4 soluções que o seu escritório de advocacia precisa conhecer

Otimizar as tarefas de um escritório de advocacia para melhorar a produtividade pode parecer difícil para muitos, especialmente para aqueles que estão começando agora, não é mesmo?

Geralmente, a rotina em um escritório engloba, por exemplo:

  •         Captação e atendimento de clientes;
  •         Práticas de gestão;
  •         Planejamentos (diários, semanais ou mensais).

Melhorando as práticas de gestão e utilizando a tecnologia a seu favor é possível otimizar os outros dois pontos e aumentar a produtividade, contribuindo assim para a consolidação do nome do escritório nessa área de atuação.

E então, quer saber como melhorar a produtividade do seu escritório? Acompanhe as soluções que selecionamos para você!

 

Utilize a tecnologia a seu favor

 

A tecnologia está sendo cada vez mais aplicada na inovação de diferentes segmentos, inclusive o jurídico. Por meio de softwares e ferramentas adequadas é possível acompanhar processos, encontrar correspondentes jurídicos, produzir documentos jurídicos, entre outros.

Abaixo, confira algumas soluções que podem ser úteis para o seu escritório!

 

1. ELI

 

O ELI (Inteligência Legal Melhorada) é um assistente jurídico de alta competência que auxilia o aumento da produtividade e a melhora nos resultados por meio da otimização de processos.

Esse assistente é capaz de realizar diversas tarefas, como:

  •       Produção de documentos de forma automática (ELI Docs);
  •       Cálculos da restituição do ICMS da conta de energia e acompanhamento das ações (ELI ICMS Energia);
  •       Automatização de cálculos e petições iniciais de suas ações trabalhistas (ELI Trabalhista).

 

2. LEGALNOTE

 

Com o LEGALNOTE é possível acompanhar os seus processos diretamente de dispositivos móveis, como celulares, tablets e notebooks. É como carregar seu escritório com você.

Essa ferramenta oferece otimização do tempo e eficiência, já que por meio dela conseguimos acessar as informações referentes aos processos dos clientes de forma simples: ao digitar o número do processo, é possível criar um cadastro completo com informações de tribunais e diários oficiais.

Com ela, você poderá também:

  •         automatizar diversas tarefas e reduzir custos;
  •         reduzir erros e aumentar a produtividade;
  •         adicionar arquivos e compartilhá-los com a equipe ou com os clientes;
  •         garantir a segurança das informações.

 

3. DILIGEIRO

 

O DILIGEIRO veio para simplificar a contratação de correspondentes jurídicos. Como? Confira:

  •         é possível notificar os correspondentes mais próximos do local de demanda a fim de que se candidatem para cumprir sua diligência, gerando economia de tempo;
  •         por meio do chat interno você consegue trocar mensagens, a qualquer momento, com o correspondente contratado;
  •         é possível acompanhar cada passo de sua demanda e manter o controle de qualquer lugar.

 

4. Software jurídico

 

Outra solução recomendada é o SAJ ADV, um software jurídico eficiente de gestão integrada desenvolvido para escritórios de advocacia. Confira o que é possível fazer por meio dele:

  •         gerenciar atividades jurídicas e administrativas;
  •         gerenciar pagamentos e recebimentos;
  •         gerenciar permissões de acesso;
  •         acompanhar atendimentos e processos;
  •         capturar processos pelo número da OAB;
  •         acessar o sistema a qualquer hora e com qualquer dispositivo;
  •         se integrar com tribunais de todo o Brasil.

Além do que já foi mencionado, por meio desse software jurídico completo conseguimos também a comunicação com os apps do Office 365, como o Word, Excel e Powerpoint.

 

Melhore a comunicação interna entre advogados, estagiários e outros colaboradores

 

Uma comunicação falha resulta em uma produtividade falha. Para que todos os processos possam, de fato, ser organizados, é preciso que todos os membros da equipe colaborem uns com os outros. Prezar a comunicação interna contribui inclusive para a melhoria da cultura organizacional do escritório e para o seu crescimento.

Outro resultado de uma comunicação clara e eficiente entre advogados, estagiários e outros colaboradores, além do aumento da produtividade, é o melhor atendimento ao cliente — para esse caso, porém, é necessário também capacitar e treinar a equipe, ok?

Além disso, sempre valorize o trabalho de estagiários. Lembre-se sempre de que eles serão futuros profissionais da área e não devem ser menosprezados exercendo atividades que não se relacionam com serviços de apoio jurídico.

 

Invista na relação com o cliente

 

O cliente deve ser valorizado em todas as etapas de atendimento, inclusive após o processo.

Aposte em profissionais capacitados para entrar em contato com os clientes e oferecer os serviços da empresa — o primeiro contato é crucial para a imagem do escritório. É imprescindível também dar a importância merecida ao caso durante o processo, sem demonstrar uma postura amadora ou irresponsável, pois muitos clientes desejam acompanhá-lo.

Da mesma forma, é necessário reconhecer a importância da fase pós-processo, já que ela pode garantir a fidelização do cliente e o progresso do escritório por meio de feedbacks valiosos.

Enfim, abordamos aqui algumas soluções para melhorar a produtividade do seu escritório. Percebemos que a tecnologia está contribuindo com inovações no segmento jurídico e tornando possível a otimização de processos e o aumento da produtividade por meio de diferentes ferramentas e softwares.

E então, gostou do artigo? O que acha de experimentar o melhor software jurídico do mercado? Conte com a solução elaborada pela SAJ ADV e observe o aumento significativo da produtividade em seu escritório! Ainda não conhece? Então experimente gratuitamente.

Postagens relacionadas

Veja também

Leave a Comment