O que é SEO local? 3 dicas infalíveis para alavancar seu negócio

seo local

Se você trabalha ou pensa em trabalhar com marketing digital, com toda certeza já se deparou com o tão misterioso SEO (Search Engine Optimization), que é composto de várias técnicas para que sua página atinja a tão sonhada primeira posição do Google.

Fazendo uma pesquisa rápida pela rede, pôde-se perceber a enorme quantidade de matérias e artigos que ensinam caminhos milagrosos para que você tenha sucesso orgânico, porém a maioria são para níveis nacionais.

E se você tiver o interesse em abrir uma empresa física, porém quer montar um plano de negócio online totalmente voltado para vendas locais? Como será que o SEO deve ser trabalhado? É isso que vamos descobrir até o final desse artigo.

O que é SEO Local?

Se você se pergunta o que é SEO local, saiba que, assim como o global ou nacional, ele também foca na otimização nos mecanismos de buscas, porém, considerando a localização.

Os principais benefícios de ter uma página bem posicionada na sua região ou cidade, é que o tráfego orgânico cresce bastante e será um público bastante selecionado e direcionado para a sua loja ou empresa física.

Imagina que você tenha um consultório odontológico e deseja que novos pacientes busquem por seus trabalhos, porém você não tem um nome formado na região.

Saiba que grande parte das pessoas, ao buscar serviços ou produtos, vão primeiro ao Google, então se a sua empresa estiver no topo das buscas, as chances de você ser selecionado será maior.

3 Dicas Imbatíveis de SEO Local

Se você tem desejo de aprimorar o seu negócio local e começar a trabalhar pela internet, chegou a hora de conhecer 3 dicas que vão impulsionar seu SEO Local.

1. SEO para site: invista em Otimização

A otimização de um site ou SEO para site, independentemente de ser voltado ao SEO local, é importantíssimo para o seu desempenho. Fique ciente de que você precisa de um site responsivo, com boa velocidade e que seja coerente.

Veja abaixo uma lista de itens que devem ser indispensáveis, para que ajude você a aparecer nas buscas locais.

  • Independente do seu nicho, crie um menu bem organizado e não esqueça de incluir uma página para que seus clientes e visitantes possam entrar em contato com você.
  • Utilize “sitemaps” para que os mecanismos do Google possam identificar e entender suas páginas com mais facilidade.
  • Pense sempre no “Mobile Friendly”. A maioria dos seus acessos, provavelmente vem do celular.
  • Para o SEO local, é importantíssimo incluir nos títulos principais o nome da cidade ou região que deseja ranquear.

2. Como fazer SEO local = aposte na Redação de Conteúdo

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Você já deve estar ciente de que a produção de conteúdo e atualização, é fator importante para que o Google identifique que seu blog/site esteja vivo. Por isso, entender como fazer SEO local inclui produções qualificadas.

Ou seja, não adianta sair escrevendo conteúdos sem se preocupar com as técnicas de SEO, ou todo o seu trabalho poderá ser em vão. Conheça uma lista de tarefas que você deverá fazer ao alimentar seu site.

  • Faça uma boa pesquisa de palavras-chaves e encontre as que se encaixem dentro da sua região. Não esqueça de acrescentar o nome da cidade ou região nos títulos principais e nas descrições dos posts.
  • Se você mora em uma região grande ou movimentada, seria interessante criar em seu site um canal de notícias (Quando o seu nicho permitir) e incluir os principais fatos da região. Não esqueça de sempre pensar se o assunto tem relação com o seu site.
  • Faça contato com blogs, sites e portais que possam fazer algum tipo de parceria. Criação de Guest Post é uma ótima forma de conseguir back links e também tráfego.
  • Todo o conteúdo produzido deve ser inteiramente NOVO. O Google penaliza o seu site se você tiver algum conteúdo duplicado.
  • Pense em temas regionais para os seus Posts, como por exemplo: “Implante dentário em João Pessoa”.
  • Foque na qualidade do conteúdo. Se você não tem o dom da escrita e está com dinheiro em caixa para investimento, não pense duas vezes em contratar um redator profissional. Ele desenvolve todo o texto focando nas principais palavras-chaves que você deseja ranquear.

3. SEO para empresas: Google meu negócio vale a pena?

Toda empresa que deseja ser notada pelo Google (Localmente) deve começar a utilizar o Google meu negócio. A ferramenta integra a estratégia de SEO para empresas, e faz com que você atinja as primeiras posições, dentro da sua região, tendo visibilidade também no Google Maps.

Um ponto importante é que a ferramenta é gratuita, e ela fornece ao usuário todas as informações da sua empresa. Lembre-se que mesmo que você utilize o Google meu negócio, não pode deixar de lado as técnicas de SEO local, pois alguns usuários ainda não sentem tanta confiança ao clicar nas páginas oferecidas pela ferramenta.

É importante você captar todos os públicos interessados no seu nicho, tanto pelo Google meu negócio quanto pelo resultado orgânico para potencializar o SEO para empresas.

Conclusão

Independente se você tenha uma empresa física e deseja começar a trabalhar pela internet, ou se você deseja começar um negócio local online e do zero, é importantíssimo que você aprenda o mínimo de SEO, e complemente com o SEO Local.

Muitas empresas, virtuais e físicas, não investem em conhecimento e muitas vezes acabam desistindo no meio do caminho. Por mais que o “Search Engine Optimization” seja um trabalho a longo prazo, saiba que os resultados surgem e surpreendem você! 

Autor: Eduardo Soares, especialista em SEO e apaixonado pela escrita. Atualmente trabalha na redação de artigos otimizados, e consultoria em SEO.

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