Sua startup está preparada para a nuvem?

Sua startup é realmente ágil?

 

A sua startup está na nuvem, tem tudo que precisa para crescer no mercado, mas você ainda não ouviu falar de alguns conceitos como integração contínua, controle de versão, Git Workflow e continuous delivery. Você está na nuvem mas sua infraestrutura usa Amazon ou Heroku mas não usa as ferramentas que ele oferece.

 

Estes conceitos estão inteiramente ligado aos processos ágeis de desenvolvimento de software. Se sua startup na nuvem ainda não adota, ela realmente tem uma peça faltando no quebra cabeça para escalar de forma sustentável e eficiente, com o máximo proveito do processo de entrega contínua das necessidades que seu sistema precisa.

 

Com sua startup na nuvem, também vem a necessidade de “orquestrar” como seu projeto irá ser configurado e o segredo depois é na automatização dos processos, sem que ele se torne seu escravo.

 

Por isso, vamos falar aqui de alguns conceitos importantes que são aliados dos serviços na nuvem para o desenvolvimento do seu projeto e que ele possa escalar entre uma equipe interna e até em equipes remotas distribuídas.

 

Controle de versão

 

O controle de versão é essencial para gerenciar sua base de código e no lançamento do seu projeto em diferentes ambientes da sua startup na nuvem. Também é essencial para o trabalho em equipe e para não ter que se preocupar com integrações de código que seguem diferentes caminhos. É o básico quando queremos considerar a qualidade e a manutenção saudável do seu sistema, e ainda ter estabilidade e segurança. Isto porque controles de versão como o Git possui uma estrutura para o controle de usuários e permissões.

Esquema de funcionamento dos controles de versão

Fonte: Devmedia

Git workflow

 

A evolução do controle de versão chega inevitavelmente no Git Workflow. Com o tempo, um processo de trabalho foi construído em cima das melhores práticas do controle de um repositório de código. Este processo que chamamos de Git Workflow, tem práticas que ajudam no controle do código, das versões e como cada integrante da equipe irá trabalhar com o restante do time.

 

Exemplo de Git workflow

 

Um repositório central irá conter todas as contribuições da equipe e o Git Workflow é um conjunto de práticas que ajuda na manutenção desta base central
Fonte: Atlassian

 

Também estabelece o modelo de contribuição para equipes externas. Se quiser saber mais, veja um artigo que mostra na prática como usar o Git Workflow para trabalho de times remotos.

 

Integração contínua

 

Também juntamente com o controle de versão, vem o conceito de integração contínua. Um repositório não precisa necessariamente estar isolado, e este conceito ajuda na gestão do código do sistema de forma que estimule interações recorrentes. Quando um integrante realizar uma modificação na base de código, ele deve ser integrado em um continuous integration system.

 

Cada versão modificada localmente então vai para a nuvem e passa por um processo de integração, onde o código é integrado com os diferentes membros da equipe. Para garantir que esta integração foi bem sucedida, precisamos que o projeto passe por diferentes testes automatizados, que garante que não teremos problema quando o código ir para algum ambiente. A integração contínua, juntamente com um ambiente de testes, permite que seja lançada uma versão para avaliação depois que os códigos entre diferentes partes foram integrados.

 

Continuous delivery

 

O Continuous delivery está totalmente relacionado com todas as questões acima, pois com integração contínua e um processo de trabalho estabilizado para contribuir com a base de código do sistema, a entrega de novas funcionalidades e ajuste de bugs acontece a cada envio de código por um membro da equipe, tornando mais ágil a entrega do que é necessário para o sistema como foi planejado, e realizando entregas contínuas, o risco do projeto sofrer regressão e apresentar bugs diminui consideravelmente.

Em resumo:

continuos integration

Conclusão

 

Vimos aqui alguns conceitos necessários para escalar sua startup na nuvem e usar todo o poder de integração. Todos os serviços de gerenciamento de código e documento na nuvem vem com ferramentas mais ou menos acessíveis para implementar estas integrações, que irá ajudar a ter um controle do sistema de forma mais ágil e flexível.

 

Autor:

Alexandre Magno

 

Veja também

Leave a Comment