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TI

Glossário de TI: Conheça o significado de 11 termos de TI

 

Quando o seu computador está com algum problema e você precisa falar com o suporte, é aquela confusão de termos de TI na sua cabeça:

O problema é de software ou hardware?

O seu computador está com algum malware?

Vou te transferir para o service desk?

Afinal, quem é que nunca se confundiu com essas palavras técnicas e se perguntou o que isso quer dizer?

Por isso, fizemos uma lista com os termos de TI que você precisa conhecer.

Assim, você não vai mais se atrapalhar na hora de acionar a sua assistência técnica de informática.

Facilite a sua vida e a do técnico que vai lhe atender, conhecendo essas definições.

Tenho certeza que vai ser muito fácil descobrir o problema do seu computador.

  1. TI

É tão comum falarmos de TI, mas será que você realmente sabe o que isso quer dizer?

Com certeza, você deve relacionar esse termo com computadores. O que não é totalmente errado. Entretanto, ele vai muito além.

A sigla TI quer dizer tecnologia da informação.

A TI diz respeito a todos os recursos e equipamentos utilizados para gerar, processar, compartilhar e armazenar informações relevantes para as empresas.

Isso inclui computadores, programas, tecnologias de comunicação e até mesmo serviços relacionados.

Sendo assim, podemos concluir que a TI não diz respeito apenas aos equipamentos em si, mas também sobre o que é realizado com eles.

Agora você já pode riscar TI da sua lista de termos de TI que você ainda não conhecia.

  1. Help Desk

Esse é um dos termos de TI mais fáceis de explicar.

Sabe quando você liga para o suporte e eles resolvem o seu problema através do telefone, chat ou acessando o seu computador a distância?

Então, isso é o que chamamos de help desk.

O help desk é a área de suporte de TI responsável por atender os chamados que podem ser solucionados remotamente.

Ou seja, quando um técnico não precisa ir até o local, para conseguir resolver o problema.

  1. Service desk

Quando o help desk não é o suficiente para atender ao chamado do cliente, entra em ação o service desk.

Por sua vez, essa é a área do suporte de TI responsável por solucionar os problemas que necessitam da presença de um técnico no local.

Imagine, por exemplo, fazer uma formatação ou trocar uma peça do computador a distância. Envolver o usuário nesse processo seria complicado.

Nessa hora só o service desk pode ajudar!

Em casos como esse, use o seu novo conhecimento em termos de TI, ligue para o suporte e peça:

Por favor, eu gostaria de falar com o service desk?

  1. ITIL

Para gerenciar as atividades de uma equipe de TI, é comum que os gestores escolham uma metodologia de trabalho.

Existem vários modelos próprios para o segmento de tecnologia. Entre eles, está mais um dos termos de TI que você vai conhecer: O ITIL.

ITIL é a sigla para o termo em inglês Information Technology Infrastructure Library.

Sua tradução seria algo como: Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação.

A ITIL é uma metodologia que reúne um conjunto de melhores práticas.

Ela se baseia no ciclo de vida dos serviços, que de acordo com sua documentação são cinco, sendo eles:

  • Estratégia de serviço;
  • Projeto de serviço;
  • Transição de serviço;
  • Operação de serviço;
  • Melhoria contínua de serviço.
  1. Malware

Se eu perguntar se o seu dispositivo já teve algum malware você, provavelmente, ficará confuso.

Agora, se eu perguntar se ele já teve algum vírus, você conseguirá me responder mais facilmente.

Malwares nada mais são do que os famosos vírus de computador.

Ao pé da letra, malware é abreviação de malicious software, que traduzido para o português significa programa malicioso.

Sua definição, de acordo com o site do antivírus Avast é a seguinte:

“O Malware é considerado um tipo de software irritante ou maligno que pretende acessar secretamente um dispositivo sem o conhecimento do usuário. Os tipos de malware incluem spyware, adware, phishing, vírus, Cavalos de Tróia, worms, rootkits, ramsoware e sequestradores de navegador”.

Com certeza esse é um dos termos de TI indispensáveis para uma lista como essa.

  1. Ransomware

Você já ouviu falar em sequestro de dados?

Atualmente, é cada vez maior o número de casos de hackers que capturam os dados de empresas, liberando-os apenas mediante o pagamento de um resgate.

Para conseguir viabilizar esses ataques, eles utilizam um tipo de malware conhecido como ransomware.

Quando instalado no computador esse vírus codifica todas as informações do usuário, deixando-as nas mãos dos cibercriminosos.

Os ataques de ransomwares ganharam as manchetes dos principais veículos de comunicação, nos últimos anos.

Casos como o do WannaCry e Bad Rabbit vitimaram e trouxeram prejuízos para organizações no mundo inteiro.

  1. Hardware

Essa é uma dúvida comum e um dos termos de TI que mais confunde os usuários leigos em tecnologia.

Mas de forma bem simples, os hardwares são as peças e componentes físicos de um dispositivo. Tudo aquilo que é tangível.

Os seguintes elementos podem ser classificados como hardwares:

  • Tela;
  • Placas;
  • CPU;
  • Memória;
  • Lentes;
  • HD;
  1. Software

Assim como o hardware esse é mais um, entre os termos de TI, que causa dúvidas, mas é tão fácil de explicar quando.

Os softwares dizem respeito a todos os programas do instalados no computador, que por sua vez são intangíveis.

Os seguintes elementos podem ser classificados como softwares:

  • Sistema operacional;
  • Drivers;
  • Pacote Office;
  • Programas de edição de imagem;
  • Navegadores;
  • Reprodutores de vídeo;

 

  1. Periféricos

Também não devemos esquecer dos equipamentos que auxiliam na utilização dos computadores. A eles damos o nome de periféricos.

Pense em todas os itens físicos, que podem ser adicionados a um computador. Nessa lista, é possível incluir:

  • Mouse;
  • Teclado;
  • Pendrive;
  • HD externo;
  • Impressora;

Quando algum técnico perguntar sobre periféricos, com a ajuda dessa lista de termos de TI, você saberá o que responder.

  1. Desktop

Diferente dos outros termos de TI que listamos aqui, o desktop pode se referir a duas coisas diferentes.

Conhecemos como desktop aqueles clássicos computadores de torre, que precisam de um monitor para serem utilizados.

Além disso, a palavra desktop também se refere a área de trabalho do computador.

A área de trabalho é aquela tela principal, que aparece logo que o computador é inicializado, com os atalhos dos programas mais utilizados pelos usuários.

  1. Firewall

Por último, mas não menos importante, vamos entender o real significado de firewall.

Esse é mais um dos termos de TI relacionados a área de segurança da informação e é um grande aliado do antivírus.

O firewall funciona como uma porta de entrada e saída, entre um computador ou rede e a internet.

Ele controla os acessos, para verificar o que é ou não é seguro para o usuário visualizar. Basicamente, ele é uma medida de prevenção contra ameaças.

Vale a pena lembrar que o firewall pode ser utilizado tanto em formato de hardware, quanto de software.

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