Como os softwares de gestão ajudam as clínicas odontológicas?

software de gestão odontológica

A gestão é responsável por toda atividade que ocorre dentro de uma empresa, cuidando desde as questões tributárias, até os processos operacionais.

E com a chegada da tecnologia, a gestão do negócio pode ser feita de forma simples, pois será possível coletar e armazenar todas as informações no mesmo local.

Essas ferramentas são úteis para todo tipo de empresa, principalmente na odontologia, pois mais de 40% dos dentistas trabalham sozinhos, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia.

Com o uso dos softwares odontológicos será possível organizar o dia a dia com muito mais qualidade e rapidez.

E nesse texto, você vai entender como esses softwares serão grandes aliados da sua clínica odontológica.

O que é um software odontológico?

Os softwares de gestão odontológica são programas de computador que servem para simplificar as atividades de uma clínica dentária, tornando tudo mais ágil e confiável.  

Em geral, essas ferramentas de gestão não tem um padrão definido, pois ele pode ser modificados e customizados, para se adaptar ao negócio.

Isso quer dizer que os softwares de gestão odontológica são preparados para tudo que é ligado à clínica, como agendamento de pacientes, pagamentos, tratamentos, estoque de equipamentos e quanto custa um implante dentário.

Com o uso do software odontológico, o dentista terá maior controle de tudo que acontece dentro do seu consultório, podendo melhorar as tomadas de decisão.

De acordo com uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a empresa que investe 1% do orçamento em tecnologia terá um retorno de 7% na lucratividade.

O que precisa ter em um software odontológico?

Todo software voltado para clínicas odontológicas deve trabalhar com vários elementos para melhorar o desempenho do negócio.

Esses softwares fazem o trabalho pesado de armazenamento de informações, que são colocadas na ferramenta e ela as mantém com fácil acessibilidade e segurança.

O acesso ao software odontológico pode ser feito em qualquer lugar, bastando apenas um aparelho com conexão à internet, com total proteção.

Além do fácil acesso às informações, um software odontológico precisa ter:

Sistema de clínica odontológica

O sistema de painel de controle dos softwares de gestão odontológica são elementos básicos que todo dentista deve ter.

Com o uso da ferramenta de gestão, o dentista terá em poucos cliques o acesso e controle de informações fiscais e o tipo de paciente atendido. 

Além disso, o dentista consegue todos os detalhes do paciente, como a sua agenda, o acesso a orçamentos e o tipo de tratamento a ser feito.

Dessa forma, será possível saber tudo sobre o paciente antes de realizar os seus serviços, até mesmo se ele é avulso, ou oriundo de um convênio odontológico.

E com o total acesso às informações dos pacientes, o dentista pode realizar previsões de lucratividade financeira, além de novos investimentos, como a decoração de consultório odontológico.

Captação de novos pacientes

Outra aplicatividade básica dos softwares odontológicos é a possibilidade de atrair novos pacientes para a sua clínica por meio do marketing para odontologia.

Com o uso das estratégias de marketing digital, o dentista poderá captar novos clientes que estejam próximos ao endereço do seu consultório.

Entre os métodos de marketing digital mais utilizados está o SEO (Search Engine Optimization). SEO é um conjunto de técnicas que ajudam a posicionar um site nas páginas de busca.

Além do SEO, o software oferece também maneiras de se aproximar do cliente, configurando os leads mais próximos e enviar mensagens por e-mail, SMS e redes sociais.

Sistema de parcerias

Uma das aplicações mais importantes em um software de gestão é a possibilidade de parcerias com diferentes empresas fornecedoras.

Todo dentista precisa de equipamentos odontológicos, como cadeira, laser, sonda, extrator e espelho para realizar o tratamento.

Essas parcerias com os fornecedores ajudam o dentista a encontrar empresas que oferecem equipamentos e remédios com um custo acessível.

Isso é importante porque, além de ter acesso a produtos mais baratos, o dentista poderá comparar e escolher a melhor empresa para comprar os equipamentos.

Invista em softwares de gestão odontológica

A gestão odontológica é uma atividade fundamental em qualquer consultório, pois é algo que ajuda o dentista a ter mais controle do negócio.

Para ajudar os dentistas nesse objetivo, os softwares de gestão tornam a administração fácil e ágil do consultório, pois todas as informações podem ser acessadas no mesmo lugar.

Com o uso de softwares de odontologia, o dentista poderá também saber todas as informações do paciente no mesmo programa, podendo ser acessados em qualquer lugar.

Assim, o dentista terá todo o controle do seu consultório odontológico, otimizando o seu tempo para se dedicar aos serviços de dentista.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Growth Hacker do Consulta Ideal

Veja também

Leave a Comment