O que é segurança da informação e como proteger a sua empresa

Você sabe o que é segurança da informação (SI)? Ela é fundamental para proteger sua empresa dos ataques cibernéticos e de outras eventualidades que venham a acometer seu negócio.

 

Dentro do significado de segurança da informação existem outros diversos conceitos que iremos abordar neste artigo. Pegue caneta, papel e vamos lá!

 

O que é segurança da informação?

 

Há muita curiosidade e interesse acerca de o que é segurança da informação e para que ela serve. Bem, segurança pode estar atrelada a diversas áreas, tais como: segurança física, infraestrutura tecnológica, aplicações e conscientização organizacional que englobam soluções para que sua empresa seja minimamente exposta a perigos virtuais. Desse modo, seu maior patrimônio estará protegido. A informação.

 

Muitas vezes, quando se fala sobre o que é segurança da informação as pessoas associam o termo à proteção contra hackers e à vulnerabilidade do sistema. E para se precaverem pensam logo em um antivírus, um firewall que proteja suas informações.

 

Contudo, não é certo limitar a segurança da informação somente a essas funcionalidades. Existe muito mais por trás desse conceito. Vamos explorar mais?

 

Conceitos de Segurança da Informação:

 

Disponibilidade

 

Essa é a garantia de que todas as informações estarão disponíveis para os usuários autorizados acessarem. Desse maneira, há liberdade e segurança, já que as informações só poderão ser acessadas por aqueles que tiverem acesso.

 

Confidencialidade

 

Tal conceito está ligado ao sigilo das informações da empresa. Ou seja, é necessário que se estabeleçam níveis de acesso a determinadas informações. Pessoas que sejam autorizadas a alguns dados.

 

Estes níveis podem ser estabelecidos através de regras, sejam hierárquicas ou por políticas de segurança. A confidencialidade é fundamental para se estabelecerem regras e uma administração segura do patrimônio da empresa.

 

Integridade

 

O conceito de integridade se aplica no sentido de garantir que as informações disponibilizadas estarão acessíveis para as devidas pessoas, do mesmo jeito que foram salvas. Estamos falando, portanto, de proteção de dados. Desse modo é assegurado que as informações não serão corrompidas ou modificadas acidentalmente.

 

Mecanismos de segurança

 

Agora que sabemos o que é segurança da informação e seus conceitos primordiais, vamos seguir em frente e falar de mecanismos de segurança. Ou seja, vamos falar sobre como garantir que a informação da sua empresa fique segura.

 

Os mecanismos de segurança existem para controlar o acesso à informação de forma física e lógica. Isto é, no caso do controle de acesso físico se fala em limitar o contato direto que o usuário possa vir a ter com determinado conteúdo. Já o controle ao acesso lógico, diz respeito à integridade da informação, conceito trabalhado anteriormente.

 

Seguindo essa linha de pensamento, vemos que ambos os conceitos, físico e lógico, estão intrinsecamente ligados a diversos recursos de segurança. Tais como: código-fonte de aplicativos; arquivos de senha; base de dados; registros de usuários e a limitação ao acesso às ferramentas que permitem editar arquivos e programas.

 

Que tal alguns exemplos de mecanismos de segurança? Dá uma olhada:

 

Criptografia

 

É a famosa funcionalidade de converter arquivos em um formato impossível de decifrar. O documento só poderá ser acessado através de uma chave/senha, disponibilizada para pouquíssimas pessoas.

 

Assinatura digital

 

A assinatura garante a integridade dos arquivos através da criptografia. Dessa maneira, seu acesso se pode vir a ser irrestrito, e os documentos não poderão ser modificados.

 

Certificação

 

Uma certificação é conceituada como um atestado de veracidade de um arquivo. Em outras palavras, uma garantia de que ele é válido.

 

Softwares

 

Existem diversos softwares que atuam como antivírus, auxiliando na preservação dos dados da sua empresa. Aliás, você sabe como os softwares contribuem para melhorar a nossa vida?

 

Políticas de segurança e como proteger a sua empresa

 

segurança da informação

 

Mas o que é segurança da informação e como ela funciona para proteger sua empresa engloba mais que softwares e computadores. Envolve pessoas. E essas pessoas possuem direitos e deveres para/com a empresa e as informações que circulam nela.

 

São necessárias regras para que a segurança de computadores e dados se dê de forma eficaz.  Por isso, iremos abordar algumas políticas de segurança específicas que devem ser adotadas dentro do seu negócio, a fim de proteger suas informações.

 

Política de senhas: define as regras para acerca do uso de senhas, como tamanho mínimo e máximo, regra de formação e periodicidade de troca.

 

Política de backup: define as regras sobre as cópias de segurança feitas de cada arquivo, como tipo de mídia utilizada, período no qual aquela cópia ficará retida e sua frequência de execução. Algo que vem sendo muito utilizado nos últimos tempo e se tornou a melhor alternativa é o backup na nuvem.

 

Política de privacidade: diz respeito a como as informações pessoais de clientes, usuários ou funcionários serão tratadas.

 

Política de confidencialidade: define regras para o tratamento das informações institucionais, em outras palavras, se elas podem ser repassadas para terceiros.

 

Política de uso aceitável (PUA) ou Acceptable Use Policy (AUP): comumente chamada de “Termo de Uso” ou “Termo de Serviço”, diz respeito ao uso dos recursos computacionais, os direitos e deveres de quem os utiliza e as situações que são consideradas inapropriadas ou abusivas.

 

 

Bem, se você chegou até aqui quer dizer que já sabe o que é segurança da informação e como proteger sua empresa. Comece a implementar as políticas e os conceitos aprendidos neste artigo e suas informações serão muito bem asseguradas

 

Agora, se você precisa de uma ferramenta que irá auxiliar o seu negócio no mapeamento de segurança a Segurança da Informação 12i é o que você está procurando! Ela age fazendo um mapa de risco e norteando ações e planejamentos na área de TI. Bacana, né?

 

Gostou do conteúdo? Leia também: Saiba como lidar com grandes volumes de dados

Veja também

Leave a Comment