AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Supermercado online: conheça esta tendência que cresce em época de pandemia

Supermercado online: conheça esta tendência que cresce em época de pandemia

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, muitas áreas da economia brasileira registraram quedas enormes no faturamento. No entanto, tem uma que registrou crescimento: o supermercado online.

Ao contrário dos setores de vestuário ou de restaurantes, que tiveram menos vendas nas lojas nas últimas semanas, os supermercados registraram muito mais pedidos nos últimos tempos, com as pessoas se preparando para uma longa quarentena.

No entanto, como funciona um supermercado online? É seguro comprar por meio dele? Como pedir delivery no supermercado? É o que vamos descobrir no artigo de hoje!

O que é supermercado online?

O que convencionou-se chamar de supermercado online é, na verdade, uma plataforma digital em que se permite ao consumidor fazer pedidos de alimentos e outros itens essenciais para a sua casa pela Internet.

Portanto, a própria natureza desse tipo de sistema permite que os mercados online sejam uma grande alternativa para os consumidores durante uma quarentena, uma vez que eles não precisam sair de casa para repor os seus estoques de comida.

O funcionamento de um sistema de supermercado online é bem simples de entender. Existem três grandes elementos a se levar em conta nesse sistema.

O primeiro deles é a interface. Ela é o mecanismo pelo qual o consumidor emite o seu pedido para o supermercado.

A interface de um mercado online pode ser um aplicativo próprio, desenvolvido pela empresa, um site na Internet ou um aplicativo como o Rappi ou o iFood, que trabalham com mercados cadastrados.

Na interface, o consumidor vai selecionar todos os produtos que deseja comprar com base no que o supermercado tem a oferecer. Além de ter uma disposição fácil e intuitiva dos produtos, a interface precisa de um sistema de pagamento confiável, seguro e fácil de usar.

Depois do pedido feito, a lista de produtos que o cliente quer vai para o segundo elemento do sistema: o servidor.

Trata-se de um computador que armazena todos os pedidos recebidos por todos os clientes e os organiza em ordem para que os empacotadores do mercado possam preparar cada pedido.

Por fim, entra em ação a última parte do sistema: a entrega. Ela pode ser feita por uma equipe própria do mercado, um time contratado para o serviço ou pelos entregadores autônomos dos aplicativos de delivery.

Quais são as vantagens e desvantagens do supermercado online?

Se você não conhece bem os aplicativos de mercado online e não sabe se deve ou não confiar neles, é importante conhecer todas as vantagens e desvantagens desse tipo de sistema.

Confira abaixo 4 vantagens dele!

1. Compra sem sair de casa

A grande vantagem de um supermercado online durante a pandemia do novo coronavírus é que o sistema permite que você abasteça o seu lar com praticamente todos os itens que precisa sem sair de casa.

2. Fácil e prático de usar

Dependendo da interface usada para comprar pela Internet, usar um supermercado online pode ser muito fácil e prático. É bem melhor do que perder 1 hora andando pelos corredores do mercado.

3. Pagamento seguro

As interfaces de pedidos online do supermercado são cada vez mais modernas, usando criptografia de ponta para proteger os seus dados e garantir a segurança do pagamento.

4. Comodidade para receber os produtos

Depois de fazer o pedido, é muito cômodo esperar para recebê-los em casa. Além disso, em épocas que não são do coronavírus, o atendente pode levar os produtos para dentro do seu lar, o que é muito conveniente para quem é idoso e não consegue carregar muito peso.

No entanto, nem tudo são flores nesse sistema do supermercado online. Veja abaixo algumas desvantagens de usá-lo!

1. Não dá para escolher frutas e verduras

Um dos prejuízos do supermercado online é que você não pode escolher as frutas ou legumes que compra. Isso significa que pode acabar com peças que não são ideais para você.

2. Nem todos os produtos estão disponíveis

Além disso, nem todos os produtos do supermercado estão disponíveis para compra no aplicativo. Isso limita um pouco as opções para quem está comprando.

Por exemplo, poucos aplicativos permitem que você compre queijo ou presunto fora das embalagens fechadas que alguns fabricantes enviam. Já se você for ao mercado, terá essa flexibilidade.

3. Prazo de entrega pode ser maior que o ideal

Por fim, em tempos de coronavírus, muita gente está fazendo compras pelos supermercados online. Por causa disso, não há capacidade para fazer todas as entregas no mesmo dia ou até na mesma semana, em alguns casos.

Por isso, pode ser que você tenha de esperar alguns dias para poder receber os seus produtos. Caso precise deles com urgência, o mercado online pode não ser muito útil.

E aí, aprendeu mais sobre o supermercado online? Agora você já pode usar essa tendência para poder reabastecer o seu lar.

Você pretende fazer uma compra em breve em um desses aplicativos? Se sim, deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *