Saiba como lidar com grandes volumes de dados

Pense no tempo que demora um 1 segundo. Pensou? Este é o tempo suficiente para cerca de 52 196 pessoas fazerem um “Gosto” no Facebook, publicarem mais de 700 fotografias no Instagram, fazerem mais de 4000 buscas no Google e publicarem mais de 6000 tweets. O mundo online acontece a uma velocidade louca e a nossa sociedade da informação gera a cada dia mais dados e esse volume gigante de informação por vezes torna-se num problema bem sério para as empresas. Neste artigo, deixamos-lhe dicas essenciais e imprescindíveis para lidar da melhor forma possível com os volumes de dados do seu negócio!

 

Analisar os volumes de dados em tempo real

 

Um dos grandes problemas da quantidade excessiva de informações com que temos que lidar diariamente é a impossibilidade de acompanharmos tudo o que se passa. O Homem não é uma máquina, não é verdade? A informação chega até nós das mais variadas fontes, o que complica a análise dos dados e a tomada das decisões certas. Felizmente hoje em dia já é possível analisar a informação em tempo real de uma forma muito simples, graças aos sistemas de monitorização de negócio como o Multipeers. Esta ferramenta apresenta informação da empresa oriunda de todas as fontes de informação num dashboardbem simples e conciso, potenciando assim a rápida e consciente tomada de decisão. Permite ainda a configuração de alertas de negócio, pelo que o gestor/empresário saberá sempre o que se passa em tempo útil.

 

Guardar ficheiros na Cloud

 

O armazenamento na nuvem é um dos grandes aliados do chamado Big Data pois guardar as informações na Cloud facilita o processo do excessivo volumes de dados e reduz muito os custos com tecnologia. A cloud garante que pode consultar a sua informação sempre que quiser e onde você quiser e que nada se perde. Apesar da desconfiança com que esta tecnologia foi recebida, hoje em dia já é bastante popular e já provou que é uma das formas mais seguras de guardar a informação.

 

volumes de dados

 

Automatizar processos é o caminho

 

Muitas empresas guardam mais do que uma cópia da mesma informação em locais diferentes, criando inúmeros ficheiros e ocupando um espaço completamente desnecessário. A chamada “desduplicação” reduz os volumes de dados significativamente através da eliminação dos ficheiros repetidos. Desta forma, otimizará o espaço de armazenamento e conseguirá ganhar espaço para armazenar informação verdadeiramente importante.

 

Escolher a arquitetura de dados ideal

 

Cada negócio tem as suas especificidades e nem todos vão funcionar bem com a mesma arquitetura. Escolha a opção ideal desde o início para evitar upgrades e migração de dados. Privilegie as vantagens que a sua escolha lhe trará a longo prazo e não se foque na simplicidade nem nos benefícios a curto prazo.

 

Dica extra: O Datapeers oferece uma variedade de técnicas scrambling sofisticadas para proteger dados sensíveis, substituindo-os de forma irreversível por dados fictícios, mas realistas. É importante nos dias atuais poder contar com uma ferramenta de mascaramento eficaz. Desse modo, você garante que a sua informação nunca é exposta, independentemente do ambiente em que estiver trabalhando.

Veja também

Leave a Comment