AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Soft Skills que vão melhorar seu currículo (e sua vida)

Soft Skills que vão melhorar seu currículo (e sua vida)

Você sabe o que são soft skills? A maneira mais assertiva de descrever esse termo é o conjunto de habilidades que você tem que não são necessariamente profissionais, mas que podem te ajudar a valorizar o passo de maneira mercadológica. E, no mínimo, vai deixar sua vida mais divertida.

 

Um exemplo é sua capacidade de unir pessoas para o alcance de um objetivo comum. Mesmo que você só tenha experiências com organizar o encontro da família no final do ano ou gerenciar o conflito dos amigos sobre qual filme a turma vai assistir primeiro no cinema, as situações já são indicativos de que você é ou pode ser uma figura de liderança.

 

Na vida, desenvolvemos nossos projetos profissionais de acordo com as coisas que mais sabemos, ou temos mais afinidades, mas o que escolhemos como fonte de renda também pode ser muito bem complementado pelas soft skills. Dessa forma, você desenvolve habilidades profissionais, como um médico tem a de fazer o diagnóstico, o engenheiro de realizar uma conta, o jornalista de conduzir uma entrevista, e presta atenção em quais habilidades pessoais você pode utilizar (o ouvido amigo, a organização, a empatia) para melhorar seus resultados de carreira.

 

O pessoal da Profissas, que é uma escola especializada em profissionalizar humanos e humanizar profissionais, tem uma lista bem bacana das principais soft skills exigidas pelo mercado hoje. Seja você um fundador ou um colaborador, eis o que você precisa saber para tirar o melhor proveito possível daquelas coisas pelas quais você achou que jamais seria reconhecido…

 

1 Habilidade de aprender rapidamente

A crise econômica que o Brasil enfrentou nos últimos anos fechou portas e dizimou sonhos. Mas, mesmo em um ambiente de total hostilidade profissional, houve quem se destacasse em áreas diferentes.

 

Quanto mais você consegue se adaptar e aprender novas habilidades, melhor você consegue ser mais forte do que a instabilidade.

 

Se você tem flexibilidade para transitar entre áreas, improvisar, aprender e atuar fora da sua zona de conforto, você tem uma soft skill muito necessária nos dias de hoje. Não a perca!

 

2 Habilidade de trabalhar em grupo

Desde a época da escola você é uma boa pessoa para se ter em um grupo, porque assume suas responsabilidades, se dá bem com os outros componentes e apresenta resultados de qualidade?

 

Pronto: essa é uma soft skill que o mundo respeita.

 

Em uma sociedade cada vez mais preocupada com a individualidade e com o umbigo próprio, mostrar que você consegue ser membro de uma equipe é um baita diferencial.

 

SOFT SKILLS QUE VÃO MELHORAR SEU CURRÍCULO

 

 

3 Habilidade para ser líder

Há uma diferença entre um líder e um chefe; por isso, se você só entende de demandar e comandar, talvez a liderança (ainda) não seja sua habilidade.

Contudo, se você consegue entender contextos, ser empático, gerenciar conflitos, fazer pedidos razoáveis e unir pessoas em prol de resultados coletivos, orgulhe-se disso. E venda-se assim.

 

4 Habilidade para ser visionário

Muita gente vai passar pelo seu caminho sendo apenas o ativo daquele momento: sem ambições (pessoais ou profissionais), essas pessoas não poderão fazer parte de negócios inovadores ou disruptivos.

 

Mas se você consegue enxergar o futuro com uma visão de negócios – e ele parece muito promissor – não há porque deixar de citar essa habilidade em uma entrevista de emprego, ou demonstrá-la durante um pitch.

 

É disso que o mundo gosta, é isso que o mundo quer.

Esses são apenas quatro exemplos de como você pode usar o que o mercado chama de soft skills a seu favor – mas não significa que você não possa ter muitos outros, completamente diferentes.

 

Pra saber quais vão te dar mais retorno, na carreira e na vida, só se conhecendo muito bem. A boa notícia? Você ainda tem bastante tempo pra isso. Aproveite-o sem moderação.

 

Hoje a internet está cheia de cursos online, artigos e vídeos educativos que podem te ajudar a ser sua melhor versão! Nossa sugestão é que você também aproveite para conhecer a Profissas, uma escola que tem como missão profissionalizar humanos e humanizar profissionais. Como fazem isso? Você pode descobrir clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *