AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Site em HTML ou WordPress: qual o melhor para e-commerce

Site em HTML ou WordPress: qual o melhor para e-commerce

No momento de montar e-commerce, ou qualquer outro tipo de site, é necessário fazer um bom planejamento para tomar as decisões corretas e algumas pessoas acabam se perguntando: site em HTML ou WordPress, qual opção escolher? 

HTML e WordPress são duas opções muito comuns para fazer a criação de sites. Logo de início, precisamos dizer que se você nunca codificou antes, o conceito de criar um site do zero utilizando HTML pode parecer muito difícil. 

Felizmente, hoje em dia, existem diferentes opções de plataformas para criação de sites, como o WordPress, que permite fazer o gerenciamento de conteúdo de forma muito fácil, sem a necessidade de nenhum conhecimento de programação web. 

No entanto, tanto o WordPress quanto o HTML têm seus próprios prós e contras, dependendo de suas necessidades. Pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar a avaliar as duas opções para escolher a estratégia ideal para sua loja virtual

Continue a leitura para conferir! 

O que é e como funciona o WordPress

O WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (em inglês: Content Management System – CMS) que permite que os usuários façam a criação, gerenciamento e modificação de conteúdo do site de forma muito simples, utilizando a área de administração projetada especificamente para ser amigável. 

Isso significa que ele não exige que os usuários entendam de codificação para começar a utilizá-lo, sendo uma das opções mais utilizadas em todo o mundo para a criação de sites. 

Veja a seguir alguns dos prós e contras do WordPress

Prós

  • O WordPress é fácil de começar a utilizar, pois você não precisa de nenhuma conhecimento técnico. Isso permite que você elimine a necessidade de saber codificar. Ao executar as tarefas diárias de gerenciamento do seu site, a plataforma é projetada especificamente para ser muito amigável para iniciantes.

  • O WordPress tem uma alta capacidade de personalização. Você pode atualizar seu e-commerce com plugins – inclusive existem opções exclusivas para lojas virtuais – e usar várias temas predefinidos.

  • A plataforma está sempre em desenvolvimento, pois tem código aberto. Isso significa que qualquer pessoa pode contribuir com o WordPress – ajudando na solução de problemas e bugs, etc. -, eles também podem criar e desenvolver seus próprios temas e plugins. Isso faz com que o CMS sempre fique melhor quando acontece um novo lançamento ou atualização. 

Contras

  • O WordPress é construído em PHP e MySQL. Felizmente, você não precisa se preocupar, pois pode usar a plataforma sem nenhum conhecimento de programação web. No entanto, para fazer personalizações mais avançadas que não são oferecidas por plugins ou temas, você precisará conhecer algumas linguagens de script, como HTML, JavaScript e CSS.

  • É importante que você gerencie e cuide do seu site periodicamente e tenha certeza de que não existem problemas de compatibilidade. Portanto, você deverá manter seus site WordPress e seus recursos – como plugins e temas – sempre atualizados. Também recomendamos que você utilize um serviço de hospedagem de sites que oferece backups diários e atualizações para manter seu site seguro.

O que é e como funciona o HTML

O HTML é uma linguagem de marcação que contém tags que são utilizadas para classificar elementos em uma página de site. Ele é utilizado junto com CSS e JavaScript para construir sites de venda de qualquer tipo, inclusive e-commerce.

A estrutura básica do site é criada com o HTML e o CSS e o JavaScript servem para aprimorá-lo. O CSS ajuda a personalizar o visual do site, enquanto o JavaScript é utilizado para tornar o site interativo. 

Vamos dar uma olhada nos prós e contras do HTML

Prós

  • O HTML tem menos necessidade de backups e não são atualizados constantemente. Só é necessário que você crie um backup toda vez que fizer uma alteração, o que não é muito frequente. O mesmo vale para atualizações.

  • Ao utilizar HTML em seu e-commerce, você conseguirá controlar quase tudo. Isso o torna muito mais flexível ao integrar certos recursos adicionais.
  • Os sites em HTML utilizam menos recursos. Eles podem ser executados em um servidor mais barato com menos recursos porque, ao contrário do WordPress, não precisam de servidores PHP ou MySQL.

Contras

  • Definitivamente o HTML não é amigável para iniciantes. Ele é bom para construir um site básico. No entanto, você precisa codificar um pouco se quiser atualizar seu conteúdo e precisa reescrever seu CSS se quiser mudar a aparência de seu e-commerce.

  • Um alto custo de manutenção costuma ser inevitável se você deseja ter um e-commerce usando HTML. Se você não tiver nenhuma habilidade de codificação, terá que pagar um desenvolvedor para fazer essas alterações ou atualizações. Ou seja, um e-commerce em HTML pode custar mais caro do que em WordPress. 

Qual opção escolher para a criação de e-commerce? 

Escolher a plataforma de e-commerce certa pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio, mas, depois de saber mais sobre WordPress e HTML, agora você já tem uma ideia mais clara de qual é o melhor para criar seu site? 

Escolher entre site HTML ou WordPress costuma ser uma dúvida difícil, mas precisamos dizer que a opção de HTML é ideal para sites que não precisam de atualizações, alterações regulares ou qualquer conteúdo adicional. 

Como estamos falando em e-commerce – que precisa de atualização de conteúdo frequentemente, o WordPress pode ser uma opção melhor para sua necessidade. 

Com a plataforma, você pode manter seu site sem a necessidade de contratar um desenvolvedor web. Além disso, existem vários plugins para potencializar as funções do seu e-commerce e expandir o seu negócio, como o WooCommerce, por exemplo. 

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sua dúvida sobre site em HTML ou WordPress tenha sido esclarecida e que agora você possa começar a criar o seu e-commerce!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *