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SEO: Como ele pode ajudar a sua empresa a crescer?

Diariamente, milhões de pessoas acessam as páginas de busca do Google a fim de procurar diferentes produtos e serviços. Mas como, entre uma variedade infinita de marcas, é possível posicionar bem a sua empresa para que ela apareça nas primeiras páginas da SERP (Search Engine Results Page ou, em tradução livre, páginas de resultados de busca)?

 

Ao contrário do que possa parecer, existe uma opção viável, efetiva e — o melhor! — orgânica para que tal fato aconteça. Isso não apenas quer dizer que não é preciso investir dinheiro nos anúncios, mas também que, de maneira geral, é possível ter resultados melhores com investimentos menores.

 

Para o sucesso da sua empresa, portanto, é preciso conhecer mais sobre Search Engine Optimization, ou SEO, um conjunto de estratégias imprescindível no marketing digital e, por isso, fundamental a todos os que desejam um site bem posicionado.

 

Antes de tudo, o que é SEO?

 

SEO, ou Search Engine Optimization, pode ser facilmente traduzido como Otimização para Mecanismos de Buscas. Na prática, isso significa um conjunto de técnicas que ajudam determinado usuário a encontrar não apenas páginas de destino, mas também a sua empresa, por meio de palavras-chave pesquisadas por ele.

 

O Google é o mecanismo de busca que mais utilizamos e, como todos sabem, o mais conhecido em todo o mundo. É responsável pela quase totalidade de todas as pesquisas pelo globo e, da mesma forma, pelo Brasil.

 

Assim, o SEO busca melhorar a presença online da sua empresa, fazendo com que fique mais amigável tanto para o usuário quanto para as fontes de pesquisa na internet.

A importância do SEO é comprovada quando sabemos que a grande maioria dos usuários não chega a passar da primeira página do Google, ainda que alguns poucos avancem, às vezes, para as duas páginas seguintes. Por esse motivo, é preciso definir estratégias para posicionar as páginas de destino nos primeiros lugares.

 

Quais técnicas de SEO usar?

 

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que, embora as pessoas não saibam o nome da sua empresa, elas procuram por diferentes produtos ou serviços diariamente e, entre eles, pode estar o seu.

 

Em outras palavras, existe um público específico para cada site ou negócio e, se quiser ser encontrado, é preciso segmentar palavras-chave que se concentrem também na oferta e não apenas na sua empresa.

Por SEO ser orgânico, é possível usá-lo de forma gratuita, sem a necessidade de utilizar outras estratégias, como o AdWords, para alcançar um bom posicionamento. Para encontrar as palavras-chave que mais possuem ligação com seu negócio, existem ferramentas de pesquisa de keywords muito eficientes.

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O keywordtool.io é uma boa ferramenta para busca de palavras-chave.

Conheça outras em: Ferramentas gratuitas para startup

Assim, é possível definir, de início, as construções do site ao encontrar as termos ideais para sua empresa ou seu produto/serviço. É importante lembrar-se de que existem três fatores essenciais quando se pensa nas palavras-chave perfeitas: o volume de pesquisa, a concorrência e a relevância para seu negócio.

 

Encontrei a palavra-chave, o que faço?

 

Como dito anteriormente, a keyword é responsável pela base do seu site: é por meio dela que os usuários encontrarão sua empresa. Mas onde colocá-la? Existem alguns lugares em que a presença das palavras-chave principais são essenciais, confira:

  • Title: o título mostrado na SERP deve conter a keyword, mas também é importante que ele tenha o tamanho ideal para aparecer por inteiro e, claro, ser interessante a atraente para o usuário;
  • Meta description: nada mais do que a descrição, que aparece logo abaixo da Title no Google (ou qualquer outro mecanismo de busca), é um dos fatores que fazem o usuário decidir entre clicar ou não em tal página. Por isso, é fundamental que ele contemple palavras-chave relacionadas com o que o site propõe;
  • URL: uma URL responsiva é fundamental para trazer ao futuro cliente uma experiência agradável no seu site. Obviamente, deve conter a keyword principal, mas, mais que isso, deve ser fácil de se compreender e lembrar,
  • Conteúdo: independentemente da mídia em que se apresenta (texto, vídeo, imagem), o conteúdo deve ter relação com as palavras-chave, ou seja, devem possuir relevância ao usuário e serem atrativos a eles.

 

Então, SEO é realmente vantajoso?

 

As técnicas de SEO são uma das mais efetivas da internet: afinal, além de ser gratuito, ou seja, como dito antes, é feito de forma orgânica, sem comprar posicionamento na SERP. Isso faz com que apenas os usuários interessados em determinado assunto cliquem na sua página, o que traz um tráfego mais qualificado em relação aos anúncios.

Outro ponto fundamental quando falamos dos benefícios dessa estratégia são os resultados a longo prazo. Como sabemos, SEO não é algo que oferece retorno imediato, mas, para compensar, se bem trabalhado, oferece bons resultados por tempo prolongado, diferente das campanhas datadas do AdWords.

Por fim, mas não menos importante, SEO é o responsável por levar os clientes em potencial por um funil de vendas bem nutrido a fim de que se tornem leads e, claro, tragam conversão à empresa. Tudo isso de maneira natural e interessante a ambas as partes.

 

Hoje, é fundamental que o usuário sinta a personalização das empresas e dos sites — a humanização — e, por isso, SEO é a técnica mais recomendada, pois, diferente do marketing tradicional, este é voltado para formas orgânicas, e por isso mais eficientes, de aquisição de usuários.

Autor:

Rafael Diniz,

Gear Seo

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