mês a mês, semana a semana ou dentro de um período interessante para o negócio.

Por conta disso, no marketing, é muito importante ter disciplina para mensurar os resultados, o que leva muitas empresas a contratarem uma agência especializada.

Conclusão

Como vimos ao longo deste artigo, existem diferenças consideráveis entre o marketing e a publicidade, mas os dois são importantes para chegar a bons resultados, divulgar a marca, seus produtos e serviços e melhorar o faturamento.

Contar com uma agência é a melhor maneira de garantir excelentes resultados com suas estratégias. 

Elas conseguem compreender o seu público e o mercado em que você está inserido, direcionando as ações e impactando as pessoas certas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *