Como editar vídeos para os Stories do Instagram

editar-videos-do-instagram

Se você tem algum tipo de campanha de marketing em redes sociais, precisa aprender como editar vídeos para os Stories do Instagram.

Afinal, os Stories estão entre as principais ferramentas da rede social. Já são mais de 500 milhões de usuários nos Stories no mundo todo, com um grau de penetração bem grande entre os seus seguidores.

Como o consumo dos Stories é bem mais fácil e leve do que pelos posts normais no feed, ele é mais eficaz para alcançar o seu público. Além disso, ele é muito útil para anúncios e chegar a mais gente.

Portanto, se você quer usar essa ferramenta corretamente, é importante aprender como editar vídeos para os Stories do Instagram.

Quer saber como? Então siga a leitura abaixo!

Entenda quais são os melhores formatos para o Stories

O primeiro passo a entender ao aprender como editar vídeos para os Stories do Instagram é que existem formatos específicos para essa ferramenta interna da rede social.

Aliás, essa é uma preocupação constante quando vamos aprender como editar vídeos para redes sociais. No Stories do Instagram, existe apenas um formato de vídeo aceite: é o 9:16, conhecido como “vertical”. A resolução deve ser em 1080×1920.

No entanto, para vídeos na timeline ou no IGTV, é possível utilizar outros formatos. São eles:

– Paisagem: proporção 16:9 e resolução 1920×1080;
– Quadrado: proporção 1:1 e resolução 1080×1080;
– Retrato: proporção 4:5 e resolução 1080×1350.

Portanto, mesmo que você tenha um material em vídeo que vai para o seu feed ou vai para o seu IGTV, é necessário adaptá-lo para usar nos Stories, uma vez que os formatos e resoluções não são as mesmas.

Além disso, lembre-se de que no Stories, um vídeo pode durar até 15 segundos, enquanto no feed ele pode durar de 3 segundos até 1 minuto. Já no IGTV ele pode ser de até 1 hora quando carregado pelo computador.

Essas características (consumo vertical, bem ágil) é o que faz do Stories uma excelente maneira de atingir o seu público no Instagram.

Saiba como editar vídeos para os Stories do Instagram de forma estratégica

Agora que você já entende os formatos para poder trabalhar com vídeos no Instagram (e mais especificamente no Stories), é hora de compreender a função do seu material audiovisual.

Sim: para a sua estratégia nos Stories ser eficaz, é preciso ter uma função específica para cada conteúdo.

Normalmente, nós dividimos uma estratégia de conteúdo em vídeo nos Stories em 3 etapas. São elas:

– Atração (que pode ser orgânica ou paga);
– Nutrição;
– Conversão (pode ser orgânico ou pago).

Por isso, você terá de investir na produção de Stories que satisfaçam esses três pontos com o seu público.

Um Stories de atração é aquele cujo objetivo é trazer mais seguidores para o seu perfil.

Quando ele é orgânico, significa que você fez um conteúdo bom o suficiente para outras pessoas compartilharem o Stories e ele gera tanto engajamento que acaba parando no Explorar de muitas pessoas.

Já o conteúdo pago nessa fase é aquele que você produz para impulsionar via anúncios e chegar a mais pessoas, convencendo-as a seguir o seu perfil.

O conteúdo de nutrição é o mais comum nos Stories do Instagram. Ele serve para manter a audiência dos seguidores com você, educar o mercado e fidelizá-lo.

Já o conteúdo de conversão, que também pode ser patrocinado ou orgânico, tem como objetivo direcionar o público para algum ponto de conversão (site externo, mensagens do Instagram, etc.) onde os seguidores deverão fazer uma ação como comprar um produto, assinar alguma coisa e por aí vai.

Cada fase dessa estratégia complexa pede por um tipo de conteúdo. Portanto, ao saber como editar vídeos para os Stories do Instagram é preciso ter em mente que função aquele conteúdo executará, se é orgânico ou não, para poder otimizá-lo.

Use aplicativos ou programas indicados para isso

Se você pretende editar vídeos para os Stories do Instagram, precisa usar as ferramentas certas para isso.

O ideal é usar softwares profissionais, como o Adobe Premiere ou o Sony Vegas, que oferecem ferramentas incríveis para tornar o seu conteúdo o mais profissional e agradável possível.

No entanto, é fato que nem todo mundo tem a verba para isso no orçamento de marketing ou o conhecimento para operar esses programas.

Nesse caso, existem alguns aplicativos gratuitos que podem ajudar bastante na edição de vídeos para os Stories. Confira alguns:

– Movie Maker Online;
– ClipChamp;
– Hippo Video.

Além deles, existem aplicativos no Google Play ou na App Store que permitem também editar os vídeos sem marca d’água ou limitação de recursos.

Normalmente eles são bem intuitivos, embora permitam fazer menos coisas que os programas profissionais. No entanto, é o suficiente para uma edição simples para os Stories.

E aí, aprendeu como editar vídeos para os Stories do Instagram? Agora é só colocar a mão na massa na parte criativa do assunto e obter os melhores resultados possíveis na rede social!

Veja também

Leave a Comment