Skip to main content
site mais seguro

6 dicas básicas para deixar seu site mais seguro

Segurança é crucial em todos os aspectos do nosso dia a dia, seja em ambiente físico ou digital.

 

A internet, que tomou conta da vida das pessoas e transformou o mundo com acessibilidade e novas tecnologias, é um campo que requer muito cuidado quando o assunto é segurança.

 

Ao solicitar e receber informações dos seus visitantes e clientes, como logins, senhas, e-mail e telefone, você usa quais recursos para garantir que tudo será mantido em sigilo?

 

Esta é a característica principal que o seu site precisa ter para ser mais seguro! Por isso, antes de pensar no layout, conteúdo e publicidade do seu site, vamos garantir que o ambiente online que você oferece é seguro?

 

Confira 6 elementos básicos para garantir um site mais seguro e confiável para os seus clientes e para você, claro!

 

Riscos na internet

 

Primeiro, entenda a importância de oferecer um site seguro. Caso um usuário forneça dados no seu site e tenha estas informações divulgadas sem consentimento, por ações maliciosas, os prejuízos podem ser grandes e irreversíveis.

 

Além disso, um site sem segurança pode afetar o seu negócio. Ataques de hackers podem comprometer e até eliminar todos os seus dados e

 

Um indivíduo mal intencionado pode invadir seu site e alterar, deletar ou compartilhar dados comprometedores para você e toda sua base de clientes e quem vai arcar com as despesas para reparar os danos será você.

 

1 Senha

 

Nome do seu filho, sua data de aniversário, seu time do coração ou o exemplo citado acima são ótimo exemplos do que evitar se você quiser uma senha segura. O recomendado é que as suas senhas não tenham nenhum tipo de relação com dados pessoais, não sejam dedutíveis e, de preferência, contenha alguns caracteres especiais como “@”,”!” ou “#”.

Use também pontos, letras maiúsculas para fortificar suas senhas e torná-las menos óbvias. Porém, fique atento a uma coisa: não importa o quão rebuscada sua senha seja, a chance dela ser descoberta aumenta absurdamente quando você a compartilha! Nada de enviar sua senha por e-mail ou serviços de mensagem.

 

2 Faça backup

 

Backup, em inglês, é uma expressão que significa “cópia de segurança”. O nome já diz, essa é a prática de realizar cópias dos seus dados que são armazenadas e podem ser restauradas em caso de emergências.

 

Você tem o hábito de fazer backups do seu site? Agora é a hora de começar para não correr o risco de ter que criar seu site do zero em caso de acidentes.

 

Existem planos de hospedagem de sites, inclusive de revenda de hospedagem, que oferecem serviços de backups semanais e diários para deixar sua vida mais fácil e seu site mais seguro.

 

3 Detector de malware e ataques

 

Já ouviu falar de cavalo de tróia e famosos vírus, certo? Estes são os Malware, que são códigos mal intencionados que conseguem entrar nos computadores para roubar informações e dados e até destruir dispositivos.

 

Evite ataques deste tipo atentando-se para os downloads que você faz através da sua máquina e também avalie links de sites que apresentam características suspeitas.

 

Outros ataques que podem ocorrer são os DDoS, que podem corromper seus dados e deixar o seu site indisponível. Uma dica para  evitar este problema é utilizar sistemas como CloudFlare.

 

4 Hospedagem de sites

 

A hospedagem não só ajuda, como é um dos fatores principais relacionados a segurança do seu site. Conheça diversas empresas e serviços antes de contratar um plano, afinal de contas, todos as suas informações estarão armazenadas lá! É muito importante conhecer o histórico e a atuação no mercado de tecnologia que a companhia escolhida possui.

 

Nos dias de hoje é possível encontrar serviços de hospedagem barata com muita qualidade, suporte 24/7 e pessoas que se importem com você. Pesquise muito e escolha com consciência, eles serão seus parceiros na sua empreitada digital.

 

5 Acesso FTP

 

Quando você contrata um serviço de hospedagem, você terá limites para usuários FTP, sigla que significa File Transfer Protocol. Esses acessos podem ser únicos ou limitados, depende do seu plano.

 

Permissões ilimitadas para FTP são um diferencial para a segurança de informações do seu site, tendo em vista que é possível criar regras personalizadas para cada usuário, delimitando o acesso de cada um dentro do seu site.

 

6 Certificado SSL

 

O Certificado SSL vem do termo em inglês, Secure Socket Layer e serve para garantir a segurança na rede durante a troca de informações entre o site/ servidor e o usuário.

 

Site mais seguro possuem esse certificado são sinalizados com o famoso “https” antes do domínio, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.

 

Este fator é tão importante que sites que não tem certificado de segurança não são recomendados em alguns mecanismos de busca como o Google. Ou quando são encontrados pelo usuários, os buscadores notificam sobre a falta de segurança.

 

Conclusão para ter um site mais seguro…

 

Proteja o seu site e os seus clientes no mundo digital. Estes foram apenas recursos básicos e imprescindíveis para que tenha um site seguro e garanta uma experiência agradável para seu usuário.

 

Este artigo foi produzido pela Hostinger, especializada em serviços de hospedagem de sites, VPS, registro de domínio e também planos de revenda de hospedagem online possibilitando que todos tenham seu próprio negócio online.

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *