Otimizar as tarefas de um escritório de advocacia para melhorar a produtividade pode parecer difícil para muitos, especialmente para aqueles que estão começando agora, não é mesmo?
Geralmente, a rotina em um escritório engloba, por exemplo:
- Captação e atendimento de clientes;
- Práticas de gestão;
- Planejamentos (diários, semanais ou mensais).
Melhorando as práticas de gestão e utilizando a tecnologia a seu favor é possível otimizar os outros dois pontos e aumentar a produtividade, contribuindo assim para a consolidação do nome do escritório nessa área de atuação.
E então, quer saber como melhorar a produtividade do seu escritório? Acompanhe as soluções que selecionamos para você!
Utilize a tecnologia a seu favor
A tecnologia está sendo cada vez mais aplicada na inovação de diferentes segmentos, inclusive o jurídico. Por meio de softwares e ferramentas adequadas é possível acompanhar processos, encontrar correspondentes jurídicos, produzir documentos jurídicos, entre outros.
Abaixo, confira algumas soluções que podem ser úteis para o seu escritório!
1. ELI
O ELI (Inteligência Legal Melhorada) é um assistente jurídico de alta competência que auxilia o aumento da produtividade e a melhora nos resultados por meio da otimização de processos.
Esse assistente é capaz de realizar diversas tarefas, como:
- Produção de documentos de forma automática (ELI Docs);
- Cálculos da restituição do ICMS da conta de energia e acompanhamento das ações (ELI ICMS Energia);
- Automatização de cálculos e petições iniciais de suas ações trabalhistas (ELI Trabalhista).
2. LEGALNOTE
Com o LEGALNOTE é possível acompanhar os seus processos diretamente de dispositivos móveis, como celulares, tablets e notebooks. É como carregar seu escritório com você.
Essa ferramenta oferece otimização do tempo e eficiência, já que por meio dela conseguimos acessar as informações referentes aos processos dos clientes de forma simples: ao digitar o número do processo, é possível criar um cadastro completo com informações de tribunais e diários oficiais.
Com ela, você poderá também:
- automatizar diversas tarefas e reduzir custos;
- reduzir erros e aumentar a produtividade;
- adicionar arquivos e compartilhá-los com a equipe ou com os clientes;
- garantir a segurança das informações.
3. DILIGEIRO
O DILIGEIRO veio para simplificar a contratação de correspondentes jurídicos. Como? Confira:
- é possível notificar os correspondentes mais próximos do local de demanda a fim de que se candidatem para cumprir sua diligência, gerando economia de tempo;
- por meio do chat interno você consegue trocar mensagens, a qualquer momento, com o correspondente contratado;
- é possível acompanhar cada passo de sua demanda e manter o controle de qualquer lugar.
4. Software jurídico
Outra solução recomendada é o SAJ ADV, um software jurídico eficiente de gestão integrada desenvolvido para escritórios de advocacia. Confira o que é possível fazer por meio dele:
- gerenciar atividades jurídicas e administrativas;
- gerenciar pagamentos e recebimentos;
- gerenciar permissões de acesso;
- acompanhar atendimentos e processos;
- capturar processos pelo número da OAB;
- acessar o sistema a qualquer hora e com qualquer dispositivo;
- se integrar com tribunais de todo o Brasil.
Além do que já foi mencionado, por meio desse software jurídico completo conseguimos também a comunicação com os apps do Office 365, como o Word, Excel e Powerpoint.
Melhore a comunicação interna entre advogados, estagiários e outros colaboradores
Uma comunicação falha resulta em uma produtividade falha. Para que todos os processos possam, de fato, ser organizados, é preciso que todos os membros da equipe colaborem uns com os outros. Prezar a comunicação interna contribui inclusive para a melhoria da cultura organizacional do escritório e para o seu crescimento.
Outro resultado de uma comunicação clara e eficiente entre advogados, estagiários e outros colaboradores, além do aumento da produtividade, é o melhor atendimento ao cliente — para esse caso, porém, é necessário também capacitar e treinar a equipe, ok?
Além disso, sempre valorize o trabalho de estagiários. Lembre-se sempre de que eles serão futuros profissionais da área e não devem ser menosprezados exercendo atividades que não se relacionam com serviços de apoio jurídico.
Invista na relação com o cliente
O cliente deve ser valorizado em todas as etapas de atendimento, inclusive após o processo.
Aposte em profissionais capacitados para entrar em contato com os clientes e oferecer os serviços da empresa — o primeiro contato é crucial para a imagem do escritório. É imprescindível também dar a importância merecida ao caso durante o processo, sem demonstrar uma postura amadora ou irresponsável, pois muitos clientes desejam acompanhá-lo.
Da mesma forma, é necessário reconhecer a importância da fase pós-processo, já que ela pode garantir a fidelização do cliente e o progresso do escritório por meio de feedbacks valiosos.
Enfim, abordamos aqui algumas soluções para melhorar a produtividade do seu escritório. Percebemos que a tecnologia está contribuindo com inovações no segmento jurídico e tornando possível a otimização de processos e o aumento da produtividade por meio de diferentes ferramentas e softwares.
E então, gostou do artigo? O que acha de experimentar o melhor software jurídico do mercado? Conte com a solução elaborada pela SAJ ADV e observe o aumento significativo da produtividade em seu escritório! Ainda não conhece? Então experimente gratuitamente.