Saiba como o SEO pode te ajudar a construir autoridade na internet

SEO construir autoridade

Você já pensou como o SEO pode ajudar o seu negócio crescer? Traduzida do termo em inglês “Search Engine Optimization”, a sigla significa otimização de motor de busca, o mecanismo que ajuda a posicionar as empresas de forma orgânica no Google ao mesmo tempo que alavanca negócios online.

 

Em um cenário no qual 96% dos brasileiros procuram as empresas neste site de busca antes de visitá-las fisicamente, ter uma estratégia de marketing digital que inclui as técnicas de otimização em SEO é fundamental.

 

Afinal, quais são os requisitos para ter um site otimizado? De que forma essas técnicas podem ajudar o seu negócio a se posicionar como uma autoridade na internet e sair na frente da concorrência no maior buscador do mundo?

 

Nas próximas linhas, vamos abordar algumas dicas que podem ser úteis nessa tarefa. Confira!

 

Invista em marketing de conteúdo e seja conhecido

De peças como o Rolamento para bicicleta a artigos de construção civil, há uma infinidade de negócios que podem surgir, concorda? 

 

Neste contexto, uma das formas de aparecer no Google e sair na frente da concorrência como uma autoridade no nicho de mercado é oferecer soluções para as pessoas, em seus diferentes momentos de compra, também conhecida como jornada de compra do consumidor.

 

Ter um blog com conteúdos relevantes, que oferecem soluções para o público da empresa em suas respectivas etapas que podem levar a decisão de compra ajuda na construção da autoridade da empresa e impacta no relacionamento com o futuro comprador.

 

No caso do rolamento da bicicleta, investir em conteúdos que falam da peça, dos componentes que podem compor as esferas (aço, carbono, latão, entre outros), a importância do rolamento em relação ao movimentação das rodas e os tipos de rolamento é interessante.

 

Imagine o seguinte: o que uma pessoa precisa saber na hora de comprar uma peça, quais são as soluções que ela deseja? 

 

Claro que a imaginação não basta, pois conteúdos que trazem soluções para rolamentos ou outros assuntos que envolvem os veículos, como o uso do guincho reboque estrutura ligada ao caminhão e que serve para remover cargas pesadas ou veículos , é preciso desenvolver uma estratégia. 

 

Para isso, as de palavras-chave e termos que o público busca na internet,  ter o desenho da persona, que é a idealização de um cliente ideal do seu produto, com base em dados demográficos, gostos e necessidades é algo importante para construir um conteúdo relevante.

 

Os conteúdos relevantes trazem os seguintes benefícios à sua empresa:

 

  • Posicionamento como autoridade no nicho de mercado;
  • Envolvimento com o público;
  • Maior chance de agregar valor à merca;
  • Oferta de soluções que podem atrair e converter visitantes em leads.

 

Dentro desta técnica, desenvolver outras estratégias como o Link Building é muito importante para o rankear os conteúdos. Na prática, essa técnica serve para encontrar links e sites que  atribuem valor à empresa e influenciam o Google a medir a relevância do site da empresa na internet.

 

Existe uma frase popular que diz que o conteúdo é rei. De fato, trazer soluções e experiências para as pessoas sobre um tema que elas querem saber e ter o apoio de outros sites que tratam o blog da sua empresa como uma referência é algo que soma para esse  ditado e é uma ótima estratégia para a empresa alcançar as primeiras posições.

 

Lembre-se: é importante avaliar a qualidade desses backlinks, bem como o funcionamento do site e o formato de utilização de modo a fazer com que o algoritmo do Google não identifique erros que podem causar efeito contrário.

Otimize as páginas, invista no site e seja encontrado

Se o seu negócio vende  um produto como a embalagem blister usada produtos a vácuo e acessórios industriais , por exemplo, é importante seguir as dicas anteriores, mas também otimizar a estrutura de HTML do seu site.

 

O código HTML engloba estruturas como o endereço da página, o título (considerado o elemento mais importante de todos) e a frase que aparece na página de resultados do Google.  É essencial usar as palavras-chaves que tenham relação com seu negócio e padronizar o conceito, afinal, o buscador avalia a relação do seu site com esses termos.

 

Outra coisa muito importante e que influencia no rankeamento de SEO é a experiência do seu site em termos de navegabilidade, em plataformas mobile ou desktop. A velocidade de carregamento do site deve ser rápida e ter um bom planejamento de User Experience (UX), pois isso é algo que retém as pessoas por mais tempo no seu site. 

 

Há pesquisas que indicam que o tempo ideal para o carregamento de página não pode passar de 3 segundos. Quanto maior a facilidade do usuário, melhor a experiência do visitante e menor a chance dele ser captado pelo site da concorrência.

 

Quem não é visto, não é lembrado. Portanto, investir em técnicas que melhoram a busca orgânica é uma das estratégias que não podem faltar no planejamento da presença online da sua empresa. Como ser autoridade na internet sem aparecer no maior buscador do mundo? Pense nisso!



Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Veja também

One Thought to “Saiba como o SEO pode te ajudar a construir autoridade na internet”

  1. Excelente artigo Parabéns pelo Blog!!!

Leave a Comment