5 motivos para não criar um site gratuito

site gratuito nao

 

Você provavelmente já hesitou a ideia de pagar um site porque tem a opção de algumas plataformas gratuitas. Acertamos? Essa sensação de poder fazer algo de graça encanta, mas também pode trazer muitos problemas. Principalmente para quem está começando uma loja ou outro tipo de comércio na internet: não utilize site gratuito.

Essas plataformas apresentam uma série de desvantagem para a estética e funcionalidade do seu site e iremos mostrar algumas neste post. Não falaremos de nenhuma plataforma em particular, mas buscamos reunir um pouco do que cada um desses serviços oferece de negativo para a sua marca. Quer saber os cinco motivos para não criar um site gratuito e que você provavelmente ainda não conhece? Confere no post!

 

1 – Ausência de suporte

 

Vai parecer encantador, à primeira vista, criar um site sozinho, apenas encaixando quadros e escolhendo as tonalidades de cores das páginas. O que quase nenhum usuário pensa é nas possibilidades de erros que podem surgir já neste primeiro momento.

Se o site sai do ar, se alguma configuração não funciona, se a sua loja não consegue concluir vendas, entre tantos outros casos, são exemplos de erros que podem acontecer. Você provavelmente não terá uma equipe de suporte ativa para tirar todas as dúvidas e resolver essas questões mais complexas.

O que acontece com muitos que optam por criar um site gratuito é acabar gastando com um profissional freelancer para dar suporte e corrigir os erros do site.

 

2 – Criar um site gratuito pode levar à erros incorrigíveis

 

Algumas plataformas acabam criando um ciclo vicioso com o usuário. Você opta por criar um site gratuito para não precisar pagar uma mensalidade. O site pode apresentar um erro que não é corrigido em planos gratuitos, fazendo com que você precise pagar uma mensalidade para corrigir o problema.

A situação acima acontece com muita frequência e, nem sempre o erro é de fato corrigido. Alguns bugs causam um efeito dominó em sua página, gerando outros erros que comprometem o bom acesso do seu leitor e, consequentemente, a queda da popularidade do seu site no Google.

 

3 – Plataformas gratuitas não oferecem sites responsivos

 

Nos dias de hoje ter um site responsivo é mais que importante. Além de permitir a leitura a partir de diversos dispositivos, esse tipo de site permite uma visualização mais imediata do conteúdo. O seu leitor está acessando uma rede social, por exemplo, encontra um conteúdo do seu site e pode conferi-lo imediatamente, sem precisar deixar para depois porque não tem um computador por perto.

As plataformas gratuitas não oferecem esse tipo de vantagem para o leitor. Se você tem uma loja online ainda encontra riscos de dá erros durante as transações e perder a venda.

 

4 – Design limitado

 

Apesar de apresentar uma boa quantidade de layouts prontos ou pré-definidos, criar um site gratuito também deixa o usuário limitado neste quesito. Você não tem a liberdade de escolher um site exatamente do seu gosto ou acompanhar as tendências atuais.

Existem ainda aquelas plataformas que oferecem um modelo padrão, fazendo com que a maioria dos sites criados tenham o mesmo design. Além de comprometer a estética da página, você não passa a confiança que seu usuário procura. Mesmo que você opte por comprar um modelo pronto de site, ainda é possível trabalhar a cartela de cores, fontes e outros detalhes. Isso já não acontece nas plataformas grátis.

Leia também: 7 sinais que está na hora de refazer seu site.

 

5 – Não existe otimização

 

Preocupar-se com canais de busca é essencial para o sucesso de toda página online. Quando não há otimização com aplicação de técnicas de SEO, por exemplo, textos bem escritos, imagens bem escolhidas, entre outros requisitos, a popularidade do site cai bastante. O resultado é o baixo volume de buscas e, consequentemente, os baixos rendimentos.

Os plugins de otimização que plataforma como o WordPress, por exemplo, fazem também toda diferença no posicionamento do site na internet.

 

É preciso pensar com atenção e cuidado nas necessidades reais do seu site, principalmente se você venderá algo online. A segurança de informações, a otimização do site e um bom layout, por exemplo, são igualmente importantes ao conteúdo apresentado.

 

Então o que acha de investir um pouco em seu site e ter uma página segura, sem problemas e com o suporte que você precisa?

Autor(a):

Thaisy,

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment