O que é SEO? Tutorial para alcançar a 1º posição do Google

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O SEO, também conhecido como otimização de sites, é um conjunto de práticas e técnicas que auxiliam a melhorar o posicionamento de um site em buscadores como o Google.

 

Se você tem um site, já deve ter percebido que colocar um projeto no ar, apenas, não basta: é preciso ter tráfego.

 

Sem tráfego é muito difícil gerar leads e assim, vendas. Provavelmente, se você tem problemas com vendas em seu negócio, um dos motivos deve ser a falta de audiência no local onde você fatura online: o seu site.

 

Os mecanismos de busca são a origem de tráfego mais frequente para qualquer portal, por isso é fundamental estar bem posicionado na listagem dos resultados.

 

Os seus clientes vão acessar um site quando estiverem pesquisando assuntos do seu mercado. A questão é: você vai deixar eles irem para os sites dos seus concorrentes?

 

O que é SEO (Search Engine Optimization)?

SEO é o processo de otimização do seu site e conteúdo para que os motores de busca tenham preferência por suas páginas, colocando-os no topo dos resultados para as buscas de uma certa palavra-chave.

 

Essencialmente o aumento de visibilidade (SEO) nas buscas orgânicas, faz com que você esteja ao alcance de mais pessoas, gerando mais visitas, ou seja, aumentando o tráfego orgânico. Se, você estiver otimizado para os termos corretos, que esteja alinhado com o seu público-alvo, estas visitas podem gerar conversões. Esta sequência é fundamental para uma boa estratégia de SEO.

 

Já que 90% das pessoas que fazem pesquisas no Google clicam apenas em resultados que aparecem na primeira página do mecanismo, aumentar o volume do tráfego orgânico e garantir mais visibilidade para as páginas na web, aumentam (e muito) suas oportunidades de negócio.

Pesquisa de palavras-chave

Como você está lendo este nosso material, certamente você é uma pessoa interessada em marketing de conteúdo e SEO. Apesar disso, podemos estar enganados e você está em busca das primeiras informações sobre o assunto.

Em quaisquer situações existem alguns pontos sobre a produção de conteúdo que devem ser ressaltados:

 

  • Quem produz conteúdo apenas por produzir nunca obterá resultado algum;
  • Um blog nunca alcançará seu potencial máximo sem que exista um planejamento por trás da produção daquele conteúdo.

 

Seguindo em diante, encontramos alguns pontos de convergência nas frases acima. Ficou claro que sem definição de objetivos e um planejamento ideal, um blog nunca te auxiliará a criar novas oportunidades de negócio, se tornar uma autoridade no assunto ou educar o mercado.

 

A pesquisa de palavra-chave é fundamental para o sucesso em qualquer tipo de blog.

 

Sem ela, seus conteúdos possivelmente nunca alcançarão os resultados esperados.

 

Como é que você consegue encontrar os termos mais buscados pelo seu público-alvo?

 

Temos duas respostas para este questionamento:

 

  • Conheça muito bem as personas do seu negócio;
  • Realize uma pesquisa de palavras-chave para encontrar as melhores oportunidades para o seu nicho.

 

Neste momento não entraremos em detalhes sobre personas, mas você precisa compreender o quão importante é a criação, definição e conhecimento de quem é seu público-alvo (personas).

 

Uma vez que você conhece o perfil do seu cliente ideal, a missão de prever o seu comportamento de busca e identificar quais são seus principais problemas torna-se uma tarefa mais simples.

 

Por que estamos dizendo isso? Para realizar uma pesquisa de palavras-chave que faça sentido é essencial que você saiba tudo sobre seu cliente.

 

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Análise da página de resultados do Google e dos concorrentes

Agora que sabemos de onde estamos partindo, precisamos começar a entender com quem estamos concorrendo para entramos na luta para ganhar. Entrar em uma luta sem conhecer seu adversário é começar perdendo.

 

Por mais que tenhamos muitas palavras-chave para otimizar, sempre teremos aquela principal, com maior volume de busca e mais valor.

 

Por mais que as long tails sejam o foco atual da maioria das estratégias de SEO, ter uma palavra-chave principal é recomendado. Geralmente ela é a que mais pode impactar nos seus resultados e por isso merece uma maior atenção.

 

Uma das análises que visa ajudar o planejamento de SEO é analisar a página de resultados para uma pesquisa, ou SERP (Search Engine Results Page).

 

Quando analisamos uma SERP, nós avaliamos os 10 primeiros resultados e pegamos as métricas mais superficiais.

 

Quando é uma palavra-chave muito concorrida devemos focar a análise mais profunda dos 3 primeiros resultados.

 

Nessa análise deve-se fazer uma avaliação SWOT. Além disso também é importante:

 

  • Erros Onpage
    • Eles possuem muitos erros onpage? (Utilizamos ferramentas como o WooRank para isso)
    • A URL é amigável?
    • Eles usam corretamente a Title Tag e a Meta Description?
    • O que ele está deixando de fazer?
  • Conteúdo
    • Eles utilizam a palavra-chave corretamente ao longo do conteúdo?
    • É um conteúdo estático ou dinâmico?
    • Eles atualizam com certa frequência?
    • Qual tipo de conteúdo eles não utilizam? (Ex: vídeos, infográficos e etc.)
  • Redes Sociais
    • Eles têm muitos compartilhamentos?
    • São ativos nas redes sociais?
    • O site tem botões de compartilhamento?
  • Links
    • Qual a principal fonte de aquisição de links deles?
    • Consigo aproveitar dessa fonte também?
    • Como está a distribuição dos textos âncoras?
    • Utilizam táticas que podem punir eles?

 

Com todas essas perguntas feitas e respondidas, mesmo que em mente ou documentado, você está mais preparado para iniciar um planejamento de SEO.

Conclusão

Já se perguntou qual é o seu maior patrimônio na internet? Diria que a melhor resposta é: o seu site. É ele que vai ficar com você durante todo o tempo que a sua empresa estiver ativa, é lá que as pessoas conhecerão o que você faz, quais as vantagens do seu negócio e o que você tem de melhor a oferecer.

 

Mas e as mídias sociais? Elas são de extrema importância nos mais diversos pontos da estratégia do Marketing Digital, contudo, não são o seu patrimônio.

 

Imagine se há 10 anos atrás tivéssemos investido um valor bem alto apostando todas nossas fichas no Orkut? Com certeza o que parecia ser algo muito claro poderia ser um desastre.

 

Investir em SEO para o seu site é investir em algo realmente seu, é apostar em seu maior ativo na internet e colher os frutos de um trabalho árduo, porém muito valioso.

Consultoria de SEO

Você quer mais tráfego para o seu site, mas não tem certeza como fazer?

 

A verdade é que, mesmo lendo guias e tutoriais para entender sobre SEO, não tem como saber todos os mais de 200 fatores que o Google utiliza em seu algoritmo.

 

Eu mesmo não me concentro em tudo, porque é impossível! Ainda assim, consigo resultados surpreendentes porque descobri várias táticas que realmente dão resultado.

 

Caso esteja buscando um trabalho de SEO incluindo ações diretas no seu site, fale com um de nossos especialistas e conheça mais o que podemos fazer por você.

 

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