Segurança da Informação: a importância do monitoramento

Segurança da informação controle de acesso Indicca

Vamos conversar sobre segurança da informação? Você sabe o que é, e pra quê ela serve? Parece meio óbvio né. A segurança da informação é a responsável por manter todos os dados de uma empresa o mais longe possível de ataques e outros danos. Mas você sabe como ela funciona? E sobre a importância de realizar um monitoramento?

 

Se sua resposta para as duas últimas perguntas foi não, pode ficar despreocupado porque é exatamente sobre isso que nós vamos falar aqui. A importância do monitoramento para a segurança da informação. A informação digital é hoje um dos principais produtos de nossa era. Sua segurança depende de diversos fatores como: comportamento do usuário, infraestrutura e pessoas mal intencionadas.

 

Algumas das características básicas da segurança da informação são: confidencialidade, disponibilidade e integridade. Ou seja: manter os dados em sigilo absoluto, sempre disponíveis apenas para usuários autorizados e assim garantir a integridade dos mesmos. E se engana quem pensa que segurança da informação refere-se somente a sistemas computacionais.

 

A segurança da informação envolve também sistemas eletrônicos e de armazenamento, além de vários aspectos e formas de proteger, monitorar e cuidar de dados. E para que todas as medidas preventivas “impostas” sejam realmente efetivas, o monitoramento deve ser presente e constante.

 

Segurança da informação e monitoramento

 

Uma das medidas básicas de proteção em um bom sistema de segurança da informação é o controle de acesso. Por meio do controle de acesso é possível gerenciar a utilização de determinados sistemas ou arquivos por cada colaborador. Essa medida de monitoramento além de proteger contra vírus e afastar hackers, pode acarretar em um aumento na produtividade, já que não haverá perda de tempo com navegação em páginas indevidas.

 

Manter os dados da sua empresa protegidos gera um aumento na confiança por parte dos clientes. Boas práticas de segurança da informação e monitoramento constante são indispensáveis para que tanto empresa, quanto cliente estejam sempre protegidos. Algumas dessas boas práticas são o armazenamento de dados na nuvem e a atualização dos sistemas.

 

  • Além de ter todos os arquivos armazenados offline, é importante manter backups periódicos em um sistema de armazenamento em nuvem. Essa medida auxilia na segurança dos dados já que as empresas que oferecem a opção de armazenamento de dados na nuvem, em geral, investem em medidas de segurança com monitoramento, por exemplo.

 

  • Como bem sabemos, manter softwares sempre atualizados também é uma medida de extrema importância. Softwares atualizados estão menos propensos a ataques cibernéticos, já que suas medidas de segurança são aprimoradas a cada atualização.

 

Essas são apenas medidas básicas de segurança. Já falamos bastante sobre isso aqui no blog. Além de implementá-las, é importante manter um sistema de monitoramento que verifique todas as ações realizadas na rede e no sistema. Como implantar um sistema de monitoramento? Ter equipes de plantão 24h por dia, verificando cada milímetro do seu sistema é uma opção. A menos viável, é claro.

 

Como realizar um monitoramento eficaz

 

 

Hoje em dia existem programas que, quando bem configurados e gerenciados dão conta do monitoramento perfeitamente e te mantém livre de contratempos. A Indicca, empresa especializada em segurança e tecnologia  da informação oferece serviços deste tipo. Conhece a “Gestão de Ativos e Monitoramento”?

 

Este é um serviço de monitoramento Indicca que funciona como uma agenda preventiva, a fim de minimizar os efeitos que podem ser causados por eventuais falhas no sistema. Uma vez identificadas, as falhas conseguem ser reparadas antes de comprometer o funcionamento da empresa.

 

Todo este serviço é realizado com base em indicadores. Indicadores são todo e qualquer status de funcionamento de um equipamento ou serviço: temperatura; quantidade de memória utilizada; uso do processador; autonomia de um nobreak e taxa de erro no barramento. A ferramenta “Gestão de Ativos e Monitoramento” da Indicca é centralizada na nuvem. Portanto a equipe responsável pela segurança da informação consegue trabalhar à distância. Você e seus clientes estarão seguros remotamente.

 

Um exemplo de monitoramento por meio da “Gestão de Ativos e Monitoramento” da Indicca é a verificação do servidor “www”. Este servidor tem o site e toda publicação WEB disponível aos usuários da internet. As publicações e serviços intranet também estão sob os comandos do servidor “www”. A Indicca monitora o servidor e caso haja uma eventual falha, o tempo de resposta será reduzido e o serviço não terá que ser interrompido.

 

Servidores de e-mail também são sistemas que não podem ficar comprometidos. Quando ficam geram enormes dores de cabeça e atrasos de demandas. Esse é mais um exemplo que reforça a grande importância da implantação de um bom sistema de monitoramento, tanto na segurança, quanto na organização interna das empresas.

 

Conte com a ajuda de especialistas para realizar o monitoramento

 

Montar e capacitar uma equipe própria, para realizar o monitoramento da sua empresa, pode ser uma tarefa complicada e mais cara do que você imagina. E é exatamente para evitar esses gastos e dores de cabeça que existem empresas especializadas no assunto, como a Indicca, citada acima. São pessoas treinadas e acostumadas a lidar com todo tipo de contratempo tecnológico que certamente irão te ajudar a não entrar em pânico.

 

Mas é importante frisar que mesmo que o serviço de monitoramento dos seus dados sejam terceirizados, manter sua equipe bem treinada fará total diferença no resultado final. É imprescindível que toda a equipe que lida diretamente com os sistemas e documentos da empresa esteja alinhada em conformidade com as normas de segurança.

 

Treine seus funcionários e implemente na empresa a cultura de segurança da informação. Oriente-os quanto aos procedimentos de backup, caso os mesmos não estejam programados para realização automática. Dê a eles também orientações quanto à segurança das senhas. Chaves de acesso devem ser de posse única e exclusivamente da pessoa autorizada a usar o sistema correspondente.

 

Auxilie-os quanto a mensagens de email que podem ser porta para entrada de vírus e ciberataques. São orientações básicas mas que fazem total diferença na segurança diária da empresa e seus dados. Faça treinamentos internos periódicos e temáticos. Isso torna o procedimento menos maçante, além de facilitar a internalização dos procedimentos de monitoramento e segurança da informação.

Veja também

One Thought to “Segurança da Informação: a importância do monitoramento”

  1. Muito legal a parceria e possibilidade de co marketing. Falar de Segurança da Informação é sempre um tema atual e relevante no dia a dia das pessoas.

Leave a Comment